20 de fev. de 2018

O Canal Saint Martin


Um Passeio pelo Canal Saint Martin


O Canal Saint-Martin, nos 10eme e 11eme, permanece uma das paisagens urbanas mais pitorescas mas menos conhecida da Paris.

Menos turístico, virou moda entre os parisienses. Nos fins de semana ensolarados, famílias e casais caminham pelas suas margens,que está se transformando rapidamente em um pequeno centro de butiques independentes.



Ficou um pouco mais conhecido pelos turistas depois do filme "o Fabuloso destino de Amelie Poulain", era onde a menina costumava ir jogar pedras no rio para relaxar. Ver Paris no Cinema





Seguir os “caminhos de Amélie” se tornou tão popular que existem agências de viagens que realizam visitas guiadas para passar por todo os lugares nos quais a jovem esteve. 



De barco, da Marina Paris-Arsenal ao Parque de la Villette, é um passeio romântico e insólito com 2h:30 de duração, mostrando a história da "Paris dos parisienses". Tem uma parte coberta, um tunel com aberturas, que mede 2 km.




Um canal de águas tranquilas, cercado de árvores centenárias, com elegantes pontes estreitas, você vai viver momentos mágicos. É uma das mais românticas paisagens da cidade.



No passeio de barco, você passará por 4 das suas 9 comportas, 2 pontes rotativas, pela parte coberta, reviverá a atmosfera do Hotel du Nord, imortalizado em um famoso filme francês de 1938, compartilhará o prazer dos caminhantes ao longo das margens animadas por lojinhas e bistrôs com charme retrô.



Antes de chegar ao Parque de la Villette (Cidade das Ciências, o Géode, Cidade da música), atravessa o Bassin de la Villette, antigo porto de comércio hoje renovado, e passa sob a surpreendente ponte da Crimée (foto mais abaixo).


No Quai de Jemmapes
O canal Saint-Martin quase desapareceu nos anos 1950-1960 para a construção de uma via. 

Reabilitado, tornou-se, ao longo os seus 4,5km e suas pontes para pedestres em aço, um eixo de passeio através da Paris pitoresca.

As suas margens conheceram há muito tempo uma intensa atividade. Várias dezenas de barcas transportavam areia e carvão todos os dias. As comportas eram impulsionadas à mão.

Hoje, o canal tem duas ou três barcas por dia. Liga o Bassin de l'Arsenal ao Bassin de la Villette, tem 9 comportas e 2 pontes rotativas. 

A Pont de Crimée é uma ponte levadiça. Inaugurada em 1885, é classificada como monumento historico. Recentemente foi renovada e iluminada.


Pont Crimée. Foto de justacote.com

Ameaçado de desaparecer uma segunda vez, nos anos 70, fez com que os parisienses o redescobrissem.


VAI VIAJAR PARA A EUROPA?
SIMULE AQUI O SEU SEGURO OBRIGATORIO

Os Quai de Jemmapes e Quai de Valmy são muito apreciados pelos parisienses nos dias de sol.



Noite animada às margens do Canal St Martin

Aproveitando o sol

Chez Prune

Le Point Ephemere



Estações de metrô: Republique, Gare de Lest


Passeios de Barco



Passeios de barco pelo Canal Saint Martin e pelo Sena: Paris Canal e Canauxrama

Pegar o barco no Quai Anatole France, ao longo do estacionamento do Musée d'Orsay, 7eme (Métro Solférino ou RER Musée d'Orsay).

Saída às 9h30 e chegada por volta de 12h15 no Parc de la Villette

Os cruzeiros de 2h30 são comentados em francês e em inglês. Todos os dias de meio de março a novembro.














Nenhum comentário:

Postar um comentário