Saint Jean Pied de Port é uma pequena cidade medieval no sudoeste da França, a 8 km da Espanha. Aos pés dos Pirineus, cercada de montanhas e com o Rio Nive aos seus pés, é uma das cidades bascas mais bonitas. Tem 2,73 km2 e 1.500 habitantes.
No país basco francês, é cercada por muralhas do século XVIII. Entrando por umadas suas sete portas, o visitante encontra ruas medievais quase intactas.
A ponte sobre o rio Nive, que atravessa a cidade, nos oferece uma deslumbrante visão, com suas belas casas refletidas no rio... É a última etapa francesa do Caminho de Santiago (ver Caminho de Santiago na França).
A ponte sobre o rio Nive, que atravessa a cidade, nos oferece uma deslumbrante visão, com suas belas casas refletidas no rio... É a última etapa francesa do Caminho de Santiago (ver Caminho de Santiago na França).
Batizada Donibane Garazi em basco, Saint-Jean-Pied-de-Port foi fundada no fim do século XII para proteger a passagem do rio e o acesso às montanhas de Roncevaux de Bentarte.
Cerca de 40.000 peregrinos por ano têm a sua credencial carimbada na Maison d'accueil, na rue de la Citadelle
Muitos peregrinos iniciam aí o seu caminho até Santiago de Compostela, a quase 800 km de distância.
A Porta de Santiago foi aberta no século X e é classificada como patrimônio mundial da humanidade.
A Rua da Cidadela é uma verdadeira jóia com as suas lojinhas e as lindas casas. O vermelho, muito presente no país basco, predomina nas portas e janelas.
Em muitas dessas casas (dos séculos XVI e XVII), podemos ver gravado sobre as portas o nome do primeiro proprietário e a sua profissão. A mais antiga data de 1510
Do alto da cidadela, construída no antigo castelo de Navarra e que hoje abriga um colégio, descortina-se uma linda vista da pequena cidade e das montanhas que a cercam.
Suas ruas mais famosas são a Rue de la Citadelle e a Rue d'Espagne.
A torre da Igreja de Notre-Dame e a Porta de Notre-Dame (aberta no campanário da igreja). Essa porta dá, de um lado, para a Rua da Cidadela e do outro, para a Ponte Notre-Dame.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAK2vWE4XN_edPkGHsYUnBK7kP8Fukiy8dTAPR4n1p921IyUm-Mr6GqrtLGkUaijyXId3ydjTGm9phWzCLJVkRDSeyMOG6TknN8-KGwPN6gSifm1_jeK3JW2ZNVx1VsTJZur_Le9QtxXcQ/s200/Saint_JeanPieddePortCompostelle.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiqQJgrGFz8HhvndzLIe8GlZCveD1c6YnQAsD5S611cJtcD8PFihWR8oKHZAKvCL71nygY8RnLOKgeF2qiPza7R-9QD8OQCvTAHnwnjf0OI34g45ekfQ19v4r5kgHlRhmn11gd7vO_vIvzc/s400/Saint_Jean_Pied_de_Port.jpg)
A concha, símbolo dos peregrinos, está por toda parte.
É uma cidade linda aonde temos vontade de fotografar tudo!
Como Chegar:
De Paris, pegar o TGV para Bayonne, na Gare Montparnasse.
Em Bayonne, pegar o TER até Saint Jean Pied de Port
Dependendo do horário, a viagem dura entre 7hs e20 até 13hs
Fins de semana de caminhadas acompanhadas, de 3 dias e 2 noites,organizadas pelo Office de Tourisme.
Office de Tourisme: 14, place Charles-de-Gaulle
Veja também
Nenhum comentário:
Postar um comentário