2 de out. de 2016

Mercados de Natal na França


É sempre bom entrar no clima de magia que a época traz...

Aproveite os "Marchés de Noel"


À partir de novembro e ao longo de todo o mês de dezembro, as feiras de Natal com produtos de gastronomia e artesanato florescem nas maiores cidades do país.



Strasbourg




O Mercado de Natal de Strasbourg é um dos mais conhecidos do mundo, e atrai 2 milhões de visitantes a cada ano, na magia do Natal. Acontece desde 1570, em torno da sua majestosa catedral (que completou 1000 anos em 2015). A cidade é conhecida como a "Capital do Natal".

Uma média de dois milhões de pessoas do mundo todo são esperadas todos os anos no Christkindlmärik, que começa 25 de novembro e vai até 24 de dezembro de 2016.   Luzes brilhando, sinos tocando, aroma de canela e cravo no vinho quente, barracas repletas de enfeites, brinquedos, comidas típicas são as delícias desse mercado.




Enfeites de todos os tipos para a árvore de Natal. Cordões metálicos, fitas, velas, bichinhos de pelúcia, bonecos, cristais e muitas idéias de presentes. Do pretzel às castanhas assadas, dos biscoitos às balas e chocolates, dos bonecos de neve feitos de pão de mel e gengibre aos anjos, corações e estrelas doces, muitas tentações!



O Natal transforma Strasbourg, que já é linda, em uma cidade saída de um conto de fadas!


Mercados de Natal em Paris

A iluminação de Paris na Avenue des Champs Elysées atrai em torno de 300.000 visitantes por dia. De 11 de novembro de 2016 a 8 de janeiro de 2017, os "Marchés de Noel"  são organizados em vários bairros.


Mercado de Natal na Av. des Champs Elysées, Paris


Decoração de Natal de 2014
A avenida mais famosa do mundo, fica ainda mais bonita e mais charmosa iluminada para o Natal.

Marche de Noel de 2012 na Av des Champs Elysees
É certamente o mercado de Natal que atrai mais visitantes na cidade. Encanta desde a Place de la Concorde até o Rond Point des Champs Elysées. 

A Avenida acolhe 190 chalés de madeiras decorados durante todo o período de Natal. Oferecem degustação e muitas ideias de presentes. Aberto das 13:30 até 23 hs, de 11 de novembro de 2016 até 8 de janeiro de 2017Não esqueça de se agasalhar bem! Faz muito frio nesta época!

Marché de Noel Paris Notre Dame



Square René Viviani, de 16 a 25 de dezembro de 2016.


Marché de Noël du Montparnasse
Gastronomia e artesanato se encontram sob as pequenas barracas de madeira na Place Raoul Dautry - de 10 a 31 de dezembro de 2016.

Marché de Noël du Trocadero, Champs de Mars on Ice
Em frente à Torre Eiffel, o mercado do Trocadero oferece aos visitantes a escolha de vários produtos regionais, artesanato e animações folclóricas. Além das centenas de quiosques, há um rinque de patinação de 12m x 30. Funciona das 11 hs até 20 hs, de 15 de dezembro a 3 de janeiro de 2017. 

Marché de Noel St Pierre de Montmartre
De 2 a 4 de dezembro de 2016

Le village du Père Noël de Saint Germain des Prés
Ao redor da Igreja Saint Germain des Prés, pequenas barracas lindamente decoradas compõem a aldeia do Papai Noel com uma seleção de produtos tradicionais. De 1° a 31 de dezembro de 2016.

Marché de Noël de Saint Suplice
A histórica Place Saint Sulpice, colorida de azul e prata recebe seus visitantes com produtos gastronômicos e regionais. Aberto das 11 as 20 hs. De meados de dezembro até o dia 24. 
 
Le Marche de Noël de La Défense
10.000 m de exposição, de tapetes vermelhos e 350 chalés sob o Arco de la Défense iluminado. Aberto das 11 as 20:00 hs durante a semana, e até as 21 hs aos sábados. De 17 de novembro a 27 de dezembro de 2016.


Marché de Noël place de la République (3eme)
gastronomia, artesanato, animações para as crianças e espetáculos (estande do Pèreapai Noël estande de jogos, trampolim, carrossel) De início até meados de dezembro. Todos os dias das 10h as 19h. Sábados até meia-noite. Place de la République. Metrô République

Marché de Noël du Mail Branly (7eme)
Chales aos pés da Torre Eiffel para algumas comprar de Natal ou uma pequena pausa para "beliscar" (castanhas, pains d'épices, tartiflette, vinho quente…)..De meados de dezembro a início de janeiro. Metro Bir-Hakeim

Marché de Noël Lévis (17eme)
Artesanato e gastronomia. Guloseimas e presentes para todas as idades. Meados de dezembro. 10h00 à 19h00, sábados das 10h00 a meia-noite. Place de Lévis. Metrô Villiers ou Malesherbes

Marché de Noel  - La Défense 
Place d'Italie - meados de novembro a 24 de dezembro.

Marché de Noel du 10eme - meados de dezembro , Blv St Martin 

Marché de Noel du 14ème - De fim de novembro a fim de dezembro.



Casa do Papai Noel em Novion-Porcien, na Região Champagne Ardenne

Uma casa de 4000 m2, aonde Papai Noel se instala de fim de novembro a 24 de dezembro, das 10 as 20 horas. A visita-espetáculo dura em torno de 1h e 15min. 

