Caminho completo |
O Caminho de Santiago (em francês Chemin de St Jacques), é uma das romarias mais tradicionais do catolicismo, atrai fiéis de todas as partes do mundo, há mais de 1.000 anos. É uma fase de reflexão interior e de descobertas a respeito de si mesmo.
" Viajar é a experiência de deixar de ser quem você se esforça para ser, e se transformar naquilo que você é " - Paulo Coelho.
O destino é Santiago de Compostela, no norte da Espanha, aonde estão os restos mortais de São Tiago, um dos 12 apóstolos de Jesus.
Por volta do ano 800, um eremita seguiu uma chuva de estrelas (por isso o nome Compostella) e encontrou os despojos do apóstolo. Depois disso, o túmulo se tornou milagroso e chegar até ele, um caminho sagrado.
Um dos responsáveis pelo interesse dos brasileiros pelo Caminho de Santiago foi Paulo Coelho, com seu "O Diário de um Mago", lançado em 1986, em que relata suas experiências místicas na rota dos peregrinos.
Os melhores meses para fazer o caminho são abril, maio, junho, setembro e outubro. Nos meses do verão europeu o caminho fica lotado e é mais difícil conseguir vagas nos albergues. A maioria dos peregrinos vai a pé, alguns de bicicleta.
Saint Jean Pied de Port |
Alguns ítens necessários: capa de chuva, saco de dormir, lanterna, máquina fotográfica, calça, bermuda, camiseta, roupa íntima, meias, agasalho impermeável, chapéu ou boné, medicamentos, talheres plásticos, canivete, corda de nylon para varal, agulha, linha , toalha, sabonete, pasta de dente, escova de dente, fio dental, desodorante, pente, protetor solar....
Você pode escolher iniciar em um ponto mais próximo de Santiago, como Pamplona (706 quilômetros), Burgos (450 quilômetros) ou León (300 quilômetros), ou um lugar de partida mais distante, como Le Puy ou Paris.
Saint Jean Pied de Port |
Existem 4 caminhos históricos definidos desde o século XII: a Via Turonensis, com 1.448 km partindo da Tour Saint-jacques em Paris (62 dias de caminhada), a Via Lemovicensis , de 1.691 km desde a Basilique de Vézelay (70 dias de caminhada), a Via Podensis que é a mais frequentada e a mais antiga, de 1.530 km partindo de Puy-en-Velay (62 dias de caminhada), e a Via Tolosana, partindo de Arles, com 1.588 km (62 dias de caminhada).
Essas 4 vias se juntam em Puente la Reina, para formar o Camino Francés, única via para Santiago.
O trecho de Saint-Jean-Pied-de-Port até Roncesvalles é o mais difícil de todos, e é o primeiro dia de caminhada.
São 27 quilômetros de subida constante e fatigante dos Pirineus e uma descida abrupta.
Não há em toda a rota um povoado onde você possa se abastecer de comida somente uma fonte rústica de água, um pouco depois da saída da cidade.
Se você pretende começar sua caminhada em Saint-Jean-Pied-de-Port, avalie antes as suas condições físicas.
Se você pretende começar sua caminhada em Saint-Jean-Pied-de-Port, avalie antes as suas condições físicas.
Saia cedo, antes do sol raiar, bem alimentado (muito importante), água no cantil e um pouco de comida na mochila.
Não esqueça de verificar na véspera aonde você poderá tomar o café da manhã bem cedo antes de iniciar o trajeto.
Leve alguns chocolates e sanduíches, pois nenhum mercado estará aberto na hora que você partir.
Na saída da cidade há dois itinerários possíveis (e devidamente sinalizados) até Roncesvalles:
Na saída da cidade há dois itinerários possíveis (e devidamente sinalizados) até Roncesvalles:
A Rota de Napoleão, também chamada de Port de Cize, utilizada pela grande maioria dos peregrinos, seguindo pela montanha por ramais asfaltados e belíssimas trilhas de pastores, sem passar por nenhum vilarejo.
A Rota de Vancarlos, seguindo por estrada asfaltada na encosta da montanha, cruzando o povoado de Vancarlos que, embora pareça mais fácil que a primeira, é muito perigosa, pois a estrada só tem duas mãos e não possui acostamento, e a constante névoa dificulta a visão dos motoristas.
A Rota de Vancarlos, seguindo por estrada asfaltada na encosta da montanha, cruzando o povoado de Vancarlos que, embora pareça mais fácil que a primeira, é muito perigosa, pois a estrada só tem duas mãos e não possui acostamento, e a constante névoa dificulta a visão dos motoristas.
