24 de mar. de 2013

Jardins de Le Nôtre


Le Nôtre, o Pai dos Maiores Jardins da França

Jardin des Tuileries
André Le Nôtre (1613-1700), talentoso jardineiro de Louis XIV, arquiteto, paisagista e colecionador de arte, deixou a sua marca nos jardins de vários castelos e Palácios da França, a começar por Versailles.


Versailles

Versailles


Os 400 anos do seu nascimento foram celebrados ao longo do ano de 2013 com várias homenagens, exposições e espetáculos, pelos diversos jardins feitos por ele.  Entre eles:

Jardin des Tuileries, Château de Versailles, Chantilly, Villandry, Ussé, Fontainebleau, Saint Cloud, Saint-Germain-en-Laye, Meudon, Sceaux e Vaux-le-Vicomte......

Chantilly


Versailles: O castelo ofereceu em 2013 várias exposições. Giuseppe Penone, artista convidado, instalou suas esculturas de árvores nos jardins do château, de 11 de junho até 31 de outubro. 






Villandry



O Grand Trianon acolheu de 2 de julho a 29 de setembro de 2013 a coleção de pergaminhos do Museu de História Natural.



Vaux le Vicomte



O ano terminou por "Le Nôtre en Perspective 1613-2013" de 22 outubro de 2013 a 24 de fevereiro de 2014, uma exposição que mostrou novas facetas do famoso jardineiro, como a sua paixão pelas artes e sua modernidade. 


Chateau de Ussé


Louvre também comemorou esse aniversário com as exposições "Promenade André Le Nôtre aux Tuileries" e "La Palette végétale d'André Le Nôtre", de 30 de maio a 30 de setembro de 2013. 


Villandry


Busto de Le Notre, Jardin des Tuileries


Saint-Cloud
Fontainebleau


 
Mais Eventos em 2013:


Chantilly

Exposição "Le Nôtre et les jardins de Chantilly au XVIIe et XVIIIe siècles", sala do Jeu de paume, de 12 de abril a 7  de julho.


Vaux-le-Vicomte

Exposição sobre a obra de Le Nôtre com uma maquete gigante e audiovisual; passeios e reabertura do château pelo aniversário de Le Nôtre.


Avenue des Champs Elysées

Exposição gratuita até 31 de outubro de 2013 nos Jardins des Champs Elysées, das 08:00 as 22:00 hs. 10,Ave. des Champs Elysées. Metro: Champs Elysées-Clemenceau.







Veja Também 

 




Mont Saint Michel












2 comentários:

  1. Anônimo26/3/13

    Prezada Anna, descobrimos hoje o seu blog e estamos adorando cada post que lemos. Parabéns, voltaremos sempre! Alberto e Giovanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alberto e Giovanna,

      Obrigada e sejam bem-vindos!

      Excluir