12 de mar. de 2018

Île Saint Louis, Paris


Île Saint Louis, um Pequeno Paraíso no Coração de Paris


Esse é um dos lugares especiais de Paris, com uma vista simplesmente deslumbrante que fica no coração da cidade, a pequena Île Saint Louis, a minha ilha preferida no mundo. Ela abriga verdadeiros tesouros arquitetonicos e historicos nas suas fachadas.

Ile de la Cité e Ile Saint Louis
Era um pântano que se transformou no século XVII em uma elegante área residencial, endereço de artistas e de milionários. Dá para percorrer tudo em poucos minutos.





É um passeio imperdível! Tem somente oito ruas...



Comece pela Rue de St Louis-en-Île, que corta a ilha, e veja os hotéis, as lojinhas de guloseimas, as vitrines das boulangeries (padarias), a vitrine de queijos da Fromagerie La Ferme St Aubin (uma loucura a variedade!)





Fromagerie La Ferme St Aubin


Sorveteria Berthillon
Nessa mesma rua, numero 29-31, fica também a sorveteria mais conhecida de Paris, a Berthillon, ideal para uma pausa no passeio.



Na mesma rua fica a igreja Saint Louis en Ile (no número 19 bis). Começou a ser construída em 1644 e a torre do sino foi finalizada em 1765. Depois da Revolução, foi um deposito de livros até 1798.


Contorne a ilha e admire uma das mais lindas paisagens de Paris! Desça pelas escadas e dê um passeio pelas margens do Sena.... é como um sonho!






Place Louis Aragon
Na altura do Quai de Bourbon 45, há a pracinha mais romântica que eu já vi....a Place Louis Aragon. Sente no banquinho e fique simplesmente olhando para o rio, para a paisagem indescritível....


VAI VIAJAR PARA A EUROPA?



No Quai de Bourbon 19, é a casa aonde morou a escultora Camille Claudel, de onde saiu para ser internada até a sua morte.





A placa do edifício, com uma frase de Camille "Il y a toujours quelque chose d'absent qui me tourmente" Tem sempre alguma coisa ausente que me atormenta. Veja também: Amores Célebres na França


Chegando na ponte atrás da Notre Dame, (Pont Saint Louis), que liga a Ile Saint Louis à Ile de la Cité, faça uma pausa para ouvir os músicos que tocam por lá nos finais de semana. É um ótimo programa.






A Pont de LaTournelle, que liga à margem esquerda do Sena (rive gauche), foi construida pela primeira vez em 1656. A que admiramos hoje data de 1928, com a estatua da Santa Genevieve, padroeira de Paris





No extremo  da ilha, sob a Pont de Sully, no 5, Boulevard Henri IV, fica a pracinha Square Barye. Desça à beira do Sena para aproveitar a paisagem e a calma do lugar.


Credito foto: parismarais.com



Estação de Metrô: Pont Marie






 Veja também



















5 comentários:

  1. Aorei! Foi como se estivesse novamente andando pelas ruas de Paris,desvendando seus tesouros,encantos...Muito obrigada! Foi um presente para meu coração.

    ResponderExcluir
  2. Aorei! Foi como se estivesse novamente andando pelas ruas de Paris,desvendando seus tesouros,encantos...Muito obrigada! Foi um presente para meu coração.

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz, Ieda!
    Seja sempre bem-vinda!
    Um abraço,
    Anna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo teu trabalho! Recomendarei.

      Excluir
  4. Teu trabalho é ótimo! Parabéns!

    ResponderExcluir