Por todo o Caminho estão as setas amarelas, que são sinalizações para guiar os peregrinos. Elas se encontram no chão, nos muros, nas pedras, nos troncos das árvores e nas fachadas de algumas residências.
A "Credencial del Peregrino" é o documento que dá direito ao peregrino de pernoitar gratuitamente em albergues especiais, igrejas e monastérios ao longo de toda a rota. Nela, há várias lacunas em branco para serem carimbados nos albergues e monastérios, a fim de comprovar sua passagem.
Assim, quando chegar em Santiago, receberá a "Compostelana", um diploma escrito em latim, igual aos concedidos na Idade Média, coroando sua peregrinação.
Para ter direito ao diploma, é necessário percorrer ao menos os últimos 100 quilômetros a pé ou os últimos 200 de bicicleta.
No Brasil a credencial pode ser obtida na Associação de Amigos e Confrades do Caminho de Santiago - Brasil, a primeira entidade de auxílio aos peregrinos na América Latina, bastando enviar (por carta ou fax) uma cópia da passagem aérea à Europa, ou então comparecendo pessoalmente a sua sede, munido da documentação.
O documento é gratuito, sendo cobrado apenas o envio para sua cidade. Associação de Amigos e Confrades do Caminho de Santiago - Brasil. Rua França Pinto, 203, Vila Mariana, São Paulo-SP, 04016-131. Telefone: (11) 5549-6160. Mas você pode também obter essa credencial em Saint Jean Pied de Port, na Associação Francesa dos Amigos de Santiago.
Não esqueça a importância do seguro viagem,
compare e contrate no link abaixo
Algumas Dicas:
O calçado deve ser capaz de resistir à caminhada, e impermeável. Deve ser "amaciado" durante pelo menos dois meses antes. Ele deve ser um número maior, pois além dos pés terem a tendência de inchar, após algum tempo de caminhada você poderá estar usando duas meias e esparadrapos.
As meias Foxriver, são confeccionadas com fio de poliester Coolmax, elastano, poliamida e algodão, que a mantem justa mas sem apertar, e os pés secos por mais tempo.
Passar nos pés algum produto para diminuir o atrito, como vaselina, Vick Vaporub, ou polvilho antisséptico. Algumas pessoas colocam também gaze em torno dos pés, sob as meias, para se proteger das bolhas.
Ter força de vontade e saber dosar o esforço em função do tempo disponível , da idade e das possibilidades físicas .
O caminho está aberto a todas as pessoas , seja esta forte ou fraca, jovem ou idoso.
Caminhar o quanto pode , não o quanto quer. Faça o seu caminho no seu ritmo. Caminhe com fé. Sempre!
Algumas fotos foram tiradas por Jacky Trainson (mon chéri) durante o seu caminho em 2008, e outras nas nossas viagens a St Jean Pied de Port e a Santiago de Compostela.
O caminho está aberto a todas as pessoas , seja esta forte ou fraca, jovem ou idoso.
Caminhar o quanto pode , não o quanto quer. Faça o seu caminho no seu ritmo. Caminhe com fé. Sempre!
Catedral de Santiago de Compostela, na Espanha
Mais Fotos de Santiago de Compostela
|
Mochileiros na França
Turismo Religioso na França
Gares de Paris, RER, Transportes
Mapa Aeroporto Charles de Gaulle e Seus Terminais
Mapa Aeroporto Orly e Seus Terminais
Lourdes
Olá Anna, td bem ??
ResponderExcluirPois então .... que beleza de comentário este casal fez (na postagem "culinária francesa") !!
Continue assim, auxiliando no que for preciso. Isso é mto lindo !
Eu tbm gosto de dividir o que sei, e o que posso !!
Eu fiz meu caminho de Santiago da Via Tolosana, e cheguei em casa dia 4, segunda-feira.... ja estou com mta saudade, e voce tabém colaborou comigo em particular e no seu blog, eu aprendi mta coisa.
Não tive problemas para chegar à Arles.
Tbm viajo como mochileira, peregrina, e não posso dizer que entendo ou falo frances, mas estudei sozinha, e mesmo sem saber mta coisa, deu pra me comunicar, por vezes 2 vezes que lá estive.
Desta vez, foram mais de 40 dias na França, e quase sem problemas, reservando albergues todos os dias pelo telefone.
