15 de jul. de 2015

Strasbourg (Alsácia)



Na fronteira com a Alemanha e hoje pertencente à França, a Alsácia já mudou várias vezes de mãos ao longo da história. A influência cultural germânica é evidente na arquitetura, na culinária, no povo e até na língua.

Na Alsácia existem diversas cidades e vilas medievais e renascentistas bem conservadas, sobretudo na Rota do Vinho e suas redondezas.



A mais conhecida é Riquewihr, porém outras como Colmar, Eguishreim, Ribeauvillé, Sélestat, Turckheim e Obernai estão entre as mais bonitas e agradáveis.


Capital da Alsácia, Strasbourg abriga várias intituições européias: o Parlamento Europeu, o Conselho da Europa e o Palácio dos Direitos do Homem. É linda, parece um pedaço da Alemanha, já que pertenceu à ela em vários momentos históricos. Voltou definitivamente para a França após à Segunda Guerra Mundial.


Todos os anos, do final de novembro ao final de dezembro, se realiza o Mercado de Natal, que atrai muitos turistas. O Marché de Noel de Strasbourg, aos pés da imponente catedral, é o mais famoso da França.



O Rio Reno e seus afluentes atravessam a cidade, oferecendo lindas paisagens. Você pode fazer um passeio de barco durante 1 hora.




Petite France

A “Petite France” é um dos lugares mais pitorescos de Strasbourg, e que melhor representa os encantos da cidade.


Na Idade Média, esse bairro era habitado pelos pescadores e curtidores de peles. Suas belas casas com paredes de madeira entalhada são refletidas nas águas do Rio ILL.


Bains aux Plantes é uma rua típica daquela época. Nesta área vemos as famosas Pontes Cobertas, com suas torres fortificadas. São construções medievais sobre o Rio Ill.



Petite France
O bairro é também conhecido pelos seus "winstubs", bares especializados para a degustação de vinho, e pelas casas de  estilo normando dos séculos XVI e XVII.


Maison Kammerzell

A Maison Kammerzell é a casa mais antiga da cidade. Começou a ser construída em 1427 e ficou pronta em 1589. É uma das poucas que restou depois de tantas guerras. Hoje é um restaurante.



A sua esplendorosa catedral gótica, teve a construção iniciada em 1015 e terminada em 1439 após várias gerações de construtores. Em 2015 está completando 1000 anos!


Recebe mais de 4 milhões de visitantes por ano, é a igreja mais visitada da França, depois da Notre-Dame de Paris.

Uma das suas principais atrações é o relógio astronômico, do século XVI. Apresenta um globo celeste que mostra a posição do Sol, da Lua, das estrelas e os eclipses que ainda virão.




Todos os dias às 12:30 os apóstolos desfilam diante de Cristo, com a duração de 15 minutos.

Os Vinhos da Alsácia



Por lei, todos os vinhos da Alsácia devem ser engarrafados onde são produzidos. Atualmente, a região produz mais de 20% - cerca de 100 milhões de garrafas por ano – de toda a produção da França.

A Alsácia produz vinhos brancos secos, apenas 10 % dos vinhos produzidos são tintos.

São cultivadas as seguintes variedades viníferas:
 
Pinot Blanc, Gewürztraminer, Pinot Gris, Silvaner, Pinot Noir, Moscatel (ou Muskateller, Muskat-Ottonel) Auxerrois, Chasselas.

Os principais produtores da Alsácia são: Domaine Zind-Humbretch, Domaine Weinbach, E. F. Trimbach, Marcel Deiss, Albert Mann, Dopff au Moulin, Hugel & Fils, Kuentz-Bas, Bruno Sorg e Paul Blanck


Cervejas



A Alsácia é também a maior produtora de cerveja (bière) da França, graças principalmente às cervejarias na região de Strasbourg.

Entre elas, podemos citar as de Kronenbourg, Fischer, Heineken, Météor e Kanterbräu.



Choucroute, especialidade da região

COMPRAS

F Klein Mobiliste - Criações contemporâneas. Françoise Klein vive e trabalha em Strasbourg há mais de 10 anos na criação de Mobiles. Todos feitos à mão pelo artista, esses trabalhos são peças únicas, datadas e assinadas .4, Rue du Faisan

Mémé en Autriche
Seleção de produtos coloridos e divertidos nas diversas áreas da cozinha decoração, louças, decoração, iluminação, viagens e papelaria. 10, Rue Ste Madeleine

Um Natal na Alsácia
Decorações tradicionais, em rendas, estanho, madeira cortada, pirâmides de natal, presépios e personagens.  10, Rue des Dentelles
 
Poterie d’Alsace
Grande variedade de peças de cerâmica que combina peças tradicionais e criações contemporâneas. Uma coleção rica e periodicamente renovada, selecionada entre os melhores ceramistas da região. 3, Rue des Frères

Petite Emilienne
Importações japonesas, tecidos originais, mercearia dos tempos antigos, confecção  21, Rue Ste Madeleine, de terça a sexta, das 14h15 às 19h

Marché des Producteurs. 
Para descobrir e apreciar plenamente uma região, não há nada igual a degustar os produtos do terroir. Um lugar ideal para todos os adeptos da cozinha que encontrarão do que fazer prazer a todos os gostos.  Place du Marché-aux-Poissons , todos os sábados, das 7h às 13h

VAI VIAJAR PARA A EUROPA?



Marché de la Montagne et de l’Artisanat
Deixe-se contagiar pela riqueza e variedade dos produtos. Uma bela maneira de descobrir ou de redescobrir o verdadeiro gosto pelos alimentos. Place du Temple-Neuf , sábados, das 7h às 13h

Déclinaison Chocolat

Stéphane Gross: artesã chocolateira e bar com chocolate – um prazer sem limite. Este jovem mestre seduz através de sua arte. O prazer, o saber e a paixão deste artesão pelo chocolate faz da Déclinaison Chocolat uma revolução imperdível. 6 rue du Fossé des Tailleurs, domingo e segunda, das 15h às 19h, de terça a sábado, das 10h às 19h

Pâtisserie Heiligenstein
Stéphane Heiligenstein é artesã chocolateira. A casa Heiligenstein oferece as perfeitas sobremesas para todos os paladares. Sobremesas personalizadas, produtos para diabéticos e, durante a semana, o salon du thé (salão do chá) propõe ao meio dia pratos do dia a serem apreciados sem moderação. 20, Rue Kuhn

Pain d’Epices
“a única maneira de se livrar da tentação é cedendo a ela”  , 14 Rue des Dentelles

Au Vieux Gourmet

Na elegante rua Orfèvres, Cyrille e Christelle Loerho dão as boas vindas à sua celebre loja de queijos – dos mais diferentes aos mais clássicos.  3 rue des Orfèvres

Thierry Mulhaupt
Artesão e artista reconhecido, propõe uma descoberta através de seus universos: confeitaria, chocolates e pains d’épices assim como suas obras de arte.  18 rue Vieux Marché aux Poissons

Christian Meyer
Há mais de 40 anos a pâtisserie Christian Meyer ostenta seus sabores artesanais  10 rue Mercière



Place Gutemberg


Como Chegar

De Paris à Strasbourg a viagem de trem é direta e leva em torno de 2 horas e 20 minutos. 








Veja também:









4 comentários:

  1. Anônimo25/11/14

    Parabéns pelas fotos. Estou pretendendo ir a Paris e conhecer Strasbourg via trem, pretendo ficar uns três dias, qual cidade mais próximas vocês indicam para fazer um Pit Stop em Strasbourg?
    Obrigada
    Sueli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sueli
      A região da Alsácia é muito linda, mas como você tem pouco tempo, tente ir, além de Strasboug, a Colmar (fica a 30 minutos de trem TER). Se der, conheça também Riquewihr que fica a 13 km de Colmar.

      Você pode fazer a simulação das viagens no anúncio do topo do meu blog para ver preços e horários.Você pode comprar online. Alguns trechos eles te dão a opção de imprimir o bilhete e outros você recebe em casa, no Brasil, por DHL 72 horas depois do pagamento confirmado. Os bilhetes impressos não precisam ser compostados (validados na máquina da Gare). Os bilhetes que você compra na estação ou recebe em casa, têm que ser compostados ANTES da viagem!

      Veja mais detalhes nessa página: http://dicasdefrances.blogspot.com.br/2012/03/viajar-de-trem-pela-franca.html

      Qualquer dúvida, pode me escrever no annafrj55@gmail.com
      Um abraço!

      Excluir
  2. Olá Anna, busco informações sobre Strasbourg pois quero fazer um intercambio para aprender francés. Por favor, se puder me indique sites onde possa buscar um quarto para alugar, e informações sobre o custo de transporte, supermercado e outras taxas. Agradeço muito por sua ajuda! :)

    ResponderExcluir
  3. Ola ,
    Boa tarde , amei o seu articlo !

    Chamou me noemia e trabalho para uma agençia de viajem em strasbourg (frança) que se chama One city tours http://www.onecity-tours.com/.
    Nossa atividade é turistica,e promove a nossa cidade , com passeios em Segway.

    Voçe pode me contactar quando quizer , jaizimin@hotmail.fr, jaizimin@gmail.com, ou +33662380286.

    ResponderExcluir