19 de fev. de 2012

Coco Chanel

COCO CHANEL


Gabrielle Bonheur Chanel, conhecida como Coco Chanel, nasceu em Saumur ,em 19 de agosto de 1883. foi uma famosa estilista francesa que influenciou a moda mundial. 



Seu pai, Albert Chanel, era feirante e sua mãe, Jeanne Devolle, era costureira. 

Depois da morte da mãe aos 33 anos, de tuberculose, o pai ficou com a responsabilidade de tomar conta das crianças. Gabrielle tinha 12 anos.

Seu pai partiu para tentar carreira na América e deixou Gabrielle e as irmãs em um colégio interno, o Colégio Nossa Senhora da Misericórdia, enquanto os irmãos foram trabalhar numa quinta.

Aos 18 anos aprendeu a costurar, e em 1903 ela trabalhou como costureira em um ateliê de costura, Maison Grampayre. 

Em 1907-1908, ela passou a sonhar com o music hall. Seu apelido deve-se à uma música que cantava com sua irmã, "Quem viu Coco no Trocadero?" ("Qui qu'a vu Coco dans l'Trocadéro?").

Aos vinte anos, em 1903, Coco saiu do colégio e tentou procurar emprego como bailarina, e também fez tentativas no teatro. 

Passou a viver com Etienne Balsan, rico herdeiro de uma grande fábrica de tecidos que fabricava o uniforme do exército. mas o romance só durou alguns meses.


Em 1910, em Paris, Coco conheceu o homem que seria o grande amor da sua vida: Boy Capel, um homem de negócios inglês, milionário, que a ajudou a abrir sua primeira loja de chapéus na capital francesa no 21 Rue Cambon, em Paris, com o nome "CHANEL MODES".

A loja se tornou um sucesso. Com Capel ela passou a frequentar os ambientes mais sofisticados de Paris.

Apesar do amor, ele se casou com uma inglesa, de acordo com os códigos da sua família e da aristocracia inglesa. 

Coco passou por uma insuportável humilhação. Mas, como a sua mãe, aceita tudo em nome do amor. O romance durou 10 anos, até ele morrer em um desastre de carro em 22 de Dezembro de 1919.

"Perdendo Capel, perdia tudo", ela confessou 50 anos mais tarde. Profundamente afetada pela morte do seu amante, para não naufragar na tristeza aos 38 anos, mergulhou no seu trabalho.


No verão de 1913, enquanto o casal residia em Deauville, Boy Capel alugou para ela uma loja entre o casino e o Hotel Normandy. Se chamou GABRIELLE CHANEL. 

Em 1915, em Biarritz, abriu a sua terceira loja e a primeira verdadeira casa de costura. As suas lojas atrairam toda a sociedade elegante. Vendia também roupas para ir à praia e para montar. Nessa época criou as primeiras calças compridas femininas.

Liberando o corpo, abandonando a dimensão, Chanel cria esta silhueta nova que lhe valerá a sua reputação. As mulheres se esforçam para ser magras como Coco. Torna-se uma das primeiras mulheres de cabelos curtos e cria vestuários simples e práticos, cuja estética se inspira em uma vida dinâmica e esportiva, que gosta de brincar com os códigos femininos/masculinos.


31, Rue Cambon
A partir de 1921 em Paris, ao lado da luxuosa Place Vendôme, Coco Chanel anexa em alguns anos os números 27,29 e por último 31 da rua Cambon. Um endereço mítico onde ainda se encontra hoje a famosa casa de costura que leva o seu nome. 

Dispõe das suas próprias fábricas de tecidos na Normandia e se associa com os proprietários da marca Bourjois — os irmãos Wertheimer — para difundir comercialmente os seus perfumes.

No início dos anos 20, ela se apaixonou por Dmitri Pavlovich, um príncipe russo pobre, primo do último tzar da Russia, fugido do seu país. Nessa época, ela conheceu artistas importantes, como Greta Garbo e Picasso.



Além de roupas, desenvolveu perfumes com sua marca. Em 1920 criou o perfume que se tornou mundialmente conhecido, o Chanel número 5. O 5 era o seu número de sorte.