As pessoas dizem mesmo, assim como o casal que te enviou o comentário, que a gente tem muita coragem de caminhar por onde nao conhece, por trilhas, florestas, montanhas e bosques, numa viagem fantástica a cada dia, sem saber o que vai encontrar no proximo local.
Isso é minha "cara", meu estilo de vida, adoro um pouco de aventura e improviso e cada dia é sempre pra frente, nunca tem volta.... todos os dias é diferente do outro.
Tenho 58 anos, tbm estou quase na terceira idade ... rssss !!
Ah, e lembra bem aquela frase que perguntei pra vc como se falava?
PEDIR CARONA..... qquer coisa assim.... pois então .... foi a que mais usei !!
Precisei de caronas e muitas, pq minha amiga não conseguia caminhar, mtas vezes com tendinite.
Agradeço muitissimo sua ajuda !!
Vc é linda por fora e por dentro !!
Se precisar de mim pra qquer informação sobre os caminhos é só perguntar.
bjos
Jurema
Me chamo Gilberto tenho 65 anos quero fazer o caminho em agosto ou setembro próximo preciso algumas informações como faço.
ResponderExcluirOlá Gilberto,
ResponderExcluirQue informações você quer? Talvez eu possa ajudar.
Posso te adiantar que é melhor setembro pois agosto, geralmente faz muito calor.
Quanto tempo vc dispõe para fazer o caminho?
Um abraço,
Anna
Victor Lavoura 20/1/2014
ResponderExcluirOi....eu sou o Victor, tenho 69 anos e desde à 6 anos que faço o Caminho de Santiago. Fiz todo o Caminho Português De Santiago de Sul para Norte, o Central o Historico o do Litoral o de Oeste e o Françês. Presentemente estou a prepara para este ano o caminho que liga o Santuario de Lourdes ao Santuario de Fatima seguindo o Caminho do Norte para Santiago, Finistierra, Vigo, Caminha, Porto e Fatima......se alguem tiver na disposição de efectuar o caminho, podem me contactar para meu mail v.lavoura61@gmail.com ou no Facebook em Victor Lavoura....abraços de peregrino...
Olá,
ResponderExcluirParabéns!
Espero que você encontre um(a) companheiro(a) de viagem!
Bom caminho!
Um abraço
Anna
Olá Anna,
ResponderExcluirMe chamo Luciane, estou me preparando para fazer o caminho no inicio de 2015, pretendo ir em fevereiro, mas estou em duvidas quanto ao tempo nesta época do ano, alguns dizem que o frio atrapalha demais e torna perigoso o caminho. Como tenho dificuldade de caminhar longas distâncias no calor, estou interessada em ir em uma época com o clima mais frio, mas tenho duvidas quanto a isso.
Oi Luciane,
ExcluirFevereiro faz muito frio e tem poucos peregrinos, o que é realmente perigoso. Os meses com as temperaturas mais propícias para caminhadas são abril, maio até meados de junho (os dias são mais longos) ou a partir de 15 de setembro e outubro (só que os dias são mais curtos). Em abril e maio a temperatura é bem agradável e ainda não faz calor. Qualquer coisa, pode me escrever: annafrj55@gmail.com
Um abraço
Capaz que em setembro eu possa fazer essa caminha que já planejo
ResponderExcluirfaz longo tempo.
E agora Anna com tuas orientações,fica mais fácil, realizar essa empreitada.
Que fotos lindissimas,um regalo aos olhos,nossa!
Cda ruazinha pitoresca, aquela da ponte e do chafariz
estão um encanto.
Hoje estou meui atarefada,mas virei outra vez para fazer calmamente
uma releitura e apontar uns tópicos que são interessantes por demais.
Desde já grata por mais uma ´partilha formidável.
Bem raramente costumo fazer pedidos,mas hoje
temos uma publicação especial no Refúgio
que é uma entrevista com o Professor e Jornalista
Expedito,nosso amigo do diHITT também
ficaria feliz com uma visita tua por lá.
Meu abraço carinhoso,tenha uma linda tarde.
Olá, meu nome é Lúcia tenho 47 anos, vou fazer o caminho Santiago Francês desde Saint Jean Pied de Port. Já tenho os bilhetes de comboio desde Porto a Hendaye para o dia 20 de Maio de 2014. Vou sozinha, se alguém for nessa data, pode me contactar por mail: luciamapinto@gmail.com
ResponderExcluirNossa deve ser maravilhoso, principalmente espiritualmente! Abraços!
