8 de fev. de 2014

Região Auvergne

A Região Auvergne

A partir de 2016, a França tem uma nova divisão, com 13 regiões (+ 5 ultramarinas). Até 2015 eram 22 regiões. 

Agora a Região Auverne é: Auvergne Rhone-Alpes. Essa postagem fala somente sobre a Auvergne.



Clermont-Ferrand

Esta bonita região verde e natural atrai visitantes e historiadores.







Pulmão verde da França, Auvergne oferece atividades para todas as estações. No inverno, esqui no Maciço Central, e no verão, caminhadas, paraquedismo, ou esportes aquáticos nos numerosos lagos (Guéry, Orcival, Aydat).










A natureza e os grandes espaços desta região são desenhados pela grande cadeia de montanhas do Puys e seu famoso Puy de Dôme.


Puy de Dome

Beba nas numerosas fontes de água mineral como Volvic, Vichy ou Saint-Yorre, respire o ar puro desta região.


A capital de Auvergne, Clermont-Ferrand, é cercada de vulcões.



Clermont é o ponto de partida de numerosas visitas: o Puy de Dôme, o Plateau de Gergovie e Vulcania, o primeiro parque europeu de vulcanismo, que tem como programa a simulação de imersão dentro de um vulcão com efeitos especiais. 

Funciona desde 2002 e permite conhecer a história e o funcionamento dos vulcões de maneira lúdica. 

Fica a 15 km de Clermont-Ferrand, saindo da Gare da cidade, e a viagem dura 25 minutos. As tarifas custam 24,50 euros(dependendo do mês).



Os 4 departamentos da Auvergne



A arquitetura única da catedral Notre-Dame de l'Assomption ou a da fonte Amboise, ambas em pedra de Volvic, é uma característica local.



É conhecida também pela a sua fábrica Michelin, seus museus, principalmente o Museu Arqueológico Bargoin que expõe coleções procedentes de escavações efetuadas na região.

Parque Vulcania

Maior maciço vulcânico da Europa, Auvergne é uma região ainda bastante selvagem, formada por planaltos, vales e montes.

Auvergne também é conhecida por suas águas potáveis, ricas em sais minerais, e suas estações termais.


Clermont Ferrand

Os montes de Dôme, a leste da cidade de Clermont-Ferrand, proporcionam umas das mais lindas vistas da Auvergne.

Território montanhoso, Cantal é famoso por seu queijo, que já era fabricado há 2000 mil anos.

A gastronomia da região é farta em pratos à base de couve, batatas, carne de porco e queijo. Carneiro, ganso e pato também entram no preparo de várias especialidades locais.



Mais ao sul da Região, Puy-en-Velay, cidade religiosa e um dos pontos de partida para a peregrinagem à Santiago de Compostela (Saint-Jacques-de-Compostelle).



Suba até o Rocher Corneille para desfrutar de um panorama magnífico da cadeia des Puys.


Notre Dame da Assomption
Para começar a visita de Clermont-Ferrand, o ideal é partir do Palácio de Jaude, imenso palácio que delimita a parte histórica da cidade e os outros bairros.




Dois centros históricos para uma cidade



Clermont et Monferrand eram, até 1630, duas cidades independentes. O que resta ainda hoje dessa separação são 2 centros históricos: Clermont l'Antique e Monferrand la Médiévale.




A Igreja Saint-Pierre-des-Minimes - o seu dome é visto de longe. No interior, um painel explicando todos os lugares santos da cidade. Admire a beleza dos vitrais.




Catedral Notre-Dame da Assomption - A maior parte da sua construção é do século XIII. Contemple os vitrais e os afrescos no interior da catedral. Fica bem no centro da parte antiga de Clermont Ferrand, na Place de la Victoire.



Place de la Victoire - Verá a bela fonte central com seus leões. Lugar calmo e agradável. É aqui que se encontra o office de turismo. Aproveite para pegar folhetos com os eventos da região.



Basilique Notre-Dame do Port - Classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO tanto pela beleza e perfeição da sua arquitetura e o seu equilíbrio, como pela sua importância nos caminhos de peregrinação de Compostella. 


Museu Bargoin e suas coleções arqueológicas e têxteis.

Museu Henri-Lecoq de história natural.




Principais Cidades da Região:

Departamento de Allier: Moulins, Montluçon, Vichy, Gannat, Saint-Pourçain-sur-Sioule, Yzeure, Bourbon-l'Archambault, Néris-les-Bains, Commentry, Cusset, Saint-Yorre, Lapalisse.Todas as cidades: http://www.toutes-les-villes.com/villes-departements/03-allier.html



Departamento Puy de Dôme: Clermont-Ferrand, Thiers, Issoire, Riom, Ambert. Todas as cidades: http://www.toutes-les-villes.com/villes-departements/63-puy-de-dome.html



Departamento Cantal: Aurillac, St.Flour, Murat, Mauriac, Apajon-sur-Cère,Ytrac.  Todas as cidades: http://www.toutes-les-villes.com/villes-departements/15-cantal.html

Departamento Haute Loire: Le Puy, Brioude, Yssingeaux. Todas as cidades: http://www.toutes-les-villes.com/villes-departements/43-haute-loire.html



Clermont-Ferrand fica a 3 hs e meia de Paris, saindo da Gare de Lyon. A passagem custa de 55 a 90 euros, dependendo do dia e da hora. Faça a sua simulação no anúncio aqui no blog.





Aligot
Algumas Especialidades Culinárias da Região:
  
Aligot: é uma espécie de purê de batatas, macio com queijo cantal, misturado com batatas cozidas lentamente na manteiga, alho e leite. (Uma delícia!)


Gigot brayaude: gigot  (pernil de cordeiro) assado, coberto com batatas, cebolas e bacon. 


Cousinat: nome de dois pratos bem diferentes. Em Auvergne, é uma sopa de castanhas, salsão, cebolas e alho-poró, com creme fresco e manteiga da região de Salers.


Na costa basca, cousinat é um ragu de presunto cru, feijões, alcachofras e cenouras.

Petit salé aux lentilles: refogado tradicional, feito com carne suína,bacon, cebolas, cenoura e lentilhas.





Queijo Bleu d'Auvergne - queijo de vaca tradicional da região.











Queijo Cantal (uma delícia)





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário