10 de out. de 2009

Correspondência - Correspondance




As cartas ainda são um meio de comunicação muito usado na França.

São várias as circunstâncias em que se considera melhor escrever uma carta, mesmo que seja de apenas algumas linhas, do que telefonar.

O correio funciona também como banco, com caixas eletrônicos do lado de fora.

Quando se escreve a alguém que não conhecemos pessoalmente, deve-se iniciar a correspondência por: Monsieur, Madame, Mademoiselle (Senhor, Senhora, Senhorita).
´
Em francês Mademoiselle aplica-se, basicamente, a mulheres jovens. As mulheres solteiras mais velhas são tratadas por Madame.



´


Para iniciar uma carta a alguem que tratamos com formalidade usa-se:

Prezado(a) senhor(a) - Cher (Chère) monsieur (madame/mademoiselle)
´

Para terminar uma carta:

Cordialmente - Cordialement / Cordialement à vous

Tudo de bom para você - Bien à vous

Afetuosamente - Amicalement

Minhas saudações - Mes meilleures salutations

Saudações cordiais - Amitiés
´
Um abraço - Je vous embrasse / Je t´embrasse 

Beijos - Grosses bises

Beijinhos - Bisous


Correios - La Poste
´
Caixa do correio - Boîte aux lettres / Boîte postale

Selo - Timbre
´´
Caixa de mensagens (emails) - Messagerie
´
Aonde fica a agência de correios? - Où se trouve le bureau de poste?
´
Queria enviar esse pacote - Je voudrais envoyer ce colis
´
Registrado - En recommandé
´
Encomenda postal / Pacote - Colis
´
Código postal - Le code postal
´
Pelo correio - Par la poste / Par courrier
´
Carteiro - Le facteur



VAI VIAJAR PARA A EUROPA?
SIMULE AQUI O SEU SEGURO OBRIGATORIO


Mensagens Eletrônicas


´
Obrigado(a) pelo seu e-mail - Je vous remercie de votre e-mail
´
Desculpe-me pela demora em responder - Excuzes-moi du retard pour répondre
´
Estou escrevendo para ..../ em resposta à - Je vous écris pour....../en réponse à
´
Como mencionado acima - Comme mentionné ci-dessus
´
Segue abaixo...... - Ci-dessous vous trouverez....
´´
Estou enviando em anexo - Je vous envoie ci-joint
´
Entrarei em contato na semana que vem - Je vous contacterai la semaine prochaine
´
Estarei aguardando uma resposta - Dans l'attente de votre réponse
´
Estamos à disposição para quaisquer perguntas - Nous sommes à votre disposition pour toutes les questions
´
Obrigado pelo interesse - Je vous remercie de votre intérêt
´
Meu querido(a) amigo(a) - Mon cher(e) ami(e)

Que bom ter notícias suas - Je suis content(e) d´avoir de tes nouvelles

Quais são as novidades? - Quelles sont les nouvelles?
´´
Por aqui tudo vai bem - Ici tout va bien
´
Mantenha contato - Ecris-moi
´
Saudades de você - Tu me manques

Nota de entrega - Bon de livraison






Terminar uma mensagem:


  • Cordialement
  • Bien cordialement
  • Sincères salutations
  • Salutations distinguées
  • Bien à vous
  • Cordiales salutations


Veja exemplos de mensagens diversas:  
Datas Especiais, Mensagens de Aniversário e Natal









Veja também

6 comentários:

  1. Ótimas dicas. Eu ainda não conheço a França, mas sou apaixonada pela língua francesa. Estou no 6º semestre da Fac. de Letras-Port/Francês-Ufpel e tenho um blog em que coloco sites com dicas.
    www.aprendendofrances.blogspot.com

    Vou indicar o teu blog pois é muito bom. Bises

    ResponderExcluir
  2. Merci, Claudete!
    Seja sempre bem vinda, vou visitar o seu blog.
    Bisous

    ResponderExcluir
  3. Olá, boa noite.
    Será que conhece alguém que queira aprender o português e fale francês?
    Queria muito aprender a língua, e me indicaram aprender com alguém que queria aprender o português.
    Por favor, me responda no e-mail: giovannapomaro@hotmail.com
    Ficarei muito agradecida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovanna

      Infelizmente eu não conheço, mas deixo o seu recado aqui para quem quiser entrar em contato.
      Um abraço!

      Excluir
    2. eu estou na fraça ja e a segunda vez que venho aqui mais nao sei frances amo paris mais nao sei fraces gostaria muito de uma dica para aprender

      Excluir
    3. Olá Genimar
      Tem cusrsos online que podem te ajudar. Aqui no Blog tem a publicidade de um curso que você pode experimentar gratuitamente. Clique no anúncio ou no link:
      https://www.frantastique.com/partner/dicas-de-frances/817
      Um abraço,
      Anna

      Excluir