ResponderExcluirOlá meu nome é Rosana e pretendo fazer o caminho em agosto pois, não tenho outra opção , estou com 51 anos e fora de forma.... Mas eu vou assim mesmo!!!! O que vc acha? Vou por madrid !!!!!
ResponderExcluirOlá Rosana,
ExcluirAgosto faz muito calor!
Tente caminhar todos os dias de agora até a sua viagem para entrar um pouco no ritmo. São 577 km!
Tente sempre andar perto de alguém, mas no seu ritmo. O importante é não forçar, e, se sentir que não dá, pegue um ônibus em alguma parte do trajeto.
Qualquer coisa, pode me escrever: annafrj55@gmail.com
Um abraço!
Olá, pretendo fazer este percurso de Bike em setembro de 2015, se alguem quiser planejar junto?
ResponderExcluiralessandrolamoglia@gmail.com
Olá! Gostaria de saber tudo! Quanto tempo saindo de Paris, realizando o caminho a pé, quanto levar. Se no verão é tão prejudicial, pois moro em Salvador e 19 C me faz morrer de frio. Assisti o filme O Caminho e fiquei interessada e curiosa com a riqueza espiritual e de vida que pode ter. Meu projeto futuro. Eu vou!
ResponderExcluirOi Carla
ExcluirSaindo de Paris é muito longe, geralmente as pessoas começam o Caminho em Puy en Vellay (Auvergne) ou em St. Jean Pied de Corps, na Aquitaine. Você pode ir de Paris até lá de trem.
A melhor época é abril, maio e junho, depois é muito quente para andar!
Para dormir nos gites de peregrinos (com a credencial), geralmente o preço é 4 ou 5 euros. Nos monastérios é de graça, e você dá quanto quiser. Em alguns gites você pode fazer a sua comida ou comer em algum pequeno restaurante perto. Tem o "Menu peregrino" que custa 4 ou 5 euros. Na hora do almoço, que geralmente você esá no meio de uma caminhada, você deve levar um sanduiche. Conte por dia no máximo, 20 euros.
Lembre que deve fazer uma preparação antes. De Puy en Velay até Santiago de compostela, são uns 1.300 km. Geralmente os peregrinos fazem em 65 dias, mas depende de cada um, de quantos km aguenta andar por dia.
Outras dúvidas, pode me escrever: annafrj55@gmailcom
Um abraço!
Estou vendo os comentarios e me animo muito, estou me preparando para o caminho, tenho 45 anos, meu nome é Luciana, pretendo ir em ago/set de 2016, mas se nao der continuo minha preparação, se puderem me dar dicas, fiquem a vontade meu e-mail é lgadbem@hotmail.com, um abraço.
ResponderExcluirOlá Luciana
ResponderExcluirTenho uma amiga que fez o caminho mais de uma vez e chegou no final de outubro. Vou passar o seu email para ela.
Um abraço,
Anna
Olá!!
ResponderExcluirSei que não é a melhor época, mas é o tempo que tenho!! Gostaria de fazer o caminho em Janeiro de 2016, procuro companhia! Meu nome é Carolina, sou de sp e tenho 28 anos! Se alguem tiver interesse, ficarei feliz!! meu email: carolina.marucco@hotmail.com
Obrigada!!
Boa tarde, Anna!
ResponderExcluirEstamos pensando em fazer o caminho saindo de Madrid, em março ou meados de março, qual a sua opinião à respeito da temperatura?
Agradeço sua atenção
Márcia
Ola Marcia
ExcluirO ideal são os meses de abril e maio. Mas se vc so pode em março, tente fazer na segunda quinzena. Mesmo assim, vc deve pegar temperatura baixa pela manhã e à noite (em torno de 5 graus), tem que se agasalhar bem!
Um abraço
Anna
Oi Pessoal
ResponderExcluirEstou pensando em fazer um percurso que dure 15 dias pois é o tempo que terei disponível. qual a sugestão de percurso mais interessante?
Possivelmente indo entre setembro e outubro.
Dicas agradeço meu email ander.r567@gmail.com
Olá
ExcluirEm 15 dias você pode fazer o trajeto de Leon até Santiago ou uma parte do Camino del Norte, de Oviedo até Santiago de Compostela. Ou ainda uma outra etapa do Caminho del Norte que passa pelo litoral, de Bilbao ou Santander até Oviedo.
