06/07/2011

Festas Populares na França


Feriados, festas dos santos padroeiros, carnavais e desfiles em fantasia, ao longo de todo o ano as cidades da França celebram as suas tradições e o seu folclore, e fazem da sua identidade um momento festivo. Aqui um pequeno tour através dessas celebrações.



Fête de la Musique


Criada em 1982.  Todo 21 de junho, (primeiro dia de verão no hemisfério norte), artistas profissionais e amadores, se reúnem nas ruas e em espaços públicos, em todas as cidades da França, oferecendo concertos grátis. Atualmente é realizada também em vários outros países.


La Chandeleur


02 de fevereiro é o Chandeleur (dia de comer crepes!)

Antes de se tornar uma festa religiosa, o Chandeleur, também conhecido como a Fete des Chandelles, e era uma festa pagã, comemorada pelos celtas e depois pelos romanos.  

Em 472, o Papa Gelásio I decidiu substituir os rituais pagãos por um feriado cristão, no dia 2 de fevereiro, o Chandeleur, em memória ao momento da apresentação do menino Jesus no templo, 40 dias após o nascimento, e a purificação da Virgem Maria. 

Os crepes representam a volta do sol depois do inverno e a prosperidade.


Fête d' Arles 



Acontece todos os anos no mês de Junho. Estes espetáculos e animações têm por vocação perpetuar a cultura e as tradições da cidade. Durante este mês festivo, o público pode assistir à corrida de cavalos de Satin e a Festa de fantasia no primeiro domingo de Julho.


Orléans fête la Loire



Em Setembro, Orléans festeja o Loire (Orléans fête la Loire) durante cinco dias. Boa oportunidade de admirar todas as espécies de barcos fluviais que se se encontram para a ocasião no grande porto de Orléans. Também não faltam os concursos de manobras náuticas, os passeios no rio e os desfiles.



Fête de l'œillet




Perto de Nice, Falicon organiza todos os anos, no mês de abril, a Festa do cravo Fête de l'œillet. Inteiramente decorada e florida, a aldeia celebra esta flor emblemática da Côte d'Azur. Os visitantes podem admirar as magníficas  composições de cravos e assistir ao concurso de bouquet anual.


Fête des Vendanges


Em Outubro, geralmente acontece a colheita da uva nos vinhedos da França. As aldeias da Alsácia celebram as vendanges (colheita das uvas). Barr, Marlenheim ou Obernai marcam o acontecimento com festas folclóricas.


Fêtes de la Transhumance


Em maio, as fêtes de la Transhumance multiplicam-se por toda a França. É a migração periódica do rebanho, da planície para a montanha e vice-versa, de acordo com as estação. Na Provença, nessa festa tradicional, os pastores desfilam com as suas manadas acompanhadas de charretes.



Armada Rouen


Maior acontecimento do mundo do mar, a Armada Rouen é um gigantesco encontro de grandes veleiros que acontece a cada 4 anos nos cais do Sena. Durante dez dias Rouen leva as cores das diferentes nacionalidades das embarcações convidadas e a festa termina com fogos de artifício. Em junho.


Fête du Citron


Lançada em 1895 pelos hoteleiros de Menton, nos Alpes Maritimes, para animar a cidade no inverno, a Festa do Limão - Fête du Citron se tornou um acontecimento a partir do seu primeiro desfile. Evento único no mundo, a festa atrai cada ano cerca de 230.000 visitantes que vêm admirar estas esculturas. De 15 de fevereiro a 5 de março de 2014.


Fête du Morue


Desde o início do século XX, festeja-se na baía Saint-Brieuc o regresso dos pescadores de bacalhau após longos meses de ausência. Hoje a festa do bacalhau - Fête du Morue, acontece durante vários dias, com muita música, dança e, naturalmente, com vários pratos à base de bacalhau. De 29 de maio a 1 de junho de 2014.


Fête des Lumières


Todos os anos em Dezembro, Lyon celebra a sua famosa e tradicional Festa das Luzes - Fête des Lumières. Toda a cidade se ilumina durante 4 noites (ver Lyon). Essa tradição teve início em 8 de dezembro de 1852, quando os moradores da cidade iluminaram suas janelas com velas, para celebrar a instalação da estátua da Virgem Maria na Colina Fourvière.




Fête des feux de la Saint-Jean




Em Trets, em Bouches-du-Rhône, festeja-se em 24 de Junho a festa dos fogos Saint-Jean la Fête des feux de la Saint-Jean. Com danças provençais, cortejos e concertos.



Ano Novo chinês



Muito apreciado em Paris, o Ano Novo chinês, que acontece entre 21 de Janeiro e 20 de Fevereiro, atrai a cada ano cada vez mais espectadores para o seu impressionante desfile nas ruas do XIIIeme arrondissement. Ver Ano Novo Chines em Paris e Um passeio pelo 13éme Arrondissement



Marché Medieval


Em Julho, a cidade de Nemours em Seine-et-Marne propõe um retorno de 800 anos no tempo com a sua Festa e o seu mercado medieval. Acampamento ao pés do castelo e nas margens do rio Loing, nos pátios do castelo, ruelas e nos jardins da igreja Saint-Jean- Baptiste.



Grand Prix de la Saint-Louis


A prova náutica em Sète faz parte do folclore local. A cada ano, desde 1743, no fim de agosto, o Grand Prix de la Saint-Louis é uma oportunidade de assistir este torneio único do tipo ao longo do Canal real.



fête annuelle des Bœufs Gras



Em Gironde, a festa anual dos Bois Gordos - fête annuelle des Bœufs Gras é uma das mais antigas tradições. Todas as Quintas-feiras gordas, (a quinta-feira que precede a Terça-feira gorda), a cidade de Bazas assiste ao desfile dos bois gordos, ao som de tambores.



