15 de mar. de 2018

Montmartre, 18eme arrondissement de Paris


La Butte Montmartre

Basílica Sacre-Coeur
Montmartre está situada ao norte de Paris, no 18 eme, sobre a colina de Montmartre, que é o ponto mais alto da cidade (130m).

Durante a história, Montmartre foi, por muito tempo, uma aldeia fora de Paris. Apenas em 1860 ela foi incorporada à cidade.

Esse é um bairro boêmio, gastronômico e cultural muito charmoso, com suas ruas repletas de escadas e carregadas de história. É um dos pontos turísticos mais populares de Paris, recebe milhões de visitantes por ano. Nos séculos XIX e XX, acolheu vários artistas, entre eles: Toulouse-Lautrec, Van Gogh, Modigliani, Picasso....


Basilica de Sacré-Cœur



Essa monumental Basílica nasceu de uma promessa feita por dois empresários católicos. Em 1870 eles fizeram um voto de que construiriam uma igreja dedicada ao Sagrado Coração de Cristo se a França escapasse do iminente massacre prussiano.

Sua construção teve início em 1875 e foi concluída em 1914. Mas a sua consagração foi em 1919, após o fim da Primeira Guerra.

Um gigantesco mosaico com a imagem de Cristo domina a abóbada da igreja. Pode-se chegar pela "funiculaire" de Montmartre, (um pequeno bondinho que custa um bilhete de metrô), ou subir uma escada de 222 degraus.




Place du Tertre



Essa pequena praça já foi o local da forca da abadia. A partir do século XIX,vários artistas começaram a expor seus quadros.

Com vários restaurantes e lojinhas de souvenirs, tornou-se o centro turístico do bairro. O restaurante La Mère Catherine tem mais de 200 anos e dizem que foi frequentado por Napoleão.



VAI VIAJAR PARA A EUROPA?
SIMULE AQUI O SEU SEGURO OBRIGATORIO



Arènes de Montmartre


Pequeno espaço que é local de animações, espetáculos, concertos e exposições ao ar livre. 27, Rue Chappe. Metrô Abesses ou Anvers + funiculaire


Museu Salvador Dali



330 trabalhos do pintor e escultor espanhol estão em exposição no interior deste museu.  Rue Poulbot 11





Casa de Dalida e Praça Dalida 



Dalida foi uma cantora famosa na França nos anos 60 que se suicidou nesta casa em maio de 1987. Ela está enterrada no cemitério de Montmartre - ver: Cemitérios de Paris




Moulin Rouge

É um símbolo da noite parisiense. Foi construído em 1885 e transformado em salão de dança em 1900. 

Famoso pelo seu "Cancan", foi imortalizado pela pintura de Toulouse Lautrec. Os preços dos ingressos vão de 92 à 180 euros, dependendo se você for jantar ou somente assistir ao show. Hoje somente as pás vermelhas do moinho são originais. 82, Boulevard de Clichy - metrô Blanche






O Mercado Saint-Pierre


É o templo dos tecidos em Paris. Uma das maiores lojas de tecidos do mundo, aonde profissionais da costura, estilistas e decoradores fazem suas compras.


Café Les Deux Moulins


Na Rue Lepic encontramos o Café Les Deux Moulins (que se tornou famoso no mundo todo pelo filme "Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain". Van Gogh morou no número 54 desta rua, de 1886 a 1888, como hóspede de seu irmão. No numero 56 da  Rue des Trois Fréres está a quitanda do filme da Amelie Poulain






O Museu de Montmartre



Instalado desde 1960 em uma das mais das velhas residências do bairro, o museu de Montmartre protege documentos, quadros, cartazes, porcelanas, litografias, desenhos, que reconstituem a história artística, política, religiosa e folclórica deste lugar.
Museu de Montmartre, Rue Cortot, 12



O vinhedo de Montmartre


É o último remanescente em Paris. No primeiro sábado de outubro acontece a "Fête des vendanges" de Montmartre, que reune mais de 350.000 pessoas, para comemorar o início da colheita das uvas. Fica na Rue Saint-Vincent, com construções dos anos 1930 ao redor.



