25 de set de 2014

As Rotas da Lavanda na França


A Lavanda - Um Mergulho em Cores e Perfumes


Feche os olhos e respire! Você está na Provence dos campos de lavanda em flor!

A Rota da Lavanda, é um dos passeios mais bonitos da Provence. Os campos ondulados de lavanda florescem no período de junho a agosto, oferecendo um maravilhoso espetáculo a perder de vista! 

Algumas agências de viagens das cidades da região organizam passeios.  Mas você também pode fazer por conta própria alugando um carro.



As Rotas da Lavanda


Vercors - Diois


Percurso de 220 km. Circuito turistico onde descobrimos o cultivo das plantas aromáticas e medicinais, assim como a lavanda silvestre. Período de floração: meio de junho a meio de julho.


Drôme Provençale - Haut-Vaucluse


Percurso de 130 km. Trufas, vinhos, oliveiras e plantas aromáticas no Drôme Provençale. A leste, lavandin, vinhedos e oliveiras. A oeste, berço da lavanda azul que faz a reputação dos buques de Mévouillon, Laborel, Montbrun les Bains e Ferrassières. Período de floração: meio de junho a fim de julho.



Ventoux - Luberon



Percurso de 200 km. Esse circuito mostra a cor ocre da linda cidade de Roussillon, lavandas e outras plantas aromáticas que podemos admirar do mirante de Sault. Período de floração: início de julho até a metade de agosto.  Fête de la Lavande (Festa da Lavanda): 15 de agosto, na cidade de Sault. Museu da Lavanda: Route de Gordes, 84220, Coustellet.



 Luberon - Lure



Percurso de 115 km. Mais de 1600 espécies de plantas silvestres. Período de floração:início de julho a metade de agosto. Musée Conservatoire Ethnologique de Haute Provence, com seu jardim etno-botânico, mostra a relação entre o homem e seu ambiente vegetal: Prieuré de Salagon - 04300 Mane .




Préalpes Provençales



Percurso de 180 km. A cultura da lavanda dos Alpes é muito apreciada pelos perfumistas. Período de floração: de metade de julho até metade de agosto. Jardin et Ecomusée - composto por: jardin botanique, jardin paysagers, jardin à la française, jardin en terrasse, pomar, coleção de rosas antigas, e ecomuseu agricola.     Domaine de Charance,  05000 Gap. Ecomuseu: Exposição permanente sobre a lavanda. Visita gratuita, 05150, Rosans.  Maison des Plantes: História das plantas aromáticas e medicinais, 26170, Buis les Baronnies.


Haute Provence - Verdon


Percurso de 168 km.  Plateau de Valensole, maior plantação de lavanda, aonde as abelhas escolhem somente as flores azuis, o que dá um gosto especial ao mel de lavanda. Período de floração: Meio de junho a meio de julho. Jardin des Cordeliers: composto de 650 espécies de plantas do patrimônio vegetal da região.  Avenue Paul Martin - 04000, Digne les Bains. Savonnerie de la Tour de Guet: produtos artesanais à base de lavanda.  Route des Gorges du Verdon, 04120, Castellane. 



Musée de la Lavande

276, Route de Gordes, 84220, Cabrières-d'Avignon 





As Rotas

Mapa das Rotas da Lavanda

Mapa da Provence






Veja Também 





Mont Saint Michel









Um comentário:

  1. Ah, as lavandas de Provence + Provença! Que maravilha!
    Quero ir pra lá, como no ano passado! (Porque no ano passado também quis ir, mas não fui...) :-)

    ResponderExcluir