15 de out. de 2009

Vale do Loire (6) - Saumur

Saumur



Saumur é uma cidade do Vale do Loire, no Departamento de Maine et Loire, Região Pays de La Loire, com 66 km2 e 30.000 habitantes.



É conhecida sobretudo pelo seu Castelo do século XIV, o Château de Saumur, que se localiza sobre um rochedo dominando a cidade e o Rio.


Classificado em 2000 como "Patrimônio mundial da humanidade", o castelo de Saumur é situado na Estrada histórica do Vale dos Reis.

Há mil anos Saumur vive no ritmo do seu castelo. Ele é visível a quilometros, e oferece aos olhares uma visão de conto de fadas.
Em 22 de Abril de 2001 uma parte do castelo desmoronou e danificou algumas casas situadas abaixo. Passou então por uma reforma que terminou em 2007, recuperando seu esplendor do passado.


VAI VIAJAR PARA A EUROPA?

Tem uma situação geográfica privilegiada, pois se encontra no centro do Vale do Loire. Oferece várias atrações turísticas e um grande comércio.




Um bom passeio é caminhar ao longo do Loire e admirar as imponentes construções, entre elas o Hôtel de Ville, a Prefeitura.


A cidade teve um papel importante na 2a Guerra Mundial. A Batalha de Saumur foi uma das últimas batalhas antes da ocupação em 1944. Os bombardeios estratégicos da cidade atrasaram consideravelmente o avanço das tropas alemães. Este acontecimento é comemorado no Museu de Cavalaria de Saumur.


O Cadre Noir, a Escola Nacional de Equitação, foi fundada em 1814, é mundialmente conhecida. Tem diversos espetáculos durante o ano.


As casas trogloditas são muito comuns nessa região. São casas construídas em antigas cavernas oriundas das escavações de tuffeau, uma pedra usada para construir todos os castelos e mansões das redondezas.



Os escavadores recebiam essas cavernas como “pagamento” pelo trabalho de extração, corte e transporte das pedras.



Pierre et Lumière




São esculturas subterrâneas em miniatura de monumentos do Vale do Loire, feitos em pedra tuffeau. Visita virtual - você clica e vê as esculturas:http://www.pierre-et-lumiere.com/

De 12/02 a 13/11 : todos os dias das 10h00-19h00
Visita com duração de 1 hora. Visita guiada para grupos, agendadas com antecedência.


Musée du Champignon



Criado em 1978, mostra tudo sobre a cultura das várias espécies de champignons, das caves até o prato. Saint-Hilaire-Saint-Florent, Route de Gennes http://www.musee-du-champignon.com/




Lourdes










Nenhum comentário:

Postar um comentário