8 de dez de 2014

Quartier Odéon, Paris


Um Passeio pelos Quartiers Odéon e de la Monnaie 

Cour du Commerce St Andre
O super charmoso quartier de l'Odéon tem dois lados opostos: a animação das ruas e dos Boulevares, e a calma das ruelas estreitas, que respiram o ar da velha Paris. 



Se você quer encontrar traços do passado, a Passage St André des Arts e a Cour du Commerce St Andre proporcionam um passeio pelo tempo, da Idade Média ao século XVIII.



Na saída do metro Odeon, você vai descobrir a estátua de Danton, que foi erguida no local onde ficava localizada a sua casa durante a revolução.

Bem conhecida dos parisienses, essa estatua é um local de encontro antes de ver um filme em um dos vários cinemas que existem por perto.

A Passage St André des Arts fará com que você vislumbre a antiga casa de Dr Guillotin e também o Le Procope, o restaurante mais antigo e local de encontro dos revolucionários. 

Passage St Andre

O Le Procope (inaugurado em 1686), é um dos endereços mais apreciados de Paris. Fica a dois passos do Théâtre de l’Odéon, do Musée Eugène Delacroix e do Jardin du Luxembourg. Fica bem perto também de vários cinemas.

Era frequentado por personalidades políticas no século XVIII.  É decorado com objetos históricos, como o famoso bicorne (chapéu) de Napoleão, decretos oficiais e móveis da época.




No número 4, a famosa patisserie e casa  de cha Un Dimanche à Paris



Da passagem, você pode entrar na Rue Dauphine, que leva ao hotel des Monnaies (Quai de Conti) que abriga a Monnaie de Paris e o Musée de la Monnaie. 


A partir daqui, você está ao lado da Academia Francesa, cujo edifício foi desenhado usando a fortuna gigantesca de Mazarin. 23, Quai de Conti, em frente à Pot des Arts.


Desça a rue Mazarin e não perca o estacionamento onde você pode ver os restos da muralha de Philippe Auguste, rei do século XII que modernizou Paris pavimentando as suas ruas e construindo uma muralha para a defesa da cidade. 



A Rue Jacob e seus pátios floridos levam até a Abbaye St Germain. Não esqueça a Place Felix Desruelles, pois você verá o Clos St Juliénas, antigo jardim da igreja (aos pés da igreja Saint Germain des Prés). 



Na Square Felix-Desruelles, o pórtico monumental que foi construído para enfeitar a fachada do pavilhão da manufacture de Sèvres, na  Exposição Universal de 1900.

Para beber alguma coisa após esta caminhada, você pode escolher o terraço do Café Deux Magots, descobrir o ambiente animado da Rue des Canettes e da Rue Princess, ou ainda em uma "caverna" de jazz no boulevard St Germain...

Para degustar da boa cozinha a preço de bistrot, a opção é o Le Comptoir du Relais, 9 Carrefour de l'Odéon. 

No quartier de l'Odéon  você pode também visitar o Musée d' Histoire de la médecine, o Musée de la Minéralogie e o Musée du Luxembourg que abriga o Senado.




Théâtre de l'Odéon -  Inaugurado em 1782, o Théâtre de l'Odéon, de estilo néo-classico é um modelo da arquitetura do século "des Lumières". Foi construído sob as ordens de Louis XVI.




Place St Andre des Arts







Paris para os Apaixonados
Mapas Úteis de Paris
Paris para Crianças
Sugestões de Hotéis em Paris



As Fontaines de Paris
Fotos Históricas de Paris
Curiosidades, Lendas e Mistérios de Paris
Um Passeio pela Paris Medieval
Paris Antes e Depois
A Exposição Universal de 1889 em Paris
Paris no Cinema
Amores Célebres na França

As Margens do Sena
Canal St Martin
Paris à Noite
Reveillon em Paris
14 de Julho em Paris
Maratona de Paris
Nuit Blanche Paris
Parques e Jardins de Paris
Paris Iluminada no Natal

Passagens Cobertas de Paris
Um Passeio pelo 5eme
Bairro da Bastille
Um passeio pelo 13éme Arrondissement
Les Halles, Chatelet et Beaubourg
Jardin du Luxembourg
Opéra e Madeleine
Chaillot e Trocadero
Tuileries
Tour Eiffel e Invalides
Saint Germain des Prés
Museus de Paris

Cemitérios de Paris
Bouquinistes, Brocantes, Mercados em Paris
Av. des Champs Elysées
Ile St Louis
Quartier Latin
Montmartre
Montparnasse
Marais
Pontes de Paris
Ile de La Cité

Giverny
Vale do Loire
Plages de Debarquement
Saint Malo
Cancale

Mont Saint Michel
Lourdes
Caminho de Santiago na França
Saint Jean Pied de Port  

Mercados de Natal na França
Páscoa na França





Nenhum comentário:

Postar um comentário