O Cabaré Au Lapin Agile



É uma das casas noturnas mais famosas de Paris e frequentada por muitos artistas franceses no início do século XX. Fica na Rue des Saules.


Igreja Saint Pierre de Montmartre

Construida de 1133 até 1147, é uma das igrejas mais antigas de Paris. Vale a pena visitar e ver seus bonitos portais de ferro, seus vitrais. Fica na Rue du Mont Cenis 2.


Le Moulin de la Galette


Último vestígio da época remota onde a Butte tinha 14 moinhos para moer o trigo, e onde os moleiros vendiam galette, pequeno pão de centeio acompanhado de um copo de leite, o Moulin de la Galette faz lembrar também de Renoir que pintou o famoso quadro "Bal du Moulin de la Galette". Hoje é um restaurante. 83, Rue Lepic, 18ème.



Muro do Eu te Amo
Um monumento dedicado ao amor, com "eu te amo" em várias línguas. Fica em um jardim romântico na square Jehan Rictus, Place des Abbesses. Imaginado por Frédéric Baron e Claire Kito, se tornou um lugar de encontro dos apaixonados do mundo inteiro.




Passe Muraille

Se você passar pela Rue Norvin, verá a escultura de Jean Marais, "Passe Muraille" que retrata o Monsieur Dutilleul, heroi de uma novela escrita por Marcel Aymé, sobre um pequeno funcionário que descobre a habilidade de passar através das paredes e usa o seu dom para cometer roubos e se vingar de humilhações, até que um dia perde o seu poder e fica preso dentro de uma parede. Place Marcel Aymé,Montmarte. Metrô Lamarck-Caulaincourt






Le Petit Train de Montmartre


Um trenzinho que faz um passeio pelos pontos turísticos do bairro durante 40 minutos. Passeio comentado em francês e em inglês.

Chegada e partida na Place Blanche.  Durante todo o ano, com capacidade para 55 pessoas. Das 10 as 18 hs, com intervalo de 30 minutos no verão e 45 minutos no inverno. O preço é 6,50 euros para adultos e 4,50 euros para crianças de 5 a 12 anos. Gratuito até 4 anos.


Montmartrobus




Outra opção é pegar o Montmartrobus, que vai da Place Pigale até Mairie du XVIII Jules Joffrin, faz um tour por Montmartre em 40 minutos, passando pela Sagre-Coeur.

Rue des Saules

Rua em Montmartre

Restaurantes


La Maison Rose

La Maison Rose: 2, Rue de l'Abreuvoir
La Mère Catherine: 6 Place du Tertre 
Moulin de la Galette: 15 Rue des Moulins 
Le Miroir: 94 Rue des Martyrs
Les Deux Moulins: 15 Rue Lepic

Le Basilic: 33, Rue Lepic



Restaurante Le Basilic





Relógio Solar na Rue de l'Abreuvoir n° 4






Um Passeio pela Paris Medieval
Paris Antes e Depois
A Exposição Universal de 1889 em Paris
Paris no Cinema

As Margens do Sena
Canal St Martin
Paris à Noite

Parques e Jardins de Paris
Paris Iluminada no Natal

La Défense
Passagens Cobertas de Paris
Bairro da Bastille
Um passeio pelo 13éme Arrondissement
Les Halles, Chatelet et Beaubourg
Jardin du Luxembourg
Opéra e Madeleine
Chaillot e Trocadero
Tuileries
Tour Eiffel e Invalides
Saint Germain des Prés
Museus de Paris

Cemitérios de Paris
Bouquinistes, Brocantes, Mercados em Paris
Av. des Champs Elysées
Ile St Louis
Quartier Latin

Montparnasse
Marais
Igrejas de Paris
As Mais Belas Catedrais da França
Pontes de Paris
Ile de La Cité

Giverny
Versailles

Vale do Loire
Saint Malo
Cancale

Mont Saint Michel

Lourdes
Caminho de Santiago na França
Saint Jean Pied de Port  


3 comentários:

  1. Adorei o site!!! se eu tivesse visto antes eu iria aproveitar muito mais....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Luciana!
      Venha visitar o meu blog antes da próxima viagem!
      Um abraço,
      Anna

      Excluir
  2. Amei vou aprimorar meu roteiro quando de minha estada ...

    ResponderExcluir