Mais tarde, faz roupas masculinas elegantes para o seu novo amante, o duque Westminster, homem mais o rico da Inglaterra.








Em 1926, criou o famoso "pretinho básico" (cor até então reservada exclusivamente para o luto), que logo se tornou um clássico do guarda-roupa feminino dos anos 1920 e 30.

Em 1939, estava então à frente de uma empresa 4.000 empregados que forneciam 28.000 encomendas por ano.

Com a declaração da Segunda Guerra mundial, ela apresenta uma coleção bleu-blanc-rouge ultra nacionalista e fecha a sua casa de costura. 

Despede todos os empregados, e  consagra-se unicamente à sua atividade no domínio dos perfumes, cuja loja continua aberta. 

Aproveita então a confusão e o anti-semitismo da época, para tentar recuperar a marca de perfume Chanel N.5, pois ela só tem 10% dos direitos da famosa fragrância (propriedade da família judaica, Wertheimer).

Durante a Segunda Guerra, se instalou no sétimo andar do Hotel Ritz, de 1941 até 1944 com Hans Günther von Dincklage (o barão Spatz), antigo agregado da embaixada alemã.

A biografia do jornalista W. Vaughan, afirma que ela foi recrutada como espiã sob o nome de código Westminster (em referência ao seu antigo amante). Ela teria sido enviada em missão na Espanha a partir de 1941. Em Setembro de 1944 Coco Chanel é interrogada pelas Forças francesas, mas logo liberada. 


Depois disso, ela foi morar na Suiça, aonde ficou por 10 anos, residindo ao mesmo tempo, ainda que ocasionalmente, em Paris.

Durante essa época, em Paris, o New Look de Christian Dior faz furor: cintura de vespa e seios ressaltados obtidos pela instalação de um espartilho. 

Ela fica arrasada, todo o seu trabalho de liberação do corpo da mulher é reduzido à nada?

Em 1954, aos 71 anos, aceitou reabrir a sua casa pressionada pelos seus sócios, os irmãos Wertheimer (de quem ela tentou tirar os direitos durante a Guerra) que contam com a sua presença para relançar a venda dos perfumes.


A sua primeira coleção no entanto é mal acolhida, Chanel impõe outra vez seus vestidos, uma silhueta andrógena, com vestuários sóbrios e refinados.

O tailleur tweed, cujo casaco com quatro bolsos – de inspiração militar – é decorado de botões, completado por uma blusa de seda, sapatos bicolores e uma bolsa acolchoada com corrente dourada, que se tornará um clássico.

O seu estilo passa a ser copiado por toda a parte no mundo; veste as atrizes do momento, Romy Schneider, Jeanne Moreau... 

Jackie Kennedy usava um tailleur Chanel rosa no dia do assassinato de John Kennedy.



Suíte de Chanel no Hotel Ritz, Paris
Chanel não tinha apartamento em Paris e não se sentia em casa no pequeno duas peças da sua casa de costura. 

Ela se instalou então em um andar do Hotel Ritz, por razões práticas , pois o hotel está entre a Place Vendôme e a rua Cambon – exatamente ao lado da casa Chanel. Ela dizia "o Hotel Ritz é a minha casa".

Ela viveu no Hotel durante uma quinzena de anos, até falecer em 10 de janeiro de 1971, aos 87 anos, de velhice, na sua suíte do Hotel, em Paris. Ela está enterrada no cemitério du Bois-de Vaux, em Lausanne, na Suiça.


Casa de Chanel na Riviera Francesa

Seu romance com o Duque de Westminster na década de 1920, rendeu a Coco Chanel um terreno de 43.000 m² em Roquebrune-Cap-Martin, na Riviera Francesa, perto de Monte Carlo. Ali, ela construiu uma de suas casas.

Chamada de La Pausa, é uma mansão de 4 andares, 7 suítes e grandes salas, todas rodeadas por maravilhoso jardim e uma vista deslumbrante para as montanhas e para o Mediterrâneo.

Além da construção e dos móveis, a casa vem acompanhada por uma história que vai além do romance com o duque. 

Diz a lenda que ele teria escondido uma esmeralda bruta gigante embaixo de uma das árvores do jardim. A pedra nunca foi encontrada. 