Mapa: http://www.chemins-compostelle.com/sites/all/modules/itineraire/carte.php?id=44
Um abraço
Anna
Olá pessoal, meu nome é Gilberto, sou de Vila Velha-es, e irei repetir o caminho frances em setembro/2016
ResponderExcluirOla meu nome é Aparecida tenho 64 anos e essa vontade de fazer o Caminho me rodeia a muitos anos.Não sei quando irei mas Santiago me chama.Tenho medo de andar sozinha e não tenho acompanhante .Aqui na minha pequena cidade do interior paulista poucas pessoas ouviram falar sobre o Caminho.Ouvi falar sobre pessoas que formam grupos será que isso é confiável? Uma senhora se comunicou comigo e queria que eu fizesse depósito para organizar grupo de sete pessoas para caminhar juntos e dar apoio no que precisassem .Já ouviram falar sobre isso?
ResponderExcluirOlá,
ExcluirEu te aconselho a entrar em sites especializados no assunto e lá, entrar em um Forum, conversar com pessoas e encontrar alguém que queira ir na mesma época que você. Acho esquisito alguém pedir dinheiro,a não ser que seja uma agência que organiza grupos. Se eu fosse você não pagaria. Sugestão de site: http://www.caminhodesantiago.com.br/
Página para se inscrever no Forum:
http://www.caminhodesantiago.com.br/lista.htm
Um abraço!
Olá, me chamo Nathalia e em maio de 2017 eu e mais 3 amigas faremos o caminho Francês, elas farão todo ele, eu como só disponho de 11 dias inteiros vou encontrá-las no caminho. Meu voo vai até Madri e de lá pego um ônibus para Astorga ou Piedrafita de Cebrero (se elas estiverem mais adiante), li que se você fizer o caminho a partir de Cebrero tem direito a credencial e pode se alojar no albergues pois é mais de 100km, é verdade? Aonde consigo esta credencial em SP antes de ir? Vi as opções de ônibus com a empresa ALSA saindo do aeroporto de Madri mesmo... Outra questão, é uma viagem econômica visto que o intuito é a peregrinação. O gastos basicamente são as passagens aéreas, trecho interno se houver, gastos com os albergues e comida (vi que têm preços bem econômicos para peregrinos), e o seguro viagem... Se gasta com mais alguma coisa? Muitíssimo obrigada, o blog tem me ajudado muito na preparação da viagem!
ResponderExcluirOlá Nathalia
ExcluirEm SP você pode obter as informações para a credencial no endereço: R. França Pinto, 203 - Vila Mariana - São Paulo - SP, CEP: 04016-031 | Tel/Fax:(11) 5549.6160 | acacs-sp@santiago.org.br
Apenas receberá a compostelana quem provar pelos carimbos da credencial ter feito ao menos 100 km a pé ou 200 km de bicicleta.
Com a credencial, você gasta uns 5 euros por noite nos albergues. O café da manhã na cidade custa mais ou menos uns 5 euros. Para o almoço, você pode levar um sanduiche e uma fruta, comprados no dia anterior ou pelo caminho. Em alguns restaurantes existe o “menu del peregrino”, com preços promocionais para quem apresentar a credencial, ou você pode comprar alguma coisa nos mercadinhos e cozinhar.
Você pode fazer uma simulação de seguro viagem na publicidade do meu Blog, ou nesse link: https://www.seguroviagem.srv.br/parceiro/dicasdefrances.
Eles oferecem várias opções de seguradoras, todas confiáveis.
Qualquer dúvida, pode me escrever; annafrj55@gmail.com
Um abraço e Bom Caminho!
Gostaria de saber sobre onde e ou como comprar mochilas, botas, roupas etc para viajar.
