Os Queijos da França
Na mesa dos franceses o queijo ocupa lugar de honra. Não importa a refeição. Depois dela e antes da sobremesa, é servido o plateau de fromages.
Das centenas de variedades, mais de 500 tipos de queijos são registrados e possuem classificação.
A AOC (Appellation d´Origine Contrôlée) certifica o tipo de leite usado (vaca, cabra, ovelha), métodos de produção e tempo de cura (affinage).
Imagina-se frequentemente o francês comendo uma fatia de Camembert sobre um pedaço de baguette,e, é claro, acompanhado de um copo de vinho tinto.
A AOC (Appellation d´Origine Contrôlée) certifica o tipo de leite usado (vaca, cabra, ovelha), métodos de produção e tempo de cura (affinage).
Imagina-se frequentemente o francês comendo uma fatia de Camembert sobre um pedaço de baguette,e, é claro, acompanhado de um copo de vinho tinto.
No entanto, o Camembert não é mais o queijo preferido dos franceses, segundo o jornal Le Figaro. O emmental subiu ao podium consagrado aos queijos mais consumidos. O Camembert está na segunda posição, e em terceiro, o queijo Brie de Coulommiers.
São quase 24 quilos de queijo por pessoa consumidos por ano, o que coloca a França em primeiro lugar dos países da Europa consumidores de queijo.
Os queijos são classificados de acordo com o tipo de leite (de vaca, de ovelha, de cabra e de búfala), a textura (queijos duros e semiduros, macios, frescos), o grau de maturação e a intensidade de seu sabor e aroma.
A França é o primeiro produtor de queijo da Europa com cerca de 1.400.000 toneladas por ano. A fabricação modernizou-se e são asseguradas as melhores garantias de higiene e de qualidade. Os controles têm início desde a produção do leite através da vigilância sanitária dos rebanhos, prosseguem no tratamento e recolhimento do leite e em todas as etapas de transformação.
Alguns queijos franceses mais conhecidos
Camembert: (Leite de Vaca) – queijo de massa macia com casca aveludada, sabor intenso, levemente picante, e textura suave. Casca de cor branca.
Após 6 ou 7 dias de maturação, começa a aparecer uma fina camada de mofo branco. Então são virados para que o mofo cresça homogêneo por toda a superfície. Após 12 dias em média, podem então ser embalados em papel especial de alumínio, que mantém intacta sua aveludada superfície branca. Sua origem remonta ao final do século XVIII.
Chevrotin: (Leite de Vaca ou Cabra) – queijo de casca lavada, não pasteurizado, cor laranja-amarelada. Aroma e sabor intenso, aveludado que lembra nozes e manteiga.
Livarot: (Leite de Vaca) – queijo semiduro não pasteurizado, cor de laranja forte com faixas na lateral. Aroma e sabor muito picante e pesado.
Münster: (Leite de Vaca) – queijo de casca lavada, não pasteurizado, cor de laranja e pegajoso. O aroma é forte, intenso, mas o sabor é divino, variando entre o doce e o salgado e finalizando com condimentos.
Roquefort: (Leite de Ovelha) – queijo azul, não pasteurizado, cor marfim e pegajoso, com o famoso bolor azulado. Seu sabor remete ao doce do caramelo com a acidez e o metálico do bolor. As vezes, um pouco salgado. Derrete magnificamente na boca e combina com os vinhos de sobremesa.
Cantal: Feito com leite de vaca não-pasteurizado. Massa compacta, semidura, não é cozida e é prensada 2 vezes. Há 3 versões: fermier, coopérative e industriel. Quando jovem é bem suave e, já amadurecido, traz sabor intenso. É seco e enfarinhado, além de escurecer com o tempo. Leva de 3 a 6 meses para maturar. Com cerca de 45% de gordura, o cantal com affinage (maturação) de 6 meses tem casca natural, amarelo escura, manchas vermelhas e tons de laranja. A maturação é feita em uma sala fria, úmida e escura; o queijo é virado e esfregado 2 vezes por semana por pelo menos 30 dias após a fabricação.
Comté: queijo francês duro, de leite de vaca, parecido com o gruyère
Emmental Francês: Massa dura, aroma frutado, massa prensada e cozida. Refinado durante 6 semanas
Ossau Iraty.
Este queijo de leite de ovelha é originário do Pays Basque e Béarn Tem uma massa pressionada não cozida, e possui uma denominação de origem controlada desde 1980. Delicadamente caracterizado, com um ligeiro sabor de avelã, o Ossau Iraty é característico do terroir francês.
queijo cremoso, de leite de vaca, cru, envelhecido durante 2 ou 3 semanas, tem que ser virado diariamente.
Algumas Fromageries (lojas de queijos) em Paris
La Ferme ST Aubin
Quatrehomme
62 Rue de Sèvres, 75007
118 Rue Mouffetard, 75005
118 Rue Mouffetard, 75005
Fromagers De France
39 Rue de Bretagne, 75003
Le Panier de Zoé
37 rue Notre Dame de Lorette, 75009
Lafayette Gourmet
48 Boulevard Haussmann, 9eme
La Fermette
86 rue Montorgueil, 2eme
Fromages Et Détail
24 Rue d'Aligre, 12eme
Fromages ou Desserts
13 rue rambuteau, 4eme
Barthélémy
51, Rue de Grenelle, 7eme
la Ferme des Arènes
60 rue Monge, 5eme
Molard
Molard
48 rue des Martytrs, 9eme
Dubois Gourmet
47 Boulevard Saint-Germain, 5eme
Fromagerie Sanders
4, Rue de Lobineau, 6eme
Hardouin-Langlet
6, Place d'Aligre, 12eme
Fromagerie Sanders
4, Rue de Lobineau, 6eme
Hardouin-Langlet
6, Place d'Aligre, 12eme
Veja também:
Gares de Paris, RER, Transportes
Mapa Aeroporto Charles de Gaulle e Seus Terminais
Mapa Aeroporto Orly e Seus Terminais
Mapa Aeroporto Charles de Gaulle e Seus Terminais
Mapa Aeroporto Orly e Seus Terminais
amei tudo isso...Parabéns!!
ResponderExcluirObrigada, volte sempre!
ResponderExcluirAnna, vou te falar, eu morro de curiosidade de conhecer os queijos diferentes, e toda vez que vou a Paris termino comendo os mesmos de sempre porque não sei nem como pedí-los, rsrsrs. Agora já resolvi: anotei suas indicações e vou saber o que pedir numa fromagerie da próxima vez que for lá. Excelente post! Beijos.
ResponderExcluirOi Flávia, que bom que vc gostou, qualquer coisa pode me escrever: annafrj55@gmail.com
ExcluirUm abraço!