12 de dez. de 2010

La Défense








Grande centro empresarial com 80 hectares na periferia oeste de Paris, é um dos maiores conjuntos de escritórios da Europa. Sua arquitetura futurista contrasta com o resto da cidade.

Seu nome vem do monumento La Defense (ao lado) inaugurado em 1883, em homenagem aos soldados franceses que lutaram na Guerra franco-prussiana em 1870.

Foi lançado nos anos 60 para abrigar a sede de grandes empresas. É um bairro de negócios, mas também de arte contemporânea. Suas praças são museus ao ar livre, com muitas estátuas, fontes, galerias e esculturas.

São mais de 70 obras de arte de todos os gêneros...














As obras mais famosas são: le Calder de La Défense, Personnages de Miro, Le Pouce de César, La Cheminée Moretti par Moretti, La Fontaine de Agam,.... 

La Défense é um verdadeiro museu de arte contemporânea gratuito ao ar livre.









Em 14 de julho de 1989 foi inaugurado o Grande Arco (La Grande Arche). É um imenso cubo oco de mármore branco (a catedral Notre Dame caberia dentro dele), com 112 m de altura. Símbolo da paz, fraternidade e defesa dos direitos do homem.



Do seu terraço tem-se uma linda vista de Paris. O horário de funcionamento é: de abril a agosto, das 10 as 19 horas. De setembro a março é das 10 as 19 horas. 

A entrada custa 10 euros e às terças-feiras custa 5 euros. Gratuito no dia do seu aniversário.  Metrô: Grande Arche La Defense.



La gallerie Defacto - Museu de 400m² aberto em setembro de 2008 em homenagem ao artista Raymon Moretti, é um espaço de exposição temporária de diferentes estilos de arte. Entrada gratuita. Aberto de segunda-feira a sexta-feira das 12h as 17h. Metrô: Esplanade de La Défense, saídas 1 et 11. 




L’Eglise Notre Dame de Pentecôte - Igreja Católica inaugurada em 7 de janeiro de 2001. Aberta de segunda-feira a sexta-feira, de 8h à 18h30 e aos sábados de 14h as 18h. 1, place de La Défense, parvis de La Défense



As vinhas "Clos de Chantecoq"


Situam-se sob a Esplanade de La Défense, 700 pés divididos em 1.000m². Foi inaugurada em maio de 2007. As primeiras colheitas deste Pinot noir e chardonnay aconteceram em 2010.




Os jardins de l'Arche

Ficam atrás de La Grande Arche. Com uma superfície de 3,3 hectares, esses jardins são bastante usados para uma refeição ao sol ou para um passeio.







Place de La Defense durante o verão








 Mercados de Natal em La Défense


Cerca de 350 chalés de Natal se instalam sob o Arco de La Défense em uma superficie de mais de 10. 000 m².

Do fim de novembro até o fim de dezembro, o "Marché de Noël" está aberto todos os dias.

Você encontra centenas de presentes vindos dos quatro cantos do mundo, e também produtos regionais: presunto da Corsega, foie gras do sudoeste, queijos dos Alpes, chocolates franceses.... Faça uma pequena pausa para saborear um crêpe e beber um "vin chaud" (vinho quente).




Nova Torre "Signal", estava prevista para 2013...

O arquiteto francês Jean Nouvel foi escolhido para construir um novo arranha-céu no bairro, um edifício de 301 metros de altura, que competirá com a Torre Eiffel pelo domínio do céu parisiense.


A nova torre, (protótipo na foto), estava prevista para ficar pronta em 2013 no coração de La Défense, como parte de um projeto para renovar o bairro. Mas o projeto foi adiado, sem data prevista.


A torre retangular branca, de 140.000 m2, terá escritórios, apartamentos, hotéis, lojas, restaurantes e equipamentos públicos.
Dezessete edifícios serão demolidos na região, e serão substituídos por novos arranha-céus, parques e ciclovias.


Torre Total
Construída em 1985,
187 m de altura

Torre da Societé Generale





Veja também: