20 de set. de 2015

Av. des Champs Elysées, Paris



A Avenida Mais charmosa do Mundo





É a avenida mais famosa de Paris e a mais conhecida no mundo. Fica no 8eme e tem 1.910 metros de comprimento e sua largura é incrível, 70 metros!


Antes era apenas um terreno pantanoso. Em 1616, Marie de Médicis decidiu fazer uma longa avenida arborizada: o caminho da Rainha. Louis XIV, em 1670, encarregou o paisagista do Palácio de Versailles e do jardim Tuileries, a fazer esta avenida.


Ela vai da Place de la Concorde até o Arco do Triunfo, na Praça Charles de Gaule.


Arco do Triunfo

É um dos principais pontos turísticos da cidade e local de grandes desfiles cívicos e militares, como os desfiles após as duas Grandes Guerras, a comemoração da conquista da Copa do Mundo de 1998 (não gosto de lembrar daquele dia!), e, todos os anos, o desfile militar da festa francesa de 14 de julho, aonde as tropas desfilam diante do presidente da república. É também a chegada tradicional da famosa corrida de bicicletas "Tour de France".



Construído por ordem de Napoleão, é uma homenagem às vitórias imperiais e as vítimas das guerras.Chega-se a ele por uma passagem subterrânea. Tem 50 metros de altura e é ponto de partida de desfiles e celebrações. 




Depois da vitória na batalha de Austerlitz, em 1805, Napoleão prometeu aos seus soldados que eles voltariam sob arcos triunfais. A pedra inaugural foi colocada em 1806.Por causa de alguns problemas no projeto, ele só foi terminado em 1836
.




A sua plataforma panorâmica oferece uma das melhores vistas 360 graus da cidade. De um lado a Av. Camps Elysées e do outro, La Defense. E também uma linda visão das 12 largas avenidas que partem dali. Lá em cima tem um pequeno museu do Arco e uma lojinha de souvenirs.
 


Todos os anos, do final de novembro até o final de dezembro, o visual é enriquecido pela iluminação de Natal.


Iluminação de Natal 2015



Dia 18 de novembro de 2015, as 18:45, seria inaugurada a iluminação de Natal (do Arco do Triunfo até a Place de la Concorde), pelo ator Jean Dujardin. Mas, por causa dos atentados em Paris do dia 13 de novembro, ela foi iluminada sem festa, no dia 19. 


No dia 31 de dezembro e no primeiro domingo de cada mês (à partir de maio de 2016) fica reservada aos pedestres para a comemoração do ano novo.(ver Reveillon em Paris)



VAI VIAJAR PARA A EUROPA?





Sob o Arco está o túmulo do soldado desconhecido, aonde está enterrado um soldado francês. Todos os dias às 18 horas, acontece, ao som de clarins, uma homenagem da troca de flores. Aberto de primeiro de abril até 30 de setembro das 10 as 23 hs. De primeiro de outubro até 31 de março, das 10 as 22:30.



Place de la Concorde


Neste local o rei Luis XVI e sua mulher, Maria Antonieta, foram guilhotinados. Praça linda e majestosa, com duas fontes deslumbrantes e o Obelisco Egípcio de Luxor 


O obelisco, de 3.300 anos, foi transportado para a França em 1836, oferecido pelo Egito em reconhecimento ao papel do francês Champollion, primeiro tradutor dos hieróglifos. Tem 22,86 metros de altura e pesa 227 toneladas.




Seus hieróglifos celebram as glórias do faraó Ramsés II. A pequena pirâmide na ponta do obelisco foi acrescentada em maio de 1998 e é feita de bronze e folhas de ouro.


Jardin des Tuileries,


Aqui existia um imponente palácio que foi destruído por um incêndio em 1871. É um visual lindo, fica entre o Louvre e a Place de la Concorde.



No verão abriga um parque de diversões e vira uma badalada área de lazer. 



Lojas

Passeando pela Champs Elysées, verdadeiro templo do consumo, você ficará fascinado pelas grandes lojas , como a Lancel (malas), Fnac, Louis Vuitton (bolsas, malas e acessórios), Cartier, Gap, Sephora (templo dos perfumes e de maquiagem), Benetton, Adidas, Celio (para homens), Hugo Boss, Disney, Paris Saint Germain, Zara.... cinemas, hotéis 5 estrelas, restaurantes e cafés caríssimos, casa de shows, sorveterias, boulangeries (padarias lindas!), até o Mc Donald´s é um luxo.... na Boulangerie Paul, tem um pain au chocolat imperdível!








Banheiro Público de Luxo

A companhia Toilette de Luxe London abriu em junho na galeria do número 66 da Av. des Champs Elysées o banheiro público de luxo. 



Um espaço de 80 m2, com 2 andares, com 4 cabines para homens, 4 cabines para mulheres, todas com um suave perfume. Após cada uso, tudo é limpo e desinfectado. Tem também os famosos vasos sanitários japoneses (aquecidos, que lavam e secam).

Funcionam das 11 às 21 horas. 2 euros







No imóvel número 114 desta Avenida, existe uma placa indicando que Santos Dumont morou lá e que foi neste local que ele pousou com o seu dirigível.





Estações de metrô que servem a Avenida:

Concorde, Champs-Élysées-Clemenceau, Franklin Roosevelt,George V,
Charles de Gaulle — Étoile





Veja também:

Jardin du Luxembourg
Tour Eiffel e Invalides
Montmartre











Um comentário:

  1. Anônimo31/12/17

    Paris e linda sua historia e maravilhosa quando eu tive uma certa idade eu vou mora para lá

    ResponderExcluir