45 min. de Reims, pelo TGV. Reservas pelo site:
www.latourneeduperenoel.fr









Outras Cidades

 Lille : Perto da Belgica, o Grand Marché de Noël de Lille atrai perto de 900.000 visitantes por ano. Todos os bairros da cidade são em festa, a Place Charles De Gaulle acolhe a Grand Roue (Roda Gigante) e a alguns metros da Grand Place o marché de Noël é instalado com mais de 80 chales. De meados de novembro a fim de dezembro.  

• Amiens : Um dos maiores Marchés de Noël do norte da França, com mais de 300 expositores, transforma o centro da cidade... Meados de novembro a fim de dezembro. 


•  Lyon : A grande fête des lumières (festa das luzes). Em torno de 3 milhões de visitantes franceses e estrangeiros vêm descobrir essa festa em um ambiente mágico. Lyon se enfeita de 1000 cores de luzes cintilantes. Na Place Carnot, de fim de novembro a fim de dezembro. 




Expressões de Natal

Feliz Natal! - Joyeux Noël!
Montar a árvore - Décorer le sapin
Dar presentes - Offrir des cadeaux





Refeições de Natal

O foie gras, as ostras, os escargots, o salmon defumado, são frequentes na mesa de Natal dos franceses. Também o "boudin blanc" , uma espécie de embutido de cor branca, feito co leite. O peru com castanhas é o prato tradicional desta época.

Quanto às sobremesas, a preferida nesta época é a "bûche de Noël", um bolo feito com massa de pão-de-ló, em forma de tronco de árvore, coberto de chocolate e com diversas opções de recheios.

Diz a lenda que essa tradição surgiu na época céltica quando a Bûche – ou o tronco de árvore – era símbolo de proteção e amuleto de sorte. (Abaixo uma vitrine com as bûches de Noel). Veja Buches de Noel em Paris



Em janeiro existe a tradição da rosca de reis, os franceses a chamam de «Galette des Rois». É uma rosca recheada de creme de amêndoas. 




O bolo vem com uma coroa de papel e dentro há um bonequinho, "la feve". Quem o encontra é coroado rei e tem a obrigação de pagar uma nova rosca para ser abençoado com sorte em todo o novo ano.

Na Provence, o ritual das 13 sobremesas (13 desserts) que personalizam 12 apóstolos e Jesus, continua a existir. Encontramos o tradicional pão ao azeite de oliva chamado "bomba ao azeite" , o nougat preto e branco, os frutos frescos e secos (uvas, amêndoas, figos, avelãs)Tradições de Natal




A grande sopa (le gros souper) é servida na noite de Natal, antes de ir à missa de meia-noite. Há um simbolo por trás de cada prato e os números são importantes: 

A mesa é coberta com 3 toalhas brancas para as 3 Trindades, com 3 castiçais brancos acesos e 3 pires de trigo. A grande sopa é composta de 7 pratos magros para recordar de 7 dores de Maria, e é servida com 13 pequenos pães e seguida de 13 sobremesas. Os pratos servidos diferem de um lugar a outro da Provença, são usados com frequência aipo, couve-flor, espinafre , bacalhau, omelete, escargots, alho….

As treze sobremesas são provadas na volta da missa, e ficam sobre a mesa durante os 3 dias seguintes, até o dia 27 de Dezembro.


Na Alsácia, os bolos (Christolles) têm temas e personagens de Natal (estrela, árvore de Natal, cruz...). Desde o século X, oferece-se sempre ao Santo-Nicolau pão de especiarias, perfumado com canela, amêndoas e mel.


O "temps de l'Avent" para preparar o Natal

Temps de l'Avent são as 4 semanas que antecedem o Natal e começa no quarto domingo antes do Natal. Para os cristãos, esse período permite reviver simbolicamente a espera do nascimento de Jesus. É uma época de fervor, mas é também o sinal de partida para os preparativos de Natal. O primeiro domingo de l'Avent, é também o início do ano litúrgico.


 
Os Símbolos do Avent...

calendário d'avent

O calendário de l'Avent


Esse calendário sempre ajudou na espera das crianças pelo Natal. Geralmente em cada janela (dia) a criança descobre um chocolate ou uma pequena surpresa.

Outra forma mais antiga é um calendário em tecido vermelho, com pequenos bolsos, cada um simbolizando um dia, com uma guloseima ou um pequeno brinquedo.
 

O presépio de Natal 


O primeiro domingo de Avent é a data ideal para começar a preparar o presépio com os personagens. Mas o menino Jesus só deve ser colocado no dia 24 de dezembro.

 

As velas de l'Avent 


As velas que acesas durante o Avent simbolizam a espera por Jesus e a esperança. A tradição de acender 4 velas, uma em cada domingo, é muito presente na Alsácia.



A tradicional Árvore de Natal das Galeries Lafayette


Natal 2019

Natal 2016 Galeries Lafayette

Árvore de Natal 2015

Árvore de 2014, de cabeça para baixo

Galeries Lafayette Natal 2013

Galeries Lafayette, Natal 2012




Uma linda canção de Natal: http://www.youtube.com/watch?v=Lcna_O-Ll7I






2 comentários:

  1. É só uma decoração de natal mais bonita do que a outra.

    horoscopo do dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito lindo mesmo! Obrigada por comentar
      Um abraço

      Excluir