Festiv'eau



Em Junho, a cidade de Noisy-le-Grand organiza uma grande festa chamada Festival da água, Festiv'eau. Um dia durante o qual o tema água é abordado em espectáculos de teatro, circo, dança, ateliers científicos, concertos, acrobacia, em fontes e jogos…



Saint-Vincent



Dia 22 de janeiro. Festa emblemática que acontece nas cidades produtoras de vinho, aonde Saint-Vincent é celebrado pelos viticultores com procissão, missa e uma grande refeição.



Fête du Vin


Em 15 de agosto, festeja-se por todas as regiões produtoras de vinho da França, a Festa do Vinho - Fête du Vin.  Aqui, a festa de Bourgueil, no departamento de Indre-et-Loire. Desfile do Deus Baco em sua charrete pela cidade, várias apresentações de dança, degustação de vinhos. Ver Bourgueil.


Saint Nicolas


Saint Nicolas é um acontecimento que as crianças da Lorraine esperam com impaciência. A Forbach, todo 6 de Dezembro, Saint Nicolas distribui guloseimas e presentes para as crianças, seguido pelo temível Père Fouettard (segundo a lenda,ele é o fantasma de um antigo senhor feudal que aterroriza a população).


Fête de la pomme, du cidre et du fromage


É a terra normanda que está em festa todos os anos em Evreux na época da Festa da maçã, da cidra e do queijo. Fête de la pomme, du cidre et du fromage.

Uma festa e um mercado com degustações, de demonstrações de ofícios rurais e apresentações de grupos folclóricos normandos, no mês de outubro. Em junho.


Foire aux Andouilles


A Foire aux Andouilles (um tipo de linguiça) do Vale d' Ajol em Vosges Meridional dura três dias a partir da terceira segunda-feira de Fevereiro. É composta por uma feira, um mercado de pulgas, feira do livro regional, e exposição de automóveis antigos.



Fête du Piment


No último final de semana de outubro, Espelette, cidadezinha típica do País Basco, celebra a pimenta! Uma festa animada, com muita dança basca, missa, desfile de banda...As pimentas são colhidas em meados de agosto e colocadas para secar nas fachadas das casas.



Fête Nationale 14 Juillet


Desfile militar em Paris entre o Arco do Triunfo e a Place de La Concorde.  Cerimônias militares em várias cidades do país. À noite, fogos de artifícios e bailes gratuitos. Em algumas cidades, as festividades começam na véspera. Ver 14 de Julho em Paris 



La Fête du Beaujolais Noveau




O Beaujolais é um vinho originário da região de Rhone-Alpes, e a sua nova safra, todos os anos, se torna um momento de festa para compartilhar com os amigos. Festejada na terceira quinta-feira de novembro em toda a França. 







Veja também:

Doce França e Paris - Dicas de Viagem

Bairro da Bastille
Um passeio pelo 13éme Arrondissement
Paris no Cinema
As Portas de Paris
Estações de Esqui na França
Os Hotéis mais Luxuosos da França

Le Tour de France
Um Passeio pela Paris Medieval
As Margens do Sena
Canal St Martin
Maratona de Paris
Nuit Blanche Paris
Amores Célebres na França
Parques e Jardins de Paris
Gares de Paris, RER, Transportes
Paris Iluminada no Natal
Ano Novo Chines em Paris
Paris para Crianças
La Défense
Paris à Noite
Les Halles, Chatelet et Beaubourg
Jardin du Luxembourg
Opéra e Madeleine
Chaillot e Trocadero
Tuileries
Tour Eiffel e Invalides
Saint Germain des Prés
Passagens Cobertas de Paris
Reveillon em Paris
Paris para os Apaixonados
Museus de Paris
Restaurantes Românticos em Paris
Cemitérios de Paris
Bouquinistes, Brocantes, Mercados em Paris
Av. des Champs Elysées
Ile St Louis
Sugestões de Hotéis em Paris
Quartier Latin
Montmartre
Montparnasse
Marais
Igrejas de Paris
Pontes de Paris
Ile de La Cité
Páscoa na França
Orient Express

Giverny
Rueil Malmaison
Versailles
Deauville
Estações Termais na França
Naturismo e Nudismo na França

Vale do Loire
Tours
Plages de Debarquement

Saint Malo
Cancale
Mont Saint Michel
La Rochelle

Lourdes
Saint Jean Pied de Port
Caminho de Santiago na França
A Cruz de Hendaye
Biarritz Pau, Aquitaine e País Basco Francês
Bordeaux, Aquitaine
Arcahon e Cap Ferret

Lyon

Culinária Francesa
Receitas
Queijos
Vinhos
Músicas Francesas

Saint Tropez
Cannes
Nice
Córsega
Marseille

Strasbourg
Mercados de Natal na França

Saudações
Pedindo Informações
Ao Telefone
Fazendo Compras
No Médico
Mais Frases Úteis
Tempo, Hora e Data
Amor e Paquera
No Trabalho
Datas Especiais, Mensagens de Aniversário e Natal
Viagem
Correspondência
Ditados Populares e Expressões em Francês
Conversando e Expressões em Francês
Expressões de Futebol

Regiões e Departamentos da França

Nenhum comentário:

Postar um comentário