As Pontes de Paris
Não existe nada mais charmoso e romântico do que as pontes de Paris. Principalmente à noite quando estão iluminadas.
As mais antigas estão ao redor da Ile de la Cité, antigo coração da capital e berço da sua história.
A maioria foi reconstruída ou modificada. O melhor modo de conhecê-las é fazer um passeio de bateau mouche pelo rio Sena e vê-las em todo o seu esplendor....
PONT ALEXANDRE III
Quai d´Orsay, Cours la Reine, 8eme arrondissement.Terminada em 1900 para a Exposição Universal, essa ponte é um fenômeno da engenharia do século XIX, cruza o Sena com apenas um arco. Mede 107 m de comprimento e 40 m de largura.
Pont Alexandre III |
Classificada como monumento histórico, é uma das mais famosas e mais belas de Paris. Tem uma decoração exuberante em "Art Noveau" com lampiões, querubins, ninfas e cavalos alados. Seu nome homenageia o czar Alexandre III, simbolizando a amizade franco-russa da época.
PONT NEUF
Quai de la Megisserie, Quai des Grands Augustins, 1er arrondissement. Apesar do nome (Ponte Nova), é a ponte mais antiga de Paris. Na parte central encontra-se a estátua de Henri IV, pois a ponte foi terminada durante o seu reinado. A sua primeira pedra foi posta em 31 de Maio de 1578 por Henri III e foi terminada apenas em 1604.
Liga a Ile de la Cité às duas margens do Sena. Tem 238 m de comprimento e 20 m de largura, divididos em duas partes desiguais (sete arcos sobre o grande braço, cinco arcos sobre o menor), ela distingue-se também pela sua decoração: famosas "sacadas" em forma lua e, sobretudo, pelas máscaras grotescas. Quem passa de barco por baixo dela, tem a impressão de transpor a muralha de um castelo.
Depois de terem sido retirados da Pont des Arts em 2014 após uma grade cair com o peso, em meados de 2016 os "cadeados do amor" invadiram a esplanada da Pont Neuf.
Depois de terem sido retirados da Pont des Arts em 2014 após uma grade cair com o peso, em meados de 2016 os "cadeados do amor" invadiram a esplanada da Pont Neuf.
Quai Saint Michel, Quai du Marché Neuf,Veme arrondissement. Esta ponte é o lugar aonde o Sena é mais estreito. Foi reconstruida repetidamente em madeira, e, em 1186, em pedra. Sua última reconstrução foi em 1853. Tem um comprimento de 32 m.
PONT MARIE
PONT DES ARTS
Quai Malaquais, Quai du Louvre, VI eme arrondissement. Inaugurada em 1803 , a Ponte ou Passarela des Arts (batizada assim porque permite chegar ao Palácio das Artes, nome dado ao Louvre na época).
Linda! Única pela sua elegância, esta ponte de ferro fundido, aonde os pedestres adoram passear, ficou fragilizada pelas múltiplas colisões dos barcos nos anos 60 e 70, e, por razões de segurança, foi fechada ao público em 1977 e demolida em 1981.
Foi reconstruída em aço em 1982 e o número de seus arcos passou de nove à sete para facilitar a navegação. Tem 155 m de comprimento e 11m de largura. Desde 2008 os apaixonados colocam cadeados com os seus nomes na grade da ponte e jogam as chaves no Sena!
Em 08 de junho de 2014 uma parte da grade caiu e a ponte foi evacuada. A prefeitura de Paris pede que os casais façam selfies na ponte e não coloquem mais cadeados.
Em 08 de junho de 2014 uma parte da grade caiu e a ponte foi evacuada. A prefeitura de Paris pede que os casais façam selfies na ponte e não coloquem mais cadeados.
Em junho de 2015 os cadeados foram retirados em junho de 2015 e painéis de vidro estão sendo colocados.
PONT DE LA CONCORDE
Quai des Tuileries, Quai d'Orsay, VIIeme arrondissement. Teve vários nomes: Pont Louis XVI, Pont de la Révolution, Pont Louis XVI e Pont de la Concorde em 1830. Sua construção foi iniciada em agosto de 1788 e terminada em 1791. As pedras provinham, a maior parte, da demolição da prisão Bastille. Foi alargada de 1930 à 1932 e renovada em 1983.
PONT DE L´ARCHEVÊCHÉ
Quai aux Fleurs, Quai de Montebello, IV eme. Construída entre 1926 e 1828, a ponte de l' Archevêché oferece a mais bonita vista de Notre-Dame. Mede 67 m de comprimento e 11 metros de largura. Foi construída após a demolição da ponte suspensa dos Inválidos. Tem três arcos em alvenaria que obstruem o tráfego fluvial, mas de acordo com uma decisão tomada em 1910, a ponte nunca será substituída. Assim como a Pont des Arts, também está repleta de cadeados dos apaixonados.
