13 de abr de 2012

Nostradamus



Michel de Nostradamus nasceu em dezembro de 1503 em Saint Rémy Provence, no departamento Bouches du Rhône, Região Côte d'Azur.






Era uma época agitada pela religião, pela política e pela medicina.

A igreja católica estava no seu período repressivo com a Inquisição.

Os soldados paravam e prendiam as pessoas de acordo com o seu bel prazer.




Nostradamus era de origem judaica, o que o tornava suspeito no entender da Inquisição, que perseguia o judaísmo. A astrologia, a alquimia e a profecia eram proibidas pela Igreja. A sua vida foi constantemente ameaçada e, muitas vezes viajou para fugir das autoridades. 

Saint Rémy Provence
Ele era farmacêutico e depois se tornou médico.

Também praticava a Astrologia.

Se casou em 1531 e teve 2 filhos, mas por volta de 1537, toda a sua família foi dizimada pela peste.

Nessa época, perseguido, ele viajou para a Itália.
 

Se casou novamente em 1547 e teve 6 filhos. A família foi morar em Salon-de-Provence, aonde viveu até a sua morte.


Casa de Nostradamus em St Rémy Provence
Em 1548 e 1549, ele foi novamente para a Itália, aonde conheceu um alquimista que lhe mostrou os benefícios de geléias que curam. 

Em 1552, publicou um Tratado sobre esse tipo de tratamento: Traité sur les fardements et confitures.

Em 1549, publicou Almanaques que fazem falar dele: há previsões de meteorologia, conselhos médicos e de beleza, e as primeiras previsões astrológicas.

Em 1555, publicou as Centurias, onde estão as suas famosas profecias.

A Rainha Catherine de Médicis, apaixonada pelas ciências ocultas, o convidou à corte para fazer o horóscopo das suas crianças. Ela o nomeou Conselheiro do Rei.

Museu Nostradamus


Nostradamus previu a morte acidental do Rei Henri II, em um duelo amigável, durante as comemorações do casamento de sua filha, em Paris, perto da Place des Vosges.

Em 2 de Julho de 1556, Nostradamus morreu de gota, como ele havia predito nas suas profecias.

De acordo com a sua vontade em testamento, ele foi enterrado na vertical, na parede da igreja Cordeliers, em Salon de Provence. Ele não queria que ninguém pisasse nos seus ossos.

Seu túmulo foi violado na Revolução Francesa e seus restos foram transferidos para a Igreja Saint Laurent, na mesma cidade.

A sua última residência em Salon de Provence se tornou um museu.







As Centúrias de Nostradamus


As Centúrias agrupa muitas profecias redigidas em forma de verso. A primeira edição, impressa em Lyon em 1555, contém 353 quadras proféticas. Uma segunda edição em 1558, após a sua morte, continha 942 quadras.

Nostradamus se inspirou em diversos métodos para escreve-la: o oráculo de Djines, o oráculo Delphes, a astrologia Pléiades, as Escrituras sagradas, os cálculos astronômicos e os sonhos proféticos. Os textos foram escritos em uma mistura de frances, de latim, de grego e provençal, num estilo enigmático.




As Profecias Passadas e por vir de Nostradamus

Várias pessoas tentaram decifrar as suas profecias que não são fáceis de compreender. Existem várias interpretações quanto ao seu significado real.

No entanto, acredita-se que algumas das suas profecias foram realizadas: a chegada de Napoleão, Hitler, Franco, as bombas atômicas no Japão, o assassinato dos irmãos Kennedy, as torres Gêmeas....

Um fenômeno catastrófico com mudança climática, deslocação do centro da terra com tornados e maremotos estava previsto para o ano 2000. Hoje alguns "experts" dizem que, tendo em conta as mudanças de calendários, estas catástrofes não eram previstas para o ano 2000, mas sim para 2012 (o que combinaria com as previsões dos Maias).

Nostradamus previu o fim da Terra para 3797, absorvida pelo sol, mas disse que os homens terão tempo de deixa-la para se estabelecer em outros planetas!


Fonte Nostradamus, Salon-de-Provence

Igreja St-Laurent, em Salon-de-Provence, aonde está o seu túmulo


Veja Também












Nenhum comentário:

Postar um comentário