3 de out. de 2009

Pedindo informações - En demandant des informations


Pedir Informações em Francês



Fale sempre je voudrais (eu gostaria) ao invés de je veux (eu quero), pois é uma forma mais cortês, mais bem vista pelos franceses. 

Ao pedir uma informação diga antes: Bonjour monsieur, madame..., peça por favor (s´il vous plaît) e agradeça sempre (Merci)

Por favor, senhor (a), poderia me dizer como chegar à....?
S´il vous plaît, monsieur (madame), pourriez vous me dire comment arriver à....?

É longe?
C´est loin? 

 ´
Continue sempre em frente
Continuez tout droit
´
 


Vire à direita / à esquerda
Tournez à droit / à gauche

Você pode me ajudar?
Pouvez-vous m'aider?

Eu agradeço pela ajuda
Je vous remercie de votre aide

 
Aonde fica o banheiro?
Où sont les toilettes?

À que horas vocês abrem / fecham?
À quelle heure vous ouvrez / fermez?

Que horas são?
Quelle heure est-il? / Il est quelle heure?




Aonde é a entrada / a saída?
Où est l´entrée / la sortie?

Como eu faço para chegar à estação?
Comment je fais pour aller à la gare?


Como se faz para ir à...
Comme on fait pour aller à...

Eu quero um taxi para ir à......
Je voudrais un taxi pour aller à....


Pode me deixar aqui por favor?
Vous pouvez me déposer ici, s´il vous plaît?

Aonde fica a parada de ônibus mais próxima?
Où se trouve l'arrêt de bus la plus proche?

 
Que ônibus eu devo pegar para ir ao centro da cidade?
Quel bus dois-je prendre pour aller au centre ville?


Aonde posso comprar.....
Où puis-je acheter.....

 
Centro da cidade
Centre-ville
´
Como se faz para chegar a....
Comment on fait pour arriver à....
´ 
Quanto tempo leva para chegar ao aeroporto?
Combien de temps cela prends pour arriver à l'aéroport?

Esse metrô vai à Champs Elysées?
Est-ce que ce metro va aux Champs Elysées?
´´





                     SIMULE AQUI O SEU SEGURO VIAGEM



O vôo para Paris está no horário?
Le vol pour Paris est à l'heure?
´
Qual é o portão de embarque?

Quelle est la porte d'embarquement?

´

Por favor, senhor, como se chega à estação?

S'il vous plaît, monsieur, por aller à la gare?
´
A que horas o trem parte?

À quelle heure part le train?
´
O trem parte de qual plataforma?

Le train part de quelle quai?
´
Quando é o próximo ônibus para a estação?
Quand est le prochain bus pour la gare?
´
Por favor, pode me avisar quando chegarmos?
Pourriez vous me faire savoir quand nous y serons, s'il vous plaît
´
No próximo cruzamento - Au prochain carrefour
´
Vá até a segunda à esquerda - Avancez jusqu'à deuxième à gauche´

Empurre - Poussez

Puxe - Tirez



Aprenda Francês Online

&


O Blog Dicas de Francês tem parceria com o curso Frantastique, clique AQUI e ganhe 7 dias gratis!








Veja também:


Conversando e expressões em francês
Gares de Paris, RER, Transportes






18 comentários:

  1. Muito bacana seu trabalho, gostaria de saber se tem algum curso rápido, pois me atrapalho na pronúncia.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Luciana, e mil desculpas, eu não ví a sua postagem. Na internet você encontra alguns sites com exercícios aonde você escuta a pronúncia. Me mande o seu email que eu vou te enviar alguns endereços.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1/6/11

    Bonjour, Anna
    J'adore la France.
    Et le sienn commentarie est trés bón.
    Je suis une étudiente de langue française, il y a quatre mois.
    Vous pouvéz me aider a apprendre plus du le langue française? S'il vous plaît.
    Enchanteé,
    Jane

    ResponderExcluir
  4. Anônimo2/11/11

    adorei essa página, estive recentemente em Paris, Limoge e Lurdes, fiquei encantada, daí senti a necessidade de iniciar logo um curso

