15 de out de 2009

Vale do Loire (6) - Saumur

Saumur



Saumur é uma cidade do Vale do Loire, no Departamento de Maine et Loire, Região Pays de La Loire, com 66 km2 e 30.000 habitantes.



É conhecida sobretudo pelo seu Castelo do século XIV, o Château de Saumur, que se localiza sobre um rochedo dominando a cidade e o Rio.


Classificado em 2000 como "Patrimônio mundial da humanidade", o castelo de Saumur é situado na Estrada histórica do Vale dos Reis.

Há mil anos Saumur vive no ritmo do seu castelo. Ele é visível a quilometros, e oferece aos olhares uma visão de conto de fadas.
Em 22 de Abril de 2001 uma parte do castelo desmoronou e danificou algumas casas situadas abaixo. Passou então por uma reforma que terminou em 2007, recuperando seu esplendor do passado.


Tem uma situação geográfica privilegiada, pois se encontra no centro do Vale do Loire. Oferece várias atrações turísticas e um grande comércio.




Um bom passeio é caminhar ao longo do Loire e admirar as imponentes construções, entre elas o Hôtel de Ville, a Prefeitura.


A cidade teve um papel importante na 2a Guerra Mundial. A Batalha de Saumur foi uma das últimas batalhas antes da ocupação em 1944. Os bombardeios estratégicos da cidade atrasaram consideravelmente o avanço das tropas alemães. Este acontecimento é comemorado no Museu de Cavalaria de Saumur.


O Cadre Noir, a Escola Nacional de Equitação, foi fundada em 1814, é mundialmente conhecida. Tem diversos espetáculos durante o ano.


As casas trogloditas são muito comuns nessa região. São casas construídas em antigas cavernas oriundas das escavações de tuffeau, uma pedra usada para construir todos os castelos e mansões das redondezas.



Os escavadores recebiam essas cavernas como “pagamento” pelo trabalho de extração, corte e transporte das pedras.



Pierre et Lumière




São esculturas subterrâneas em miniatura de monumentos do Vale do Loire, feitos em pedra tuffeau. Visita virtual - você clica e vê as esculturas:http://www.pierre-et-lumiere.com/

De 12/02 a 13/11 : todos os dias das 10h00-19h00
Visita com duração de 1 hora. Visita guiada para grupos, agendadas com antecedência.


Musée du Champignon


Criado em 1978, mostra tudo sobre a cultura das várias espécies de champignons, das caves até o prato. Saint-Hilaire-Saint-Florent, Route de Gennes http://www.musee-du-champignon.com/




Lourdes










Nenhum comentário:

Postar um comentário