8 de out. de 2009

Datas Especiais e Mensagens


Exemplos de Mensagens em Francês 
Datas Especiais


Réveillon é o jantar de Natal e também o jantar do dia 31 de dezembro

Réveilloner significa tanto festejar o Natal como o Ano Novo.

Reveillon de Noel - Noite de Natal

Reveillon de St Sylvestre - Noite de 31 de dezembro










Feriados na França:

1 de janeiro
Pâques -(Páscoa) (móvel)
1 de maio - Dia do Trabalho
8 de maio - Festa da Vitória dos aliados (1945)
Ascenção - (móvel)
Pentecôte - (móvel, 50 dias após a Páscoa)
14 de Julho em Paris - Festa Nacional
15 de agosto - Assunção
1 de novembro - Todos os Santos
11 de novembro - Armistício da 1a Guerra
25 de dezembro - Natal


HORÁRIO INVERNO NA FRANÇA: de final de outubro (início do horário de inverno na França) até o término do nosso horário de verão, ficamos 3 horas a mais de diferença. Durante o resto do ano, a França esta 5 horas a mais.


VAI VIAJAR PARA A EUROPA?
SIMULE AQUI O SEU SEGURO OBRIGATORIO


1 de Maio e o Muguet




Na França, no dia 1 de maio, costuma-se oferecer o muguet à família e aos amigos, para trazer felicidade. Originário do Japão, é o símbolo desse dia. Segundo a tradição cristã, simboliza as lágrimas da Virgem Maria, por isso também chamada de lágrimas de Nossa Senhora. É uma flor tóxica. "Un joli 1er Mai!"



25 de Novembro, dia da Santa Catherine, é o dia do Catherinettes. São as jovens de 25 anos que ainda não são casadas. A tradição pede que usem um chapéu extravagante em tons amarelos e verdes confeccionado para ou por elas.

A lenda - Nascida na Alexandria em uma família nobre, Santa Catherine converte-se ao cristianismo depois de uma visão. Jesus, comovido pelo seu fervor, realiza com ela um casamento místico sob os olhos de Marie. 

Muito inteligente, frequenta os cursos dos maiores mestres cristãos com êxito. Impressionado, o imperador Maxence propõe-lhe um casamento real, o qual ela recusa por fidelidade ao seu marido místico. Humilhado, o imperador lhe impõe várias torturas. Ela foi decapitada em 25 de Novembro de 307 e tornou-se a única Santa do paraíso possuir três auréolas: a branca das virgens, a verde dos doutores e a vermelha dos mártires. 

Santa Catherine é hoje a padroeira das moças solteiras, e também dos teólogos, filósofos, oradores…



Expressões de Aniversário


Feliz Aniversário - Joyeux Anniversaire, Bon Anniversaire
´
Parabéns - Mes félicitations
´
Comemorar o aniversário - Fêter l'anniversaire
´
Convidar os amigos - Inviter des amis
´ ´
Está fazendo quantos anos? - Ça vous fait (tu fais) combien?


Não aparenta, parece menos - Vou faites (tu fais) moins
´
Ele não aparenta a idade que tem - Il ne fait pas son âge


Assoprar as velas - Souffler les bougies
´
Fazer um desejo - Faire des voeux


Festejar - Fêter


É uma surpresa! - C´est une surprise!
´
Eu comprei uma coisa para você - Je vous ai acheté (Je t´ai acheté) quelque chose


Porque eu quis - Ça me fait plaisir
´
Espero que goste - J´espère que vous aimerez (tu aimeras)


Que surpresa! - Quelle surprise!


Não precisava - Il ne fallait pas


Adorei o presente - J´ai beaucoup aimé le cadeau




Expressões de Natal


Feliz Natal! - Joyeux Noël!

Montar a árvore - Décorer le sapin


Presentear - Offrir des cadeaux

Feliz Ano Novo! - Bonne Année! / Bonne Année, Bonne Santé

Se reunir com os amigos - Se réunir entre amis


Beber champanhe - Boire du champagne


Varar a noite - Passer une nuit blanche
´
Fazer contagem regressiva - Compter à rebours
´






Modelos de Mensagens de Aniversário

AMOR
 

Joyeux anniversaire mon(ma)chéri (chérie)!
Feliz aniversário meu (minha) querido (a)

Une petite carte d’anniversaire pour toi....
Um pequeno cartão de aniversário para você....


Mon amour, comme je suis chanceux (chanceuse) de t’avoir, toi qui me rends si heureux (heureuse) !
Meu amor, como eu tenho sorte de te ter, você que me deixa tão feliz!

Bon anniversaire mon coeur
Bom aniversário meu coração



Pour ton anniversaire, mon(ma) chéri(e), je ne peux rien demander de mieux à la vie que de continuer à la partager avec toi...Joyeux anniversaire!


