10 de jul. de 2017

Às Margens do Rio Sena


As ruas de Paris têm seu charme, mas as margens do Rio Sena têm ainda mais! Seus cais são uma vitrine histórica da Cidade Luz!


Do Quais de Bercy ao Quais d' Orsay, passando pela ilha de la Cité e o Quais de Tournelle, a dois passos do Jardin des Plantes e do Jardin de Luxemburg, os cais do Sena representam um verdadeiro local de passeio e de diversão. 


Ile St Louis
Os dias de sol, as margens do Sena dão a possibilidade aos visitantes do mundo inteiro de descobrir Paris como nunca. Este passeio encantou a maior parte poetas, de fotógrafos e de outros artistas na capital francesa.


O Sena mede 780 km de comprimento, e é o coração da cidade. Ele a atravessa de leste a oeste, dividindo-a em rive gauche e rive droite (margem esquerda e margem direita). Foi qualificado pela UNESCO como patrimônio da humanidade.




À pé ou de barco, vários prédios históricos e curiosidades são descobertas ao longo do percurso.  Com o verão que se aproxima, de Bercy à Orsay, as margens oferecem um magnífico espetáculo que não deixa ninguém indiferente...


É um passeio realmente imperdível. Seja para admirar os barcos, passear na "praia" de Paris Plage no mês de julho, ou ainda para ver Paris com um olhar mais romântico, os cais são sempre um dos lugares favoritos dos parisienses e de muitos turistas.



Você descobrirá os grandes monumentos franceses, bem como os hotéis que margeiam o rio, os bateaux mouches , as grandes pontes parisienses que são um espetáculo à parte (ver Pontes de Paris )com a sua impressionante arquitetura, sem esquecer os 200 bouquinistes, livrarias a céu aberto, com verdadeiras relíquias, que dão um charme a mais à paisagem (ver Bouquinistes, Brocantes, Mercados em Paris)



Os cais representam Paris na sua dimensão romântica, passear com o(a) amado(a), é um passeio obrigatório tanto de dia como de noite.





No verão, à noite, em Saint Michel e em Notre Dame, há sempre um show de percussão, de dança...... e nas horas certas, nos voltamos para a Torre Eiffel, para vê-la cintilar..., é um momento mágico, não importa quantas vezes você já o tenha vivido.




Durante todo o ano, nos domingos e feriados, das 9h à 17h, as margens do Sena são fechadas à circulação de automóveis para oferecer um espaço a mais para os ciclistas, pedestres e patinadores.  



PARIS DANSE SUR LES QUAIS DE LA SEINE  
Todos os anos nos meses de junho a setembro,quando o tempo está bom, o Quais Saint-Bernard(5eme), se transforma em um baile a céu aberto, gratuito, que vai até a meia-noite. Salsa, rock, tango, danças tradicionais de várias regiões da França, emoldurados por este ambiente mágico. 



Quai St Bernard, Square Tino Rossi, 5eme
Metrô Jussieu ou Sully-Morland ou Gare D'austerlitz

Sob a Pont des Arts

Quai d'Orleans


Quai d'Anjou




Quai de Montebello




Novo Espaço na Margem Esquerda Inaugurado em junho de 2013

Após vários meses de trabalho, foi inaugurado em junho de 2013 o novo espaço na margem esquerda do Sena, entre as pontes Royal e Alma, mais de 2,3 km de cais, terraços ensolarados, pista de atletismo, jogos para crianças, espaço Zzzz (para tirar um cochilo ou jogar cartas), jardins flutuantes...
















Veja também

Viajar de Trem pela França









6 comentários:

  1. Olá Anna, que perfeição de explicação!
    Com a ajuda dos mapas fica tudo muito mais fácil aprender!
    Um dos meus sonhos é navegar tranquilamente pelas margens do rio Sena! Eu não sabia que ele era tão extenso: 780 Km! E a paisagem então? indescritível sob o pôr-do-sol!
    Obrigada querida!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Adriana,
      É indescritível mesmo, um passeio obrigatório para todos os turistas!
      Seja sempre bem-vinda
      Bjs

      Excluir
  2. Anônimo15/10/14

    Olá Anna,estou amando seu blog,as dicas são valiosas,estou anotando várias pois dia 01/11 chego em Paris pela primeira vez e com muitas expectativas,aluguei um apartamento que fica na região de Clichy,você sabe me dizer se essa região fica na zona 2? vou comprar o Navigo para o mês e quero ja comprar no aeroporto quando chegar,e estou em duvida se realmente é zona 2 ou 3,isso ainda me confunde...desde ja agradeço e desejo muito e muito sucesso a você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jo
      Se for na Place de Clichy ou Porte de Clichy é zona 1, se for na estação Mirie de Clichy, é zona 2. Se vc me enviar a rua eu posso ver para você. Importante: leve uma cópia do contrato de locação do apartamento, pois você pode ter que mostrar na alfândega (assim como a passagem de volta, o seguro obrigatório e um cartão internacional ou euros). Meu email: annafrl55@gmail.com
      Um abraço!

      Excluir
  3. Muito bom....dicas sensacionais mesmo. Muito obrigada. Estou devorando todos os tópicos

    ResponderExcluir