28 de nov de 2010

Lyon - Região Rhône-Alpes



Na confluência dos rios Rhône e Saône, é uma das maiores cidades francesas. Capital da Região Rhône Alpes e do departamento de Rhône.


Traboule

Fica a 465 km de Paris, e é ponto de passagem em uma viagem de Paris à Provence. De carro são quase quatro horas e por TGV são menos de três horas.

É uma cidade muito antiga, do tempo de Júlio César, que a fundou como uma colônia romana, em 43 AC. Por isso pode-se ver construções romanas por toda a cidade, principalmente na região de Fourvière, onde se encontra também um museu e dois anfiteatros romanos.

Fica entre os rios Saône e Rhône; e duas colinas, a Fourviére (a "colina que reza", devido às suas igrejas) e a Croix Rousse ("a colina que trabalha", devido aos ateliers de manufatura da seda).


A sua arquitetura, com suas "traboules" (pequenas passagens por onde podemos passar de uma rua para outra atravessando vários prédios) atrai milhares de turistas todos os anos. Também é conhecida por sua gastronomia e hospitalidade.


Lyon tem uma eficiente rede de transporte público: 4 linhas de metrô, tramway e ônibus, além do transporte público de bicicleta, criado em 2005.

O Aeroporto Internacional Saint-Exupéry fica a 25 km do centro, e serve como base para vôos regionais e internacionais.  Vôos diários para Paris (CDG e Orly), Bordeaux, Toulouse, Londres e Frankfurt.  É ligado à cidade pela linha Rhônexpress, uma linha expressa que é ligada à Gare de Lyon Part-Dieu em menos de 30 minutos.


Ele também está diretamente ligado à rede de TGV com a sua própria estação Gare de Lyon Saint-Exupéry. O Satobus passa a cada 20 minutos e custa 14,90 euros (ida e volta).

le Théâtre des Célestins - O seu nome vem do convento de Célestins que ocupava o lugar de 1407 a 1789. Foi inaugurado 1 de agosto de 1877 e a última reforma aconteceu de 2002 a 2005.

le Palais de la Bourse - ou Palais du Commerce, abriga atualmente a Camara de Comércio e Indústria de Lyon. Ele é contornado pela Place des Cordeliers, pela Place de la Bourse, e pelas Rue de la République e Rue de la Bourse.

O Vieux Lyon - O bairro medieval e renascentista de Lyon. É situado nas margens do Saône, aos pés da colina de Fourvière. É um dos maiores bairros deste período que continuou intacto até os nossos dias. Suas estreitas ruas de pedra fervilham de bistrôs e butiques.

As boutiques criativas do Vieux-Lyon oferecem uma bela seleção de objetos de arte e têxtil.

Lyon Shop and Design - lojas, restaurantes e hoteis criativos de Lyon. Concebido por arquitetos e designers, fazem da cidade uma verdadeiro destino design. www.lyon-shop-design.com


Ponte Lafayette - ponte sobre o Rhône construída em 1826, Tem 214 m ce comprimento e 13 m de largura, foi destruída por cheias em 1840, e em 1856. Em 1890 Foi substituída pela ponte atual de estrutura metálica. O arco central foi destruído em setembro de 1944, foi finalmente reconstruida e reaberta em 1946.


Direction des Espaces Verts Mairie de Lyon 

Gratuito e com diversos atrativos, é um dos mais amplos e belos parques da França. São mais de 8 mil árvores, uma reprodução da savana africana, jardim zoológico e jardim botânico.



Colina de Fourvière - O bairro é praticamente um sítio arqueológico. Pegue o funicular para subir na colina de Fourvière. Da esplanada da basílica, você tem uma visão panorâmica da cidade. 


Basílica Fouvière

Lá no alto está a Basílica de Fourvière, uma linda igreja construída em estilo eclético no final do século IX, que hoje é um dos mais fortes símbolos da cidade.


Não muito longe da Basílica, entre gratuitamente nos teatros romanos da Fourvière.


Saint Jean de Lyon - Uma igreja do século XV em estilo romano absolutamente fascinante. O portal com inscrições dos signos do zodíaco e um relógio astronômico com figuras móveis que marcam as horas merece muitas fotos. 


Vários festivais de cinema ou de música, programação das salas nacionais que estão na Opéra, auditorium, no théâtre des Célestins, no Théâtre Nouvelle Génération para crianças e adultos!


A famosa Fête des Lumières (Festa das Luzes) acontece durante 4 dias em dezembro. Essa famosa festa é uma manifestação popular em homenagem a Immaculée-Conception.


Todos os moradores põem velas nas janelas em honra da Nossa senhora de Fourviére, e sobem com a estátua da Virgem, da catedral até à basílica.


Ao longo dos últimos dez anos tornou-se um misto de peregrinação e exposição artística. A população faz questão de manter a tradição e não esquece as origens do evento.

As fachadas de vários edifícios emblemáticos da cidade são iluminadas. Acontece de 8 a 11 de dezembro.  

A origem da festa foi em 1852, quando foi inaugurada a estátua da Virgem Maria na capela da Colina de Fourvière. Seria no dia 8 de setembro 1852, mas uma cheia do rio Saône impediu a cerimônia. Foi então adiada para 8 de dezembro.

Centro Histórico da Resistência e da Deportação - Criado em 1992, foi simbolicamente instalado na antiga escola de saúde militar, ocupada pela Gestapo na primavera de 1943 até 26 de maio de 1944. Uma exposição permanente mergulha o visitante, munido de um áudio-guia, num universo visual e sonoro que lhe permite percorrer a história da Segunda Guerra Mundial.


l'Hôtel-Dieu  - Às margens do rio Rhône, é uma das maiores construções de presqu'ile. Primeiro hospital da cidade, que funciona até hoje.



Por estar às margens dos rios Rhône e do Saône, além da bela vista, é possível aproveitar para navegar por eles até a sua confluência, fazer cruzeiros, jantar nos barcos.... 


Uma construção interessante, para aproveitar melhor a presença dos dois rios, é uma espécie de prainha, que se assemelha a um espelho d'água, aonde se pode molhar os pés ou andar de bicicleta pelas margens.

Nos bairros do Vieux Lyon e da Croix-Rousse pode-se encontrar várias passagens no interior dos prédios, chamados traboules, que permitem passar de uma rua a outra. Esses becos eram usados pelos artesãos da seda e pelos soldados da Resistência durante a Segunda Guerra. 

Em algumas dessas passagens existem atelies de artistas, desfiles e exposições. Elas traçam o caminho da época industrial do trabalho da seda em Lyon. Admire os belos pátios interiores, nas galerias e escadas em espiral.



Durante o passeio, na Maison des Canuts pode-se ver um tear de jacquard em ação. Os ateliês da Seda Viva mostram um outro aspecto deste meticuloso trabalho da seda. O Ateliê da Seda, na Rue Romarin, explica a técnica de pintura em panos de veludo.

Os mais finos conhecedores se encontram na rue Romarin, no Ateliê de Soierie, uma loja de fábricas da empresa Brochier, fornecedor de grandes costureiros parisienses , onde pode-se comprar peças únicas e pontas de estoque à preços excepcionais. 

Atravesse o Saône sobre a passarela do Palais de Justice, percorra a Presqu’île. Da famosa Place Bellecour aos Terreaux, passando pelo "carré d’Or" (aonde encontramos mais de 70 marcas de luxo como Dior, Hermes, Mont Blanc, Escada, Cartier...) para compras de luxo. 

Aguns edifícios emblemáticos e museus estão presentes neste bairro: Abbaye d’Ainay, Hôtel Dieu, Théâtre des Célestins, Musées de l’imprimerie, das Belas Artes, Igreja St Nizier, Hôtel de Ville e Opéra entre outros.

Ao sul de Bellecour, o quartier Auguste Comte apresenta uma centena de boutiques de antiguidades, arte e decoração.

Mais informações sobre o centro de Lyon e seu comércio acesse:
www.tendancepresquile.org





Ao lado, os bairros de Lyon.

