24 de mai. de 2015

Passeio pelo Quartier Montorgueil e Les Halles


Um Mergulho na História de Paris

Montorgueil é um dos bairros mais antigos da cidade, que fica nos 1er e 2eme. 



Um passeio pelo bairro


Église Saint-Eustache


Construída no início do século 16, essa magnífica igreja é uma mistura dos estilos gótico e renascentista. Foi reconstruída em 1844, após um incêndio.


Forum des Halles

Les Halles era um enorme mercado popular que funcionou durante 8 séculos, até se mudar para Rungis em 1969. 

No seu lugar foi construído o Centro comercial inaugurado em 1979. Ele está em obras até 2016.





Rue Montorgueil

créditos foto: Jean Christophe Benoist
Rua para pedestres, é o coração comercial do bairro. Aqui estão algumas lojas dentre as mais antigas de Paris: 

No número 38 está "L'Escargot Montorgueil", que no século 20 era o restaurante preferido de Proust, Dali e Sarah Bernhardt. 

No número 51, está a confeitaria mais antiga da cidade, a Boulangerie-Pâtisserie Stohrer, 



Em frente à patisserie, fica a Rue Mary Stuart, que ficava fora da Paris, e para onde as prostitutas foram "expulsas" por uma lei do rei Saint-Louis, de 1256, que proibia a prostituição na cidade.

Ao atravessar a Rue Etienne Marcel, você está fora da Paris do século 13, que era protegida pela muralha Philippe Auguste. No número 20 dessa rua, você encontra vestígios dessa muralha, na Tour Jean sans Peur.


Na Rue du Caire, entre na Rue Dussoubs. A casa no número 23, foi uma das mais famosas "maison closes" (casa de prostituição) do século 18. Era aí que "trabalhava" a Condessa du Barry, antes de se tornar a amante do rei Louis XV.

Na Rue Dussoubs, no número 8, está a Passage du Grand Cerf, (fechada aos domingos), uma das famosas Passagens Cobertas de Paris.



Place des Innocents

Nessa praça ficava o cemitério des Innocents.  Depois de um afundamento macabro do solo em 1780, ficou decidido que os cemitérios ficariam fora da cidade. Então foram construídos os cemitérios du Père Lachaise, de Montmartre e de Montparnasse. Todos os ossos desse cemitério foram colocados nas Catacombes de Paris.




Rue de la Ferronnerie

Na altura do número 11 dessa rua, se encontra uma placa indicando o local exato que, em 14 de maio de 1610, o rei Henri IV foi assassinado por Ravaillac.







Veja Também












Nenhum comentário:

Postar um comentário