Para o teu aniversário, meu (minha) querido(a), o melhor que eu posso desejar é continuar a dividir a vida com você....Feliz Aniversário!


Reçois ces quelques fleurs de la part de ton petit cœur qui t'aime très fort. Receba estas flores do teu amor que te ama muito.
 
Loin de toi, je n’oublie pas qu’aujourd’hui c’est ton anniversaire. Alors, je peux enfin te souhaiter tout le bonheur et l’amour que tu mérite. Bon anniversaire! 
Longe de você eu não esqueci que hoje é seu aniversário. Então eu posso enfim te desejar toda a felicidade e amor que você merece. Bom Aniversário!
 
Je viens te dire ce que je te souhaite à chaque seconde depuis le premier jour où je t’ai rencontré : du bonheur, de la joie, de l’amour, de la prospérité. Mais aujourd’hui, je te souhaite en plus un joyeux anniversaire!
Eu venho te dizer que eu te desejo a cada segundo desde o primeiro dia que te encontrei: felicidade, alegria, amor e prosperidade. Mas hoje eu te desejo também um Feliz Aniversário!

Mon amour, merci de cette délicate attention. Reçois en retour cette carte pour te temoigner tout mon amour. Je t'aime
Meu amor, obrigada pela delicadeza e atenção. Receba em retorno essa carta para te mostrar todo o meu amor. Eu te amo.


Veja frases de amor: Amor e Paquera



GERAL

Une petite mot pour te souhaiter un bon anniversaire!

Um recadinho para te desejar um bom aniversário!


Tu as toujours l'air tellement jeune que l'on oublie que le temps passe.
Você parece sempre tão jovem que esquecemos que o tempo passa.

Une bougie de plus sur ton gâteau, bon anniversaire !

Uma vela a mais no seu bolo! Bom aniversário!


En ce jour, nous nous joingnons tous pour te souhaiter le plus merveilleux des anniversaires.
Neste dia, estamos todos juntos para te desejar o melhor dos aniversários.


Chèr(e) Ami(e), Une pensée bien spéciale pour une personne exceptionnelle qui fête aujourd’hui son anniversaire. Je t'embrasse
Querido(a) amigo(a), Um pensamento especial para uma pessoa excepcional que comemora hoje o seu aniversário. Um beijo
´
Querido(a) amigo(a), Que este dia seja repleto de alegria e felicidade. Nós te desejamos o melhor dos aniversários
Chèr(e) Ami(e), Que cette journée soit remplie de joie et de bonheur. Nous te souhaitons le meilleur des anniversaires



Mensagens de Natal e Votos de Feliz Ano Novo




Nous vous souhaitons à tous ainsi qu’à vos proches de Joyeuses fêtes de Noël et du bonheur à profusion pour la nouvelle année 2016.
Nós desejamos a vocês e a sua família felizes festas de Natal e muita felicidade pelo novo ano de 2016

Je vous souhaite  UN JOYEUX NOEL en famille. Je profite pour vous adresser mes Meilleurs VOEUX 2016 et une bonne Santé a tous. 
Eu desejo a vocês um Feliz Natal em família. E aproveito para enviar a vocês meus melhores votos para 2016 e Saúde para todos.

Paix et amour en ce beau jour de Noël!
Paz e amor neste belo dia de Natal!

Une grande pensée pour toi. Joyeux Noel
Estou pensando muito em você.  Feliz Natal

Joyeux Noel à toi et toute ta famille
Feliz Natal para você e para toda a sua família.

Je te souhaite un Joyeux Noel, plein de beaux cadeux
Eu te desejo um Feliz Natal com muitos presentes bonitos

Nous vous souhaitons une tres BELLE FETE de NOEL avec toute votre famille Nós te desejamos uma bela festa de Natal com toda a sua família.


Je te souhaite un Joyeux Noël - Eu te desejo um Feliz Natal
´
Qu'il t'apporte joie, sérénité et bonheur - Que ele te traga alegria, serenidade e felicidade.

Ta présence est mon plus beau cadeau - A sua presença é o meu melhor presente.

Que este Feliz Natal seja o início de um ano de felicidade
Que ce Joyeux Noel soit l'aube d'une année de bonheur

Tous nos voeux de bonheur, d´amour, de santé et de prospérité pour cette nouvelle année 2016 - Todos os nossos votos de felicidade, de amor, de saúde e de prosperidade para este novo ano de 2016



Bonne et heureuse année! - Feliz Ano Novo !

Meilleurs Voeux et beaucoup de bonheur pour 2016 !
Votos de muita felicidade para 2016!

Bonne Année 2016 !!  Feliz 2016 !!