Coco Chanel promoveu muitas festas no local, freqüentadas por famosos, como Pablo Picasso, Igor Stravinsky, Jean Cocteau e Pierre Bonnard. 

Em 1953, a casa foi vendida para o colecionador de arte Emery Reves. Ele e sua esposa continuaram com a fama de La Pausa.

O imóvel foi alugado para Winston Churchill, que isolou-se no local para escrever sua biografia. Churchill também promoveu memoráveis festas, reunindo celebridades como Aristoteles Onassis, Greta Garbo, o príncipe Rainier e a princesa Grace Kelly, entre outros.


Bolsas Boy Chanel, em homenagem a Boy Capel






Veja também: 
Amores Célebres na França
O Que é a Haute-Couture 


Doce França e Paris - Dicas de Viagem
Gares de Paris, RER, Transportes
Mapa Aeroporto Charles de Gaulle e Seus Terminais
Mapa Aeroporto Orly e Seus Terminais

Regiões e Departamentos da França
Paris para os Apaixonados
Paris para Crianças
Sugestões de Hotéis em Paris

As Fontaines de Paris
Os Perfumes Franceses
Fotos Históricas de Paris
Curiosidades, Lendas e Mistérios de Paris
Um Passeio pela Paris Medieval
Paris Antes e Depois
A Exposição Universal de 1889 em Paris
Paris no Cinema
As Portas de Paris

As Margens do Sena
Canal St Martin
Paris à Noite
Reveillon em Paris
14 de Julho em Paris
Maratona de Paris
Nuit Blanche Paris
Parques e Jardins de Paris
Paris Iluminada no Natal
Ano Novo Chines em Paris

La Défense
Passagens Cobertas de Paris
Um Passeio pelo 5eme
Bairro da Bastille
Um passeio pelo 13éme Arrondissement
Les Halles, Chatelet et Beaubourg
Jardin du Luxembourg
Opéra e Madeleine
Chaillot e Trocadero
Tuileries
Tour Eiffel e Invalides
Saint Germain des Prés
Museus de Paris

Cemitérios de Paris
Bouquinistes, Brocantes, Mercados em Paris
Av. des Champs Elysées
Ile St Louis
Quartier Latin
Montmartre
Montparnasse
Marais
Igrejas de Paris
As Mais Belas Catedrais da França
Pontes de Paris
Ile de La Cité

Giverny
A França Imortalizada na Pintura
Grandes Pintores Franceses
Fontainebleau
Rueil Malmaison
Versailles
Deauville

Estações Termais na França
Naturismo e Nudismo na França
Mercados de Natal na França
Festas Populares na França
Páscoa na França
Orient Express
Estações de Esqui na França
Os Hotéis mais Luxuosos da França
Le Tour de France

Vale do Loire
Vendanges
O Rio Loire
O Loire de Bicicleta
Tours
Plages de Debarquement
Saint Malo
Cancale

Mont Saint Michel

Lourdes
Saint Jean Pied de Port
Caminho de Santiago na França
A Cruz de Hendaye
Biarritz
Pau, Aquitaine e País Basco Francês
Bordeaux, Aquitaine
Arcachon e Cap Ferret

Canal du Midi
Strasbourg

La Rochelle
Lyon
Dijon
Culinária Francesa
Receitas
As Patisseries de Paris
Os Pães e as Boulangeries

Queijos

Vinhos
Restaurantes Românticos em Paris
20 Sugestões de Cafés em Paris

Músicas Francesas

Região Provence-Alpes-Cote-d'Azur
Cap Ferrat
Saint Tropez
Cannes
Nice
Marseille

Saintes-Maries-de-la-Mer
Maria Madalena em Sainte Baume
Saudações
Pedindo Informações
Ao Telefone
Fazendo Compras
No Médico
Mais Frases Úteis
Tempo, Hora e Data

Amor e Paquera
No Trabalho
Datas Especiais, Mensagens de Aniversário e Natal
Viagem
Correspondência
Ditados Populares e Expressões em Francês
Conversando e Expressões em Francês
Expressões de Futebol 





Nenhum comentário:

Postar um comentário