Lugar simbólico da Revolução Francesa, palco de um dos acontecimentos mais importantes da França, o nome desse bairro vem da famosa prisão da Bastilha, construída na entre 1370 e 1382, e derrubada em 14 de julho de 1789.
Ela protegia a nova muralha de Paris da ameaça inglesa. Tinha 8 torres de 22 metros e muros de 4 metros de espessura. Simbolizava a onipotência e a tirania do rei. Ao atacar a fortaleza, o povo quis destruir o símbolo deste poder.
Hoje vemos no chão, um traçado com os seus contornos. Algumas pedras serviriam para a construção da Pont de la Concorde.
Em 1840, a Colonne de Juillet foi colocada ao centro com 50 metros de altura e coroada pelo "gênio da Liberdade". A coluna é uma homenagem as 509 pessoas mortas durante a Revolução dos 3 dias em 1830. Por isso o nome de "Coluna de Juillet".
A Bastilha não é um bairro muito turístico, mas vem sendo renovado desde os anos 80 e ganhou atrativos com as inaugurações da Opéra Bastille, da Promenade Plantée, da criação do Viaduc des Arts.
Essa região de Paris é conhecida também pela vida noturna, pelas manifestações populares (sindicais e políticas), desfiles, feiras e mercados.
Além de popular e animado, vem se tornando "branché" (da moda). Uma volta pelas pequenas ruas ao redor, dá vontade de parar em um dos muitos bares com música. Nas noites de sexta-feira e sábado os jóvens lotam os cafés, restaurantes, cinemas e boites.
Place de la Bastille |
A Rue Faubourg Saint-Antoine, liga a Place de la Bastille à Place de la Republique. Suas numerosas passagens pitorescas conservam a memória deste bairro de artesãos de móveis.
Com seus 4km, atravessa todo o XIIeme arrondissement. Fica sobre o Viaduc des Arts, trajeto de uma antiga linha férrea, que ligava a Bastille a Vincennes e que parou de funcionar em 1969.
Viaduc des Arts - Avenue Daumesnil - Aqui você encontra muitos ateliês de artesãos sob a antiga linha férrea.
Viaduc des Arts |
Promenade Plantée sobre o Viaduc des Arts |
Nas tardes de domingo, desde 1998, se a meteorologia permite, um grande passeio de patins é organizado pela associação Rollers et Coquillages. O trajeto é de mais ou menos 20 km pelas ruas de Paris.
É bom passear pelas ruas carregadas de história e folclore: a rue de la Roquette com as suas casas antigas e os seus restaurantes, a rue de Lappe onde flutua ainda o espírito “voyous” (arruaceiros da época), a rue de la Charonne com as suas passagens e as suas velhas boutiques recuperadas, a Ópera de la Bastille, o Viaduc des Arts....são lugares emblemáticos do bairro.
Vestígios da antiga prisão na estação de metrô Bastille
Marcas da antiga prisão no chão |
Contorno da Bastilha no chão da praça |
Estação de metrô Bastille |
Veja também:
Qual o Custo de uma Viagem a Paris?
Gares de Paris e Transportes dos Aeroportos
Viajar de Trem pela França
No Trabalho
Datas Especiais, Mensagens de Aniversário e Natal
Viagem
Correspondência
Ditados Populares e Expressões em Francês
Conversando e Expressões em Francês
Expressões de Futebol
Regiões e Departamentos da França
Gares de Paris e Transportes dos Aeroportos
Viajar de Trem pela França
Datas Especiais, Mensagens de Aniversário e Natal
Viagem
Correspondência
Ditados Populares e Expressões em Francês
Conversando e Expressões em Francês
Expressões de Futebol
Regiões e Departamentos da França
Nenhum comentário:
Postar um comentário