Paris foi cercada de sucessivas muralhas , que não correspondem necessariamente ao aumento da população: após a muralha galo-romana da Île de la Cité (n°1), Philippe-Auguste constroi a muralha que leva o seu nome em 1213 e que engloba os conventos dos antigos pântanos drenados. O Louvre é uma das fortalezas da muralha, da qual existem alguns vestígios no Marais (n°2).
Em 1383, a margem direita se desenvolve rapidamente, Charles V acrescenta uma extensão, defendida pela fortaleza da Bastille (Paris conta 150.000 habitantes) (n°3). Em 1635, Louis XIII alarga a muralha para o noroeste, englobando o palácio Tuileries (n°4). Em 1705, Louis XIV destruiu fortificações da margem direita e substitui-as por um largo passeio, que se transformaria em animadas ruas do século XIX. As portas principais, de Saint-Denis e Saint-Martin, recebem arcos de triunfo.
Em 1785 é construído o Mur des Fermiers Généraux (n°5), barreira que serve unicamente para receber as taxas (concessão) sobre as mercadorias que entram em Paris, e evitar o contrabando. Esse muro desagradou os parisienses, que já eram 500.000 na época. Incluindo vários terrenos livres, ele segue o traçado da atual linha de metro Nation-Étoile e tem 62 barreiras de concessão concebidas pelo arquiteto Ledoux. Mas em 1787, dois anos após o início, a maior parte dessas construções foi queimada por revolucionários.
As últimas fortificações, as de Thiers datam de 1844 (n°6): duplicados para 16 fortes (como os fortes de Montrouge ou do Monte Valérien), formando um anel de 300 m de largura, as "fortifs", englobam as aldeias que cercam Paris (Montmartre, Belleville…) e tornam-se o limite oficial de Paris em 1859. Paris já tem então 1.050.000 habitantes em 1846 e 1.800.000 em 1866.
O decreto de 1859, aplicado em 1860, faz a superfície de Paris passar de 3.300 hectares à 7.100 hectares. A cidade absorve 11 comunas (Auteuil, Passy, Montmartre, Batignolles-Monceau, La Villette, La Chapelle, Belleville, Bercy, Grenelle, Charonne, e Vaugirard).
Inúteis em 1870 perante o longo alcance dos canhões alemães, as fortificações de Thiers começam a ser destruídas a partir de 1919, e substituídas por uma "cintura verte" de equipamentos esportivos e de uma segunda cintura de HBM (habitation bon marché) de tijolo. Assim, Paris atinge os seus limites atuais (n°7) entre 1925 e 1930.
Paris tem hoje um formato oval, cercada pelo Boulevard Périphérique. É esse boulevard que separa a cidade dos subúrbios (banlieues), e todas as entradas da cidade têm ligação com ele.
Cada antigo portão da cidade, chamado de Porte, corresponde hoje a um acesso ao Périphérique.
12e arrondissement
Porte de Vincennes:divide os 12 e 20 arrondissements
Porte Jaune (no Bois de Vincennes)
Porte du Bel-Air (no Bois de Vincennes)
Porte de Saint-Mandé (no Bois de Vincennes)
Porte de Saint-Mandé
Porte de Montempoivre
Porte Dorée ou porte de Picpus
Porte de Reuilly
Porte de Charenton : route nationale 6
Porte de Bercy : autoroute A4
13e arrondissement
Porte de la Gare
Porte de Vitry
Porte d'Ivry
Porte de Choisy : route nationale 305
Porte d'Italie : route nationale 7
Poterne des Peupliers
14e arrondissement
Porte de Gentilly
Porte d'Arcueil
Porte d'Orléans : route nationale 20
Porte de Montrouge
Porte de Châtillon
Porte Didot
Porte de Vanves
15e arrondissement
Porte Brancion
Porte de Plaisance
Porte de la Plaine
Porte de Versailles
Porte d'Issy
Porte de Sèvres
Porte du Bas-Meudon (quai d'Issy)
16e arrondissement
Porte du Point-du-Jour
Porte de Saint-Cloud : route nationale 10
Porte Molitor
Porte de Boulogne (dans le bois de Boulogne)
Porte de l'Hippodrome (dans le bois de Boulogne)
Porte d'Auteuil : autoroute A13
Porte de Passy
Porte de la Muette
Porte Dauphine
Porte de la Seine (dans le bois de Boulogne)
Porte de Bagatelle (dans le bois de Boulogne)
Porte de Madrid (dans le bois de Boulogne)
Porte Saint-James (dans le bois de Boulogne)
Porte de Neuilly (dans le bois de Boulogne)
Porte des Sablons (dans le bois de Boulogne)
Porte Maillot : route nationale 13
17e arrondissement
Porte des Ternes
Porte de Villiers
Porte de Champerret
Porte de Courcelles
Porte d'Asnières
Porte de Clichy
Porte Pouchet
18e arrondissement
Porte de Saint-Ouen
Porte de Montmartre
Porte de Clignancourt : route nationale 14
Porte des Poissonniers
Porte de la Chapelle : route nationale 1, autoroute A1
19e arrondissement
Porte d'Aubervilliers : route nationale 301
Porte de la Villette : route nationale 2
Porte de Pantin : route nationale 3
Porte Chaumont
Porte Brunet
Porte du Pré-Saint-Gervais
Porte des Lilas
20e arrondissement
Porte des Lilas
Porte de Ménilmontant
Porte de Bagnolet : autoroute A3
Porte de Montreuil : route nationale 302
Antigas Portas de Paris
Porte Saint Martin |
As muralhas de Paris foram se sucedendo à medida da extensão urbana, e novas portas foram criadas.
Porte Saint-Honoré na rue Saint-Honoré
Porte Montmartre na rue Montmartre
Porte Saint-Denis na rue Saint-Denis
Porte Saint-Martin na rue Saint-Martin
Porte Saint-Antoine na rue Saint-Antoine.
Depois da construção do Muro des Fermiers Généraux em 1785, as portas de Paris receberam o nome de « barrières » até 1860 : barrière de Clichy, barrière du Trône, barrière d'Italie…
Vestígio Muralha Philippe Auguste no Marais |
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Ainda não fui à Paris,mais adorei as dicas.
ResponderExcluirAumenta a vontade e o interesse para ir de novo e conhecer mais.
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