ResponderExcluirOlá,
ExcluirVocê encontra alguma coisa na Decathlon e também nessa loja online com o link abaixo (copie e cole no seu navegador):
http://www.territorioonline.com.br/conteudo/equipamentos-caminho-de-santiago-de-compostela
Um abraço
Boa Noite, Descritivo muito bem elaborado , me preparando para ir em 01/04/18 e retornar 8/05/2018 . Caminho Francês desde SJPP , meu nome eh Marcos e esbarrei fazendo 60 anos lá , email marcos .845@hotmail.com
ResponderExcluirBoa noite Marcos
ExcluirVocê vai na melhor época do ano! Aproveito para te dar desde já os parabéns pelo aniversário! Meu marido já fez o Caminho 4 vezes (caminho Francês, Caminho do Norte, Caminho Portugues e Caminho de Stevenson). Qualquer dúvida, pode escrever (annafrj55@gmail.com)
Um abraço,
Anna
Anna minha dúvida é sobre minha mala que levarei pra ir até Portugal depois do caminho.Como despacharei pra Santiago no aeroporto de Madri
ResponderExcluirOlá Erica, veja esse vídeo: https://youtu.be/iTlkZPKWbdk (copie e cole no seu navegador)
ExcluirEspero que te ajude. Um abraço
Oi Anna, como vai? só hj viu esse seu blog. cada vez que pesquiso algo para compostela encontro algo novo. bem, eu fiz o caminho frances, em 2014. foi bom. mas tomei bomba. no meu tempo de escola, mais de 50 anos passados, tomar bomba era necessário repetir o ano. foi o que fiz. tomei bomba do camino. nao aprendi direito. em 2015 repeti o mesmo caminho, apenas parando em cidades ou albegues direrentes, para não ficar tudo parecido... resultado.. tomei bomba novamente. agora em 2018 fiz meu penúltimo caminho... pios é.. fiquei em muitas outras cidades diferentes, fui muito mais cozinheiro, me p reparei mais e melor, voei na estrada.. e... tomei bomba... preciso refazer o camino e novaemtne, o frances, sempre saindo de sjpp... em 2010 então farei meu penultimo caminho pela quarta vez.. mas penso mesmo que a penultima sera em 2022, quando estarei competando 70 anos... se não morrer em 2024 comemoro o centenário de minha mae, fazendo novamente ocmpostela.... éisso.. o caminho nele carrego minhas aventuras e deixo neleminha alma... esiopoeta@bol.com.br
ResponderExcluirParabéns! Você é um verdadeiro peregrino! Espero que em 2024 você fara o penultimo caminho!
ResponderExcluirUm abraço e obrigada por partilhar!
Bom dia, meu nome é Daniel, Decidi realizar o caminho Francês, na tua opinião o aluguel de bike é melhor? Ou despachar a minha? A vantagem para mim é o costume com a bike o que é importante também, e a relação custo benefício. Obrigado
ResponderExcluirBom dia Daniel, o aluguel de bike no Caminho custa entre 20 e 25 euros por dia. Veja nessa pagina os modelos:
Excluirhttp://stjacquesdecompostelle.fr/package/packs-location-velo/
Para despachar do Brasil eu não tenho idéia do preço, veja com a companhia aérea para ver se vale a pena.
Um abraço e Bom Caminho!
Boa tarde, Ana! Sou Vera Fontana de São Jose do Rio Preto, estado de são Paulo. Estou querendo fazer o caminho Frances no final de agosto - setembro/2019. Estou a procura de companhia, aqui do Brasil. Sabe de alguém? Pode indicar? Sei que caminha só! Gostaria de alguém, para contato. Sentir mais segura. Não sei falar idioma algum e tenho 58 anos.
ResponderExcluirOla Vera
ExcluirVocê deve se inscrever no site https://www.caminhodesantiago.org.br ,ir em "serviços", na parte superior e clicar em "partidas de peregrinos" , que traz a data de partida e o email de cada um.
Um abraço e BomCaminho!
Oi V. Me envie um emailera
ExcluirTenho uma amiga em SP que sempre faz o Caminho sozinha. Se quiser, te dou o contato dela. Me envie um email que eu te mado o whatsapp dela. Meu email: annafrj55@gmail.com
Buen camino, peregrinos!!! Fiz o percurso, solo, desde Saint Jean até Compostela em outubro de 2014 e considero que a parte mais complicada e difícil está na área da "meseta" por ser plana, longa e com pouca sombra. Em dias claros se faz a parte dos Pirineus de forma tranquila em seis ou sete horas com caminhada normal. https://www.facebook.com/bethofe/media_set?set=a.969705349712813&type=3
ResponderExcluirEm 2017, eu e um amigo realizamos o Caminho Portugues da Costa, desde Lisboa até Compostela e considero este mais difícil do que o Frances apesar da distância ter 200 km a menos. As paisagens pelas praias são belíssimas. https://www.facebook.com/bethofe/media_set?set=a.2109185959098074&type=3
Olá Ana! Pretendo fazer o caminho francês à pé no final de setembro, 2020.Estou à procura de companhia, aqui no Brasil, sabe de alguém? Gostaria de alguém para contato, pois não sei falar idioma e tenho 56 anos
ResponderExcluirOlá Suely
ExcluirTem sites com fórum para as pessoas conversarem, um deles é o caminhodesantiago.com.br
Qualquer dúvida pode me escrever annafrj55@gmail
Um abraço