8 de jan. de 2017

As Praças Mais Bonitas de Paris


As Praças de Paris

Paris possúi um grande número de praças, que, além da beleza, são famosas também pela sua história, como por exemplo, as 5 praças reais da cidade: Place des Vosges, Place de la Concorde, Place des Victoires, Place Vendôme e Place Dauphine. À princípio, elas foram criadas em homenagem a um rei, para ser colocada a sua estátua. Eram praças fechadas, como uma sala real ao ar livre. 

Selecionei aqui algumas das praças mais bonitas de Paris....


Place de la Concorde - 8ème - Metrô Concorde

Ao fundo a Igreja de la Madeleine
Maior praça de Paris.  Feita em homenagem ao Rei Louis XV, é uma das praças mais conhecidas e mais bonitas da cidade, com as suas duas imponentes fontes e o obelisco egípcio. Fica no início da Av. des Champs Elysées. Nesse local foram guilhotinados Louis XVI e Maria Antonieta, em 1793


Place des Vosges - 4ème - Metrô Saint Paul


Considerada também uma das praças mais bonitas da cidade, é uma das mais antigas. Sua construção se iniciou em 1605 e foi inaugurada em 1612, para o casamento de Louis XIII com Anna da Áustria. 



Se chamava Place Royale e também foi palco de duelos e torneios.  Encanta pela sua simetria. De um lado, o pavilhão do rei; do outro, da rainha. No centro, a estátua de Louis XIII e quatro fontes. No número 6, o Museu Victor Hugo.


Place Vendôme - 1er - Metrô Tuileries



Uma das praças mais chiques da cidade, com as joalherias mais luxuosas do mundo. Criada em 1686, começa na Rue Saint-Honoré e termina na Rue des Capucines. Fica pertinho do "triangle d'Or" (triângulo de ouro), formado pela Avenue des Champs Elysées, Avenue Montaigne e Avenue George V, com as butiques mais exclusivas do mundo.

No centro, a "Colonne Vendôme", uma coluna de bronze, de mais de 44m de altura, que foi erguida por Napoleão, para comemorar a vitória da batalha de Austerlitz.






Place Charles de Gaulle - 8ème - Metrô Charles de Gaulle Etoile


Praça aonde fica o Arco do Triunfo. Seu nome inicial era Place de l'Étoile. 12 grandes Avenidas partem dessa praça, formando uma estrela (étoile).



Place Dauphine - 1er - Metrô Pont Neuf ou Cité


Na Île de la Cité, em frente à Ponte Neuf, antiga praça real do século XVII. Foi o rei Henri IV que a batizou, em homenagem ao seu filho, o delfim, futuro Louis XIII. 

Das 32 casas da praça original, só restam duas (que levam à Pont Neuf e à estátua de Henri IV). Tem a forma de um triângulo, charmosa, calma, com pequenos restaurantes. 


VAI VIAJAR PARA A EUROPA?
SIMULE AQUI O SEU SEGURO OBRIGATORIO


Place de l'Opéra - 9ème - Metrô Opéra


Atravessada pelo Boulevard des Capucines, que faz parte dos Grandes Boulevards.


Place Contrascarpe - 5ème - Metrô Place Monge


Local de encontro desde o ano 1200, quando foi aberta uma porta (Porte Bordelles), no muro que cercava a cidade (muralha Philippe Auguste). A praça foi criada em 1852.  Animada, cercada de cafés e resturantes. Fica na altura do número 10 da Rue Mouffetard. 


Place du Tertre - 18ème - Metrô Abesses




No coração de Montmartre, fica a 130m de altura. Praça tipicamente parisiense, é um ateliê a céu aberto, com muitos pintores e muitos turistas. Cercada de cafés e restaurantes.


Place de la Madeleine - 8ème - Metrô Madeleine


Construída em 1815, no terreno da antiga igreja de Madeleine. Ela é aberta para os Grandes Boulevards: de la Madeleine, des Capucines, des Italiens, Montmartre...