PONT TOLBIAC
PONT DE BIR-HAKEIM
Quai d'Orléans, Quai aux fleurs, IVeme. Liga a Île de la Cité à Île Saint-Louis. A ponte atual é a sétima construída no local após várias (desde 1630) que foram destruídas por cheias, quedas, etc. Foi inaugurada em 1970. Tem 67m de comprimento e 16m de largura. Grupos de músicos costumam apresentar-se nos finais de semana.
PONT LOUIS PHILIPPE
PONT NOTRE DAME
Quai de Gesvres, Quai de la Corse, 1 er arrondissement. Liga o Quai de Gesvres ao Quai de la Corse. Tem 105m de comprimento e 20 m de largura. Foi muitas vezes destruída e reconstruída, desde o Império Romano. A primeira foi em pedra e foi construída entre 1500 e 1511. Por volta de 1765, foi reconstruída sem as casas em cima. Entre 1910 e 1914, os 3 arcos centrais foram substituídos por um só.
PONT ROYAL
Quai des Tuileries, Quai Voltaire, 1 er arrondissement. A ponte Royal, juntamente com a Pont-Neuf e a ponte Marie, é uma das três mais antigas de Paris. É classificada como monumento histórico, e foi sobre esta ponte que Bonaparte colocou os canhões que contribuíram para a defesa das Tuileries.
Em cada margem pode-se observar a escala que marca a estiagem e as cheias históricas do Rio Sena. Foi construída entre 1685 e 1689, mede 110 m de comprimento, 16m de largura, e tem cinco arcos. Foi ligeiramente alterada no século XIX.
PONT DE BERCY
Quai de Bercy, Quai de la Gare, XII eme arrondissement. Construída em 1863-1864, em 1904 e 1989-1991. Na época ficava fora da cidade.
Liga o XIIeme ao XIIIeme, no prolongamento do Boulevard de Bercy e do Boulevard Vincent-Auriol. Mede 175 m de comprimento e 40m de largura. Em 1904, foi alargada de 5,50m para a passagem da linha 6 do metrô.
Cour Albert Ier, Quai de New York, Quai Branly, Quai d´Orsay, XVI eme arrondissement. Mede 153 m de comprimento e 42m de largura e foi construida en 1854-1856 e depois em 1970-1974. Havia uma estátua na água, desde 1856, que servia de instrumento popular de medida das cheias do Sena. Na cheia histórica de 1910, a água subiu quase até os ombros da estátua. A estátua ainda existe, mais foi elevada em 1970, retirando assim o seu significado.
Está situada próxima ao túnel onde a princesa Diana morreu em 1997. Sobre esse tunel está a "Chama da Liberdade", réplica da chama da estátua da Liberdade. Este monumento, ofertado pelo jornal Herald Tribune em 1987, comemora a amizade franco-americana. Ele foi desviado da sua função inicial e se tornou um lugar de recordação da Princesa Diana. O monumento oficial que homenageia a morte da princesa está na verdade, no bairro de Marais.
Mede 62 m de comprimento e 30m de largura. Construida em 1378, reconstruida muitas vezes e por último em 1857. A ponte atual tem 3 arcos. É decorada com grandes "N" da época do império.
Liga a Praça Saint Michel à Île de la Cité. A primeira ponte tinha casas em cima, e ficou pronta em 1387. Deteriorada pelo degelo de 1408, foi reconstruída, mas em 1547, por causa dos frequentes choques dos barcos, desabou provocando a morte de 17 pessoas.
PONT DU CARROUSEL
PONT D´IÉNA
Quai de New-York, Quai Branly, VII eme arrondissement. Liga a Torre Eiffel ao Trocadero. Tem 155m de comprimento e 35m de largura. Foi construída de 1808 à 1814 e também é considerada monumento histórico desde 1975. Ela deveria se chamar "Pont du Champ de Mars" ou "Pont de l'École Militaire", mas Napoleão decidiu fazer uma homenagem à vitória da batalha de Iéna, de 1806.
PONT D´AUSTERLITZ
Quai de la Rapée, Quai d'Austerlitz, XIIeme. A construção da primeira ponte foi em 1854 e foi aumentada em 1884 - 1885. Também é decorada com grandes "N" imperiais. Mede 173,80 m de comprimento e 30m de largura.
PONT DE SULLY
Esta ponte na verdade são 2 pontes: uma na margem direita e a outra na margem esquerda do Sena. A ponte Norte começa no Quai Henri IV e termina no Quai d´Anjou e a Sul começa no Quai de Béthune e termina nos Quais Saint-Bernard e de la Tournelle. IVeme e V eme arrondissement. Foi construída de 1875 à 1876.
Liga o Quai de la Corse ao Quai de l'Hotel de Ville, 4eme. Seu comprimento é de 80 m e a largura 20 m. Primeiramente, era apenas uma passarela que ligava, desde 1828, a Place de Grève (hoje praça do Hôtel de Ville) à Île de la Cité.Em 1856, a ponte metálica foi construída em menos de 3 meses. Na entrada existe 4 pedestais em pedra que anteriormente apoiavam candelabros. Em 1888 a ponte cedeu abruptamente 20cm. e teve que ser reforçada. A última reforma foi em 1995.
