20 de set de 2013

Vale do Loire (9) - Azay le Rideau


Azay-le-Rideau



Charmosa cidadezinha do Vale do Loire, no departamento de Indre-et-Loire, a 269 km de Paris e a 25 km de Tours.  Saindo da Gare Montparnasse por TGV até Tours, e de lá trem TER ou ônibus até a Gare de Azay le Rideau (total de 2 ou 3:30hs, dependendo do horário).




O imponente castelo foi reconstruído no final do século XV, no local de um anterior que foi incendiado. Este castelo não teve papel militar, é uma construção residencial.

Ricamente decorado, abriga muitas tapeçarias de Paris, Anvers e Bruxelas

Ele fica a 20 ou 30 minutos a pé da estação de trem e está literalmente “dentro” do rio, em meio a um belo parque. A 2 km da cidade existe um castelo menor, Château de L´Islette, aonde viveu o escultor Rodin.

Ponte sobre o Rio Indre

A antiga Igreja de Saint Symphorien é digna de uma visita. A parte mais antiga é do século X.



São dois marchés (mercados, feira livre) por semana: As quartas-feiras pela manhã na Places des Halles, e aos sábados pela manhã na Place de la Republique.







Chateau de Azay le Rideau



Um pouco da História do Chateau:

Ridel d'Azay deu seu nome ao lugar no século XII. Mas, em 1418, seus habitantes insultaram Charles VII durante a sua passagem. Em represália, o castelo foi incendiado. Durante muito tempo ficou conhecido como Azay-le-Brûlé (Azay-o queimado).

A construção do atual castelo se iniciou em 1515 quando Gilles Berthelot, tesoureiro real, obteve autorização para reconstruir as fortificações. 

Sua arquitetura é inspirada na Renascença italiana.

O sucesso de Berthelot e de seu amigo Semblançay provocaram desconfiança de François I. Acusado de malversação (desvio de dinheiro), foi preso e enforcado em 1527. Com medo de ter o mesmo destino, Berthelot preferiu sair do país e deixar o castelo. François I então, se apropriou do chateau.

Charles de Biencourt comprou a propriedade em 1791. Em 1905 o Estado recomprou o castelo.


Espetáculo no Chateau:

Le Miroir Enchanté (O Espelho Encantado) - é um espetáculo que acontece todas as noites no parque do Castelo durante o verão. O castelo abre todos os dias de outubro à março: 10h à 12h30 e 14h à 17h30 abril, maio, junho e setembro: 9h30 à 18h julho e agosto: 9h30 à 19h Fechado em 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro.

Tarifa adulto: 8,50 euros


butique do chateau


Hotéis




Les Trois Lys
2, Rue du Chateau

Le Grand Monarque
1, Rue du Chateau

Hotel de Biencourt
7 Rue Balzac

Le Cheval Rouge
9, Rue Principale

Hotel des Chateaux
2, Route de Villandry




Como Chegar:
Trem

  • TGV Paris – Tours : 55 min
  • TGV Roissy/CDG – Tours : 1h50
  • TGV Bordeaux – Tours : 2h35
  • TGV Lille – Tours : 2h35 + TER Tours - Azay-le-Rideau : 30 mn
  • TGV Lyon – Tours : 2h50
  • TGV Bruxelles – Tours : 3h10







 




Veja também:
Vale do Loire




Nenhum comentário:

Postar um comentário