Je te souhaite unne Bonne Année !  Eu te desejo um Feliz Ano Novo!


Bonne Année à toute la famille ! Feliz Ano Novo a toda a família!

J'espère qu'en 2016 vous trouverez le bonheur. C'est ce que je vous souhaite du fond du coeur.
Espero que em 2016 você encontre a felicidade.É o que eu te desejo do fundo do coração.

À vous (formal) et à tous les vôtres, mes meilleurs voeux de bonne et heureuse année.
À você e a todos os seus, meus melhores votos de um feliz ano novo.

Je te souhaite 12 mois de joie pour ce nouvel an 2016
Eu te desejo 12 meses de alegrias pelo novo ano de 2016

Ces mots pour te présenter mes bons voeux 2016
Essas palavras são para te desejar meus votos de bom 2016

Très heureuse année 2014 à toi et toute ta famille
Feliz ano de 2014 para você e toda a sua família

Regarde autour de toi on est déja en 2016, et nous sommes toujours heureux ensemble, bonne année! - Veja, já estamos em 2016 e nós estamos sempre felizes juntos, Feliz Ano Novo!

Une grande pensée pour toi et bonne année 2016Um forte pensamento em você e Feliz 2016

Que cette nouvelle année 2016 soit excellente pour toi!
Que este novo ano de 2016 seja excelente para você!

Très heureuse année 2016, santé bonheur et prospérité!
Um 2016 muito feliz, saúde, felicidade e prosperidade!

Nous vous présentons tous nos voeux de bonheur.
Apresentamos nossos votos de felicidades.

Je vous souhaite à tous une excellente Année 2016 ! Qu’elle vous apporte joie, bonheur, prospérité et qu’elle permette la réalisation de tous vos désirs.
Eu desejo à todos vocês um excelente ano de 2016! Que ele lhes traga alegria, felicidade, prosperidade e que permita a realização de todos os seus desejos.

Je vous présente mes meilleurs vœux pour cette nouvelle Année mais surtout une bonne santé. Eu lhes desejo meus melhores votos para este Ano Novo, mas sobretudo, muita saúde.

Recevez mes meilleurs vœux de santé et de prospérité pour cette nouvelle Année
Receba meus melhores votos de saúde e de prosperidade para este Novo Ano.

Bonnes fêtes et bonne année 2016 a tous et toutes, je vous souhaite que des bonheurs pour cette nouvelle année. Boas Festas e Feliz 2016 a todos e a todas. Eu só lhes desejo alegrias para este Novo Ano

Meilleurs Souhaits pour le Nouvel An! Que les Fêtes soient riches de joie et de gaieté, que la nouvelle année déborde de bonheur et de prospérité et que tous les voeux formulés deviennent réalité! 
Melhores votos para o Ano Novo! que as festas sejam cheias de alegria e que o novo ano transborde de felicidade e de prosperidade e que todos os votos desejados se tornem realidade!

En cette période de fête, je ne vous oublie pas...vous restez dans mon coeur, malgré la distance.
Neste período de festas, eu não esqueço de vocês...Vocês estão no meu coração apesar da distância.

Toute la famille se joint à moi pour vous souhaiter un Joyeux Noël !Nous vous envoyons tous nos voeux de bonheur pour 2016!

Toda a família se junta a mim para lhes desejar um Feliz Natal! Enviamos todos os nossos votos de felicidade para 2016!


 
Agradecendo votos de Natal e Ano Novo



Cher(e)......Je te remercie pour tes voeux, une attention qui m'a particulièrement touchée. J'en profite pour te renvoyer mes plus beaux voeux de bonheur, prospérité et santé pour cette nouvelle année.  Caro(a).....Eu te agradeço pelos votos, uma atenção que me tocou muito. Aproveito para te enviar meus melhores votos de alegria, prosperidade e saúde para o próximo ano.


Un grand merci pour votre charmante et gentille carte ......cela nous a fait chaud au "coeur" . Nous vous souhaitons a notre tour une tres BELLE FETE de NOEL avec toute votre famille.
Muito obrigado(a) por seu encantador e gentil cartão....ele nos tocou o coração. De nossa parte, nós te desejamos uma bela festa de Natal com toda a sua família.

