28 de jun. de 2011

O Bairro da Bastille


Lugar simbólico da Revolução Francesa, palco de um dos acontecimentos mais importantes da França, o nome desse bairro vem da famosa prisão da Bastilha, construída na entre 1370 e 1382, e derrubada em 14 de julho de 1789.

Ela protegia a nova muralha de Paris da ameaça inglesa. Tinha 8 torres de 22 metros e muros de 4 metros de espessura. Simbolizava a onipotência e a tirania do rei. Ao atacar a fortaleza, o povo quis destruir o símbolo deste poder.

Hoje vemos no chão, um traçado com os seus contornos. Algumas pedras serviriam para a construção da Pont de la Concorde.




Em 1840, a Colonne de Juillet foi colocada ao centro com 50 metros de altura e coroada pelo "gênio da Liberdade". A coluna é uma homenagem as 509 pessoas mortas durante a Revolução dos 3 dias em 1830. Por isso o nome de "Coluna de Juillet".

A Bastilha não é um bairro muito turístico, mas vem sendo renovado desde os anos 80 e ganhou atrativos com as inaugurações da Opéra Bastille, da Promenade Plantée, da criação do Viaduc des Arts.

Essa região de Paris é conhecida também pela vida noturna, pelas manifestações populares (sindicais e políticas),  desfiles, feiras e mercados.





Place de la Bastille
Além de popular e animado, vem se tornando "branché" (da moda). Uma volta pelas pequenas ruas ao redor, dá vontade de parar em um dos muitos bares com música. Nas noites de sexta-feira e sábado os jóvens lotam os cafés, restaurantes, cinemas e boites.


A Rue Faubourg Saint-Antoine, liga a Place de la Bastille à Place de la Republique. Suas numerosas passagens pitorescas conservam a memória deste bairro de artesãos de móveis.


Promenade Plantée 




Com seus 4km, atravessa todo o XIIeme arrondissement. Fica sobre o Viaduc des Arts, trajeto de uma antiga linha férrea, que ligava a Bastille a Vincennes e que parou de funcionar em 1969.


Viaduc des Arts - Avenue Daumesnil - Aqui você encontra muitos ateliês de artesãos sob a antiga linha férrea.

Viaduc des Arts

Promenade Plantée sobre o Viaduc des Arts


Opéra Bastille - Inaugurada em 1989, para dividir os espetáculos com a Opéra Garnier ver: Opéra e Madeleine




Nas tardes de domingo, desde 1998, se a meteorologia permite, um grande passeio de patins é organizado pela associação Rollers et Coquillages. O trajeto é de mais ou menos 20 km pelas ruas de Paris.


É bom passear pelas ruas carregadas de história e folclore: a rue de la Roquette com as suas casas antigas e os seus restaurantes, a rue de Lappe onde flutua ainda o espírito “voyous” (arruaceiros da época), a rue de la Charonne com as suas passagens e as suas velhas boutiques recuperadas, a Ópera de la Bastille, o Viaduc des Arts....são lugares emblemáticos do bairro. 


Fontaine na Rue de la Roquette


Vestígios da antiga prisão na estação de metrô Bastille


Marcas da antiga prisão no chão
Contorno da Bastilha no chão da praça

Estação de metrô Bastille




Veja também:
Qual o Custo de uma Viagem a Paris?
Gares de Paris e Transportes dos Aeroportos
Viajar de Trem pela França











No Trabalho
Datas Especiais, Mensagens de Aniversário e Natal
Viagem
Correspondência
Ditados Populares e Expressões em Francês
Conversando e Expressões em Francês
Expressões de Futebol
Regiões e Departamentos da França




Nenhum comentário:

Postar um comentário