    ResponderExcluir
  5. Anônimo22/6/13

    Oi Anna,
    Por favor, poderia me ajudar?
    No site do hotel que irei ficar consta essa informação para chegar do aeroporto para o hotel:
    Do aeroporto Roissy-Charles de Gaulle: apanhe o RER B em direção a Robinson-St-Rémy-lès Chevreuse, mude em Châtelet-Les Halles e apanhe a linha 14 em direcção a St Lazare. Desça no seu término, ou apanhar o autocarro Roissy ao Opéra e caminhada de 5 minutos do hotel.
    Minha dúvida é... quando em diz "mude em Châtelet-Les Halles"... quer dizer que vou trocar de trem , é isso? E depois pegar o metrô linha 14?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Se eu fosse você, preferiria a segunda opção: pegar o Roissybus (em torno de 9,50 euros) até a Opera e andar 5 min até o hotel. O Roissy bus é um onibus confortável e vai direto até a Opera.

      Na primeira opção, vc pega o RER B e na estação Les Halles, troca para o metrô. Com malas a primeira opção é melhor.

      Qualquer duvida, pode escrever para o meu email annafrj@hotmail.com
      Um abraço
      Anna

      Excluir
  6. Ola ana tudo bem.
    Estamos indo para Paris amanha, estamos saindo da Suica para ai, vamos desembarcar no Gare Paris-lyon.
    De la queremos ir para os pontos turisticos como torre eiffel, arco do triunfo, castelo de nostre dame, av. champions l.....
    Quais metros devo pegar para esses locais?
    O nosso hotel fica proximo torre de manteparnesse, qual metro pegar depois?
    Fico no aguardo se possivel ainda hj.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Da Gare de Lyon para o Hotel: na Gare de Lyon, pegar a linha 14 direção Saint-Lazare, até Châtelet (1 estação)
    Na estação Châtelet, pegar a linha 4 direção Porte d'Orleans, Mairie de Montrouge, até Montparnasse - Bienvenüe (7 estações)

    Do hotel para o Arco do Triunfo e Av, Champs Elysées: Pegar a linha 6 direção Charles de Gaulle Étoile até o fim, na estação Charles de Gaulle Étoile (11 estações)

    Do hotel para a Ile de la Cité (Notre-Dame): Pegar a linha 4 direção Porte de Clignancourt e saltar na estação Cité (6 estações)

    Do Hotel para a Torre Eiffel: Pegar a linha 6 direção Charles de Gaulle Étoile e saltar na estação Bir-Hakein Grenelle (6 estações)

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Darci Durante6/6/14

    Ola Anna,gostei muito do seu blog.Gostaria de saber se na Gare Paris Monteparnasse 1 ET 2 exite um serviço de
    van para fazer o translado até o Hotel F1Paris Porte de Chatillon,endereço Ave de la porte de Chatillon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Darci,
      Obrigada!
      Da Gare Montparnasse você pode pegar um taxi (mais ou menos 20 euros) ou pegar a linha 4 do metro no subsolo da Gare, estação (Montparnasse-Bienvenue), direção Mairie de Montrouge, e saltar na estação Porte d'Orleans (6 estações). Essa estação fica a 10 min. a pé do seu hotel.
      Um abraço!

      Excluir
  9. Olá Anna. Vou a Paris em junho e gostaria de saber quanto custa em média um táxi do Charles de Gaulle até a rue de Clichy e o tempo ..ou seja, quantos minutos de trajeto. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      São quase 29 km e o preço é mais ou menos 50 euros, dependendo de como está o trânsito. Se tudo estiver livre, vc chega em 30 minutos.
      Um abraço,
      Anna

      Excluir
  10. Parabens Anna, amei seu blog.
    Vivo en France desde 2009, quase não tive dificuldade para me locomover pela cidade, e tudo muito bem explicadinho. Em 2 meses, ajudava pessoas perdidas nas gares...principalmente em Montparnasse, aquilo la é uma cidade, como costumo dizer..rss
    Merci par le blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Janice, obrigada palo seu comentario!
      Bisous,
      Anna

      Excluir
  11. Oi ana vc pode me indicar um site gratuito para ouvir eu tenho dificuldade na pronúncia. E mail cacildao@usp.br, obrigada.

    ResponderExcluir