O Centro, a Presqu'île, é uma estreita faixa de terra aonde os dois rios (Rhône e Saône) se encontram






 





la Basilique Saint-Martin d'Ainay (foto ao lado) - igreja de estilo romano situada no bairro d' Ainay, no presqu' ile. 


la Place Bellecour, ou Praça Louis-le-Grand é a maior praça da cidade (62 000 m ²) e a terceira maior praça da França. É também a maior praça pedestre da Europa. No seu centro encontra-se uma estátua equestre de Louis XIV. Tem també a estátua representando o Pequeno Príncipe e Antoine de Saint-Exupéry.


l'Église St-Nizier - Rue de Brest, entre a Place des Terreaux e des Jacobins. Classificada como Monumento Histórico desde 1840. 
De estilo gótico, com um portal de estilo renascentista. Sua silhueta é imediatamente reconhecida pelas suas duas flechas assimétricas.


Croix-Rousse: O berço da criação e centro histórico da indústria da seda.

É um bairro situado sobre a colina do mesmo nome. Antiga comuna do departamento do Rhône, é profundamente marcado pelo seu passado de lugar de indústria da seda.

Nas ladeiras da Croix-Rousse, a Passage Thiaffait abriga o Village des Créateurs. Ateliers / boutiques estão a disposição de jovens artistas para estimular a criatividade. É um espaço para exposições de moda e criações e atrai profissionais e amadores na busca por “peças únicas”.




Gastronomia


O Vale do Rhône é uma região essencial na gastronomia francesa. Das aves de Bresse a sopa de trufas, sem esquecer os fondues, raclettes, o gratin dauphinois (mistura de batatas, ovos e leite). A riqueza das produções naturais cria uma grande variedade de pratos aos quais os ricos vinhedos trazem sua generosa ajuda.

Entre as especialidades de Lyon estão o croquete de lucio no forno com manteiga, o salsichão de Lyon, a salsicha quente com amêndoas e pistaches, o polvo com nata, as galetes "pérougiennes" e os "bugnes". As sobremesas mais famosas são o Nougat de Montelimar (açúcar, mel, ovos, baunilha e amêndoas) e os "Marrons glacés". Os melhores vinhos desta região são os "Beaujolais" e "Côtes du Rhône".


A região produtora do Beaujolais, fica a 45 minutos de carro da cidade. Você pode também pegar o barco Hermés.
A grande festa da safra anual dos vinhedos Beajoulais acontece sempre na terceira quinta-feira de novembro.


La Tour Rose


Maior traboule da cidade








Veja também:
Doce França e Paris - Dicas de Viagem
Gares de Paris, RER, Transportes
Mapa Aeroporto Charles de Gaulle e Seus Terminais
Mapa Aeroporto Orly e Seus Terminais
Regiões e Departamentos da França

Saint Tropez
Cannes
Nice
Marseille

Páscoa na França
Strasbourg
Mercados de Natal na França

Vale do Loire
Tours
Plages de Debarquement
Saint Malo
Cancale
Mont Saint Michel
La Rochelle
Lourdes
Saint Jean Pied de Port
Caminho de Santiago na França
A Cruz de Hendaye
Biarritz 
Pau, Aquitaine e País Basco Francês
Bordeaux, Aquitaine
Arcahon e Cap Ferret
Giverny
Rueil Malmaison
Versailles

Saudações
Pedindo Informações
Ao Telefone
Fazendo Compras
No Médico
Mais Frases Úteis
Tempo, Hora e Data
Amor e Paquera
No Trabalho
Datas Especiais, Mensagens de Aniversário e Natal
Viagem
Correspondência
Ditados Populares e Expressões em Francês
Conversando e Expressões em Francês
Expressões de Futebol








2 comentários:

  1. Ana, adorei este blog, e ainda mais as dicas sobre o idioma.
    Navegando pelo blog, encontrei esta belissima cidade, de onde parti para Le-Puy-en-Velay, para trilhar o enigmático Caminho de Santiago, até Pamplona, na Espanha.

    PARABÉNS !
    Estarei passeando sempre por aqui.

    abço
    jurema

    ResponderExcluir
  2. Oi Jurema,
    Obrigada e volte sempre!
    Bom Caminho para você!

    ResponderExcluir