Square du Vert Galant - 1er - Metrô Pont Neuf



Na pontinha da Île de la Cité, sete metros abaixo do nível da ilha. Em cima, em frente à Pont Neuf, a estátua de Henri IV e uma escada que dá acesso à praça. 



Aqui também fica uma fontaine Wallace. Seu nome é o apelido de Henri IV (Vert Galant). Um passeio muito agradável, dela podemos apreciar uma linda vista, que dá para a Pont des Arts.




Square Jean XXIII - 4ème - Metrô Cité


Antiga Square de l'Archevêché, essa praça fica atrás da Notre Dame, e tem no centro a "Fontaine de la Virge" (Fonte da Virgem). Nos anos 1830 o local era ocupado pelo Palais de l'Archevêché. Concluída em 1848, foi o primeiro jardim público da cidade.




Place de la République - 3ème, 10ème e 11ème - Metrô République 


Fica no local da antiga Porte du Temple, na antiga muralha de Charles V, do século XIV.  No centro tem um monumento com uma grande estátua de Marianne sobre um pedestal de pedra onde estão a liberdade, igualdade e fraternidade.

Reinaugurada em 16 de junho de 2013, depois de 18 meses de obras, atrai parisienses e turistas, principalmente pelo espelho d'água durante os dias de calor. 


Place de la Bastille - 4ème, 11ème e 12ème - Metrô Bastille



Símbolo da Revolução Francesa, muito conhecida pela sua história. Local da antiga prisão que foi destruída na revolução, em 14 de julho de 1789, é até hoje palco de manifestações.A "Colonne de Juillet", coluna que fica no meio da praça, foi inaugurada em 1840. 

Muito animada nas noites do final de semana, pois tem vários cafés, restaurantes e boates. Atrás da coluna, na foto ao lado, a Opéra de la Bastille. 



Place des Abesses - 18ème - Metrô Abesses


Praça em Montmartre, aonde está a famosa entrada de metrô "Art-Noveau", uma fontaine Wallace e o Muro dos je t'aime (foto). Fica entre a Place Pigalle e a Place du Tertre. Veja também: Montmartre





Place des Victoires - 1er e 2ème - Metrô Palais Royal



Inaugurada em março de 1686, em homenagem a Louis XIV, que tem sua estátua em um cavalo no centro da praça (essa estátua é dos anos 1820, pois a primeira foi derrubada pelos revolucionários, em 1792).


Place du Trocadero - 16ème - Metrô Trocadero


Sem dúvida, é a praça com a vista mais bonita da cidade, pois é virada para a Torre Eiffel e para o Palácio Chaillot. Cercada de cafés e restaurantes, tem no centro uma estátua do marechal Foch. Fica na antiga colina de Chaillot, aonde Marie de Médicis tinha uma casa de campo em 1583. Mais em: Chaillot e Trocadero


Place St Sulpice - 6ème - Metrô St Sulpice


Em frente à igreja com o mesmo nome, tem no centro uma grande fonte, a Fontaine des Quatre-Evêques (Fonte dos Quatro Cardeais), construída em 1844. Aqui fica o famoso Café de la Mairie.



Place St Michel - 5ème e 6ème - Metrô St Michel


Criada em 1855. Famosa pela Fontaine (de 1870) com o mesmo nome, aonde tem uma estátua de bronze que mostra St Michel matando um dragão.  É local de encontro de parisienses.
Veja também: Quartier Latin


Place Denfert Rochereau - 14ème - Metrô Denfert-Rochereau



Um dos cruzamentos mais importantes de Paris. Antes se chamava Place d'Enfer (Praça do Inferno). No meio da praça, o Lion de Belfort, de 1871.



Place des Pyramides - 1er - Metrô Tuilleries ou Pyramides


Começa na Rue de Rivoli 192 até a Rue des Pyramides.  Estátua dourada de Joana D'Arc, feita em 1874 e substiuída em 1899.


Place de la Nation - 11ème e 12ème - Metrô Nation


Construida em 1660, se chamava Place du Trône. Recebeu o nome atual em 1880. O lago no centro tem uma estátua (de 1889) de Marianne, que representa a República.


Place de l'Alma - 8ème e 16ème - Metrô Alma Marceau


Famosa pela sua chama da liberdade, réplica da chama da estátua da liberdade, oferecida pelo Herald Tribune em 1989. É a saída do túnel onde a princesa Diana morreu em 31 de agosto de 1997. 


Place de l' Hôtel de Ville - 4ème - Metrô Hotel de Ville


Em frente a Prefeitura da cidade, foi palco de execuções na forca e na fogueira...Hoje é palco de eventos esportivos, de acordo com a estação. Ver: Hotel de Ville de Paris


Place Louis Aragon, 4eme , metrô Pont Marie




Linda pracinha romântica no Quai de Bourbon, na pontinha da Ile Saint Louis. Metro Pont Marie


Place Furstenberg, 6eme, Metro Mabillon



É preciso se perder nas ruelas de Saint-Germain-des-Près para encontrar essa pracinha com um charme atemporal.  Foi construída em 1699. Antes de se tornar um dos ícones românticos de Paris para vários cineastas, foi o lugar onde o pintor Eugène Delacroix escolheu para se instalar. Uma casa-ateliê que podemos visitar, no número 6.




As Fontaines de Paris
Fotos Históricas de Paris
Curiosidades, Lendas e Mistérios de Paris
Um Passeio pela Paris Medieval
Paris Antes e Depois
A Exposição Universal de 1889 em Paris
Paris no Cinema
Amores Célebres na França

As Margens do Sena
Canal St Martin
Paris à Noite

Parques e Jardins de Paris
Paris Iluminada no Natal

La Défense
Passagens Cobertas de Paris
Um Passeio pelo 5eme
Bairro da Bastille
Um passeio pelo 13éme Arrondissement
Les Halles, Chatelet et Beaubourg
Jardin du Luxembourg
Opéra e Madeleine
Chaillot e Trocadero
Tuileries
Tour Eiffel e Invalides
Saint Germain des Prés
Museus de Paris

Cemitérios de Paris
Bouquinistes, Brocantes, Mercados em Paris
Av. des Champs Elysées
Ile St Louis
Quartier Latin
Montmartre
Montparnasse
Marais
Igrejas de Paris
As Mais Belas Catedrais da França
Pontes de Paris
Ile de La Cité

Giverny
Vale do Loire
Plages de Debarquement
Saint Malo
Cancale

Mont Saint Michel
Lourdes
Caminho de Santiago na França
Saint Jean Pied de Port  

Mercados de Natal na França
Páscoa na França

 

4 comentários:

  1. lecyloeschjannuzzi27/12/13

    É um passeio histórico e magnífico!!! Exuberante______ refletindo o poder dos famosos da sua época! Adorei ver e estar no interior
    da Beleza da arte, estilo e elegância dessas praças e do povo parisiense!!! Cada país têm sua peculiaridades___ Singularidades que encantam!!!

    ResponderExcluir
  2. Ana, adorei esse post!
    Ainda tem lugares de Paris que não conheço...
    Esse muro dos jet'aime...até hoje não achei e olhe que eu sempre fico em Montmartre.
    Da próxima não me escapa!
    O ano passado eu fui numa praça na Ile St Louis, com descida para o Sena, um lugar tão lindo...acho que a estação de metrô era Sully...
    Bjs e merci!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wanice!
      Podemos ir mil vezez a Paris e sempre vamos descobrir um cantinho....O muro dos je t'aime fica dentro de uma pracinha pequena, pertinho da estação Abesses. Essa outra praça que vc fala na Ile St Louis é a Square Barye, preciso coloca-la nessa postagem.
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
    2. Anna, você sempre tão gentil! Bjs

      Excluir