Merci pour ton joli message et a notre tour nous te souhaitons un joyeux Noel ainsi qu'a toute ta famille. Gros bisous
Obrigado(a) pela sua linda mensagem e de nossa parte, nós te desejamos um Feliz Natal e também para toda a sua família. Grandes beijos

Mon amie,Comme chaque année tu ne m'a pas oublié. Je tenais à t'en remercier du fond de coeur. A mon tour, je te souhaite que toutes les meilleures choses t'arrivent. Je t'embrasse
Minha amiga, como cada ano, você não me esqueceu. Eu te agradeço do fundo do coração. De minha parte, eu desejo tudo de melhor para você. Um beijo
´´

Sites de cartões de Aniversário , Natal, Amor, Ano Novo, 1er Mai ..em francês: www.joliecarte.comwww.cybercartes.com



´´
Mensagens para o dia de Saint Valentin




Depuis la seconde où nous nous sommes rencontrés, mon coeur n'a de cesse de déborder de bonheur
Desde o segundo que nós nos encontramos, meu coração transborda de alegria.

Je t'aime... pour tout ce que tu es, et tout ce que tu seras. Je t'aime parce que tu es toi, tout simplement. Joyeuse Saint Valentin mon amour
Eu te amo...por tudo que você é, e tudo que será. Eu te amo porque você é o que é. Feliz St Valentin meu amor

Cheri(e) je t'aime, et quand t'es loin tu me manque... bisou 
Querido(a) eu te amo, e quando você está longe sinto a sua falta...um beijinho

Coucou Mon Bébé d'Amour ! Je t'adore !
Oi meu bebê amado! Eu te adoro!

j ai besoin de tes bras 
Eu preciso dos seus braços

Je pense à toi chaque minute
Eu penso em você a cada minuto

Sans toi je me sent seul(e) et perdu(e), reviens moi vite mon ange Sem você eu me sinto sozinho(a) e perdido(a).  Volte logo meu anjo


Veja mais mensagens para o Dia de St Valentin AQUI




Convidando para uma festa:

Caros amigos,nós daremos uma pequena festa em casa sábado, 14 de dezembro, à partir das 20:00 horas. Contamos com a sua presença.
Chers amis, nous donnons une petite fête chez nous le samedi 14 décembre à partir de 20 heures. On compte sur toi/vous.´Aceitando um convite:

Caros amigos, Nós estamos muito felizes por vocês e agradecemos o seu simpático convite. Podem contar com a nossa presença. Até sábado
Chers amis, Nous sommes très heureux pour vous et nous vous remercions de votre sympatique invitation. Vous pouvez compter sur nous. À samedi donc.



Recusando um convite:

Nós sentimos muito, mas já temos um compromisso neste dia. Nous sommes desolées, mais on a déjà un engagement ce jour-là.

Nós já planejamos algo...Nous avons déjà quelque chose de prévu

Sinto muito, nós já temos um convite para esta noite e está marcado há muito tempo. Désolée, nous avons déjà une invitation ce soir là et la date est retenue depuis longtemps




Agradecendo a Presença de Alguém:

Je voulais vous remercier une fois de plus pour votre presence et votre gentil cadeau. Queria agradecer mais uma vez a sua presença (ou a presença de vocês) e seu gentil presente.


Mensagens dia-a-dia:

Je te souhaite une belle journée - Eu te desejo um bom dia

Un petit coucou - Um oi

Just pour te dire bonjour - Só para te dizer oi

Que ce jour te porte chance - Que este dia te traga sorte

Je ne pense qu'à toi - Eu só penso em você


Casamento
Casamento - Mariage
Tudo de bom - Tous mes voeux de bonheur
Aonde será a lua-de-mel? - Où sera la lune de miel?
Vestido de noiva - Robe de mariage

Padrinhos - Témoins
Beijar a noiva - Embrasser la mariée




Aprenda Francês Online

&


O Blog Dicas de Francês tem parceria com o curso Frantastique, clique AQUI e ganhe 7 dias gratis!





Veja também:















12 comentários:

  1. Très bon por ceux qui appredent le français

    ResponderExcluir
  2. Merci Décio!
    Um abraço,
    Anna

    ResponderExcluir
  3. Anônimo22/12/13


    Gostei muito.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo1/2/14

    Achei muito bom e útil.

    ResponderExcluir
  5. Uau Anna, completíssimo artigo!
    Se tem uma língua que é linda e glamourosa, sem dúvida nenhuma é o francês!
    Tudo é tão elegante, espirituoso: adoro fazer biquinho...rsrs
    Lindas frases, pois é muito bom saber o básico de uma cultura!!

    Adorei querida, muito obrigada!
    Estava com saudades de suas ótimas postagens!
    Beijos e uma semana maravilhosa tá?
    Se cuida! :))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha amiga!
      Obrigada é bom te ver por aqui!
      Beijos

      Excluir
  6. Merci!
    Arrasou hem?! rsrsrs
    Gostei.
    Parabéns pela matéria. Excelente.
    Beijo querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth querida, obrigada e volte sempre!
      Bjs

      Excluir
  7. ADOREI!!! Muito legal, Anna.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia querida, obrigada pela visita!
      Beijos

      Excluir