Quai Louis-Blériot, Quai André Citroën, XVIeme arrondissement. A ponte Mirabeau foi construída entre 1893 e 1897, e foi classificada como monumento histórico em 1975. Liga o XV ao XVI arrondissement. Tem 173 m de comprimento e 20 m de largura. É uma ponte metálica decorada por 2 estátuas representando a popa e a proa dos navios antigos.
PONT DE LA TOURNELLE
Quai de la Tournelle, IV eme arrondissement. Mede 122 m de comprimento e 23m de largura. A primeira ponte foi construída neste local em 1370 e foi levada pelas águas. Foi reconstruída em 1620, e destruída novamente, desta vez pelo gelo em 1637. Em 1656 é edificada a primeira ponte dita " de la Tournelle". Em 1918, é novamente demolida pois sofreu várias avarias durante a cheia de 1910. A atual foi construída de 1924 a 1928. Sobre ela tem a estátua de Sainte Geneviève, a padroeira de Paris, feita pelo escultor francês Paul Landowki, que fez também o Cristo Redentor, do Rio de Janeiro.
Quai de la Megisserie, Quai de l'Horloge, 1 er arrondissement. Se situa no limite entre o Ier e o IVeme arrondissements. A ponte atual data do século XIX (1860) e também tem como decoração grandes "N" da época imperial. Esta ponte tem esse nome (Ponte de Troca) porque, partir do século X, sobre ordem do rei Louis VII, os conversores tinham a obrigação de instalar-se para permitir as trocas entre as numerosas moedas em uso em Ocidente à época. Instalavam-se frequentemente sobre um banco, o que a origem do termo "banqueiro". Tem 103m de comprimento e 30m de largura.
PONT AU DOUBLE
Quai de l'Archevêché, quai Montebello, IV eme e V eme. Liga a Rue de Bûcherie ao jardin de l'archevêché. Mede 45 m de comprimento e 20 m de largura. Os transeuntes tinham que pagar um pedágio para atravessá-la. No século XVII, o Hôtel-Dieu (um hospital) acrescentou quartos para os doentes sobre ela. Desabou em 1709, foi reconstruída e resistiu até 1847. Em 1883 foi substituída por uma ponte de 1 arco para facilitar a navegação.
Ela liga o XIIeme ao XIIIeme arrondissement, liga a Gare d'Austerlitz à Gare de Lyon. Tem 207m de comprimento e 31 de largura. Foi inaugurada em 1998.
PONT AVAL
Quai d'Issy les Moulineaux, Quai Saint Exupéry. Fica entre o XV eme e o e XVI eme arrondissement. É a ponte mais longa de Paris e é constituída de duas pontes independentes uma da outra. Mede 312,50 m de comprimento e 35m de largura. Foi inaugurada em 1968.
Quai Louis Blériot, Quai d'Issy les Moulineaux, XV eme arrondissement. Mede 209 m de comprimento e 26 m de largura. É a ponte mais alta de Paris, 18 m acima do nível do Sena. É também a ponte com maior número de suicídios. Desde 2006, pode-se ver no centro da ponte uma famosa escultura "O Telefone", que consiste em uma cabine de telefone em forma de flor, com pétalas metálicas, e que às vezes recebe chamadas da autora da obra, Sophie Calle.
PASSERELLE DEBILLY
É uma ponte somente para pedestres. Foi construída como uma passarela provisória de acesso para os visitantes da exposição Universal de 1900. Ela deveria, assim como a Torre Eiffel, ser destruída depois do evento. Desde 1966 é considerada monumento histórico. Mede 125 m de comprimento e 8 m de largura. Liga os 7eme e 16eme arrondissements.
PASSERELLE LÉOPOLD-SÉDAR-SENGHOR
Já foi chamada de passarela Solférino e de Ponte Solferino, é uma ponte de pedestres situada no VII eme arrondissement. Inaugurada por Napoleão III em 1861, permitia a passagem de veículos entre o Quai Anatole-France e o Quai des Tuileries. Fragilizada principalmente por choques dos barcos, foi destruída e substituída várias vezes. A atual foi construída de 1997 a 1999.
PASSERELLE SIMONE DE BEAUVOIR
A Passarela Simone-de-Beauvoir (inicialmente conhecida sob o nome de Passarela Bercy-Tolbiac) é a 37a ponte de Paris. De arquitetura audaciosa, é uma das poucas pontes de pedestres da cidade. Encontra-se entre as pontes de Bercy e de Tolbiac e liga as margens dos XII eme e XIII eme arrondissement de Paris. Mede 304m de comprimento e 12m de largura. Foi inaugurada em julho de 2006.
Mapa das Pontes de Paris
Veja também:
Muito bom.
ResponderExcluirObrigada! Feliz 2016 !
Excluir