10 de out. de 2011

As Mais Belas Catedrais da França

Notre-Dame de Paris
Elas foram construídas nos séculos XII e XIII, época do renascimento cristão, quando a igreja afirmou a sua autoridade e a sua potência através de construções grandiosas.


Notre-Dame de Paris 


Está situada bem no centro de Paris, na Ile de la Cité, por isso, o seu átrio foi escolhido para definir o km zero parisiense (ver:Ile de La Cité ).  Ela é um dos monumentos imperdíveis da cidade, um magnífico exemplo da arquitetura medieval francesa. 

Os seus três portais são: Portail de la Vierge, Portail du Jugement e Portail Sainte-Anne. 

No seu sub-solo pode-se visitar a cripta e o museu, e, se tiver coragem e bom preparo físico, suba as escadas das suas torres (387 degraus) e tenha uma vista extraordinária do coração histórico de Paris. 

O circuito das torres da igreja permite visitar as partes altas da fachada (do século XIII) e contemplar as gárgulas. A entrada para as torres é no exterior da catedral, na Rue du Cloître Notre-Dame. 


Visitada por cerca de 13 milhões de pessoas do mundo todo, uma média de 30.000 pessoas por dia. Missas: de segunda-feira a sábado: 08:00, 09:00, 12:00, 17:45 4 18:15. Ao domingos: 08:30, 10:00, 11:30, 12:45, 18:30. Veja também: 850 Anos da Notre-Dame de Paris


Notre-Dame de Chartres 


Visível a dezenas de km de distância, a Notre-Dame de Chartres é considerada como a catedral gótica mais representativa, mais completa e melhor conservada (a maioria dos vitrais e esculturas são originais). Desde o século IV, foi várias vezes destruída e reconstruída. A atual data do século XII e marca o início da arquitetura gótica. 


Foi construída no local aonde havia uma catedral romana, destruída em um incêndio em 1194. É uma das mais conhecidas da França e local importante de peregrinação. Todos os anos, durante o fim de semana de Pentecotes, a tradicional peregrinação que atrai em torno de 8.000 peregrinos que vêm do mundo inteiro, e também faz parte do cominho de Saint-Jacques-de-Compostelle,pois Chartres é uma etapa para os peregrinos que vêm do Norte pela estrada de Paris.

Segundo a tradição, abriga a relíquia do Véu que a Virgem Maria usou no momento do nascimento de Jesus. Depois do incêndio de 1194, o véu foi encontrado intacto e está exposto em uma das capelas da igreja.

Chartres fica a 1 hora de trem de Paris. Veja aqui os preços e os horários dos trens


Notre-Dame de Rouen 


A Cathédrale Notre-Dame de Rouen é uma das mais belas realizações da arte gótica francesa. Situada no coração da cidade, ela deve o seu charme à variedade e à riqueza da sua decoração. 


Sua imensa fachada é emoldurada por duas impressionantes torres: a Torre Saint-Romain à esquerda e a Torre de Beurre à direita. 

Ela serviu de modelo a Monet na sua série "Cathédrales de Rouen". De 1892 a 1894, o pintor impressionista pintou 28 vezes a sua fachada em todos os momentos do dia, do nascer do sol até o crepúsculo. 

Rouen fica a 1h40 de trem de Paris. Veja aqui os preços e horários dos trens



Notre-Dame de Reims 



Santuário nacional, lugar do batismo de Clovis da coroação de muitos reis. A Catedral Notre-Dame de Reims é um símbolo da realeza francesa e um dos mais belos exemplares da arte gótica do século XIII. Possúi mais de 2.300 estátuas e uma fachada excepcional com a impressionante galeria de reis. 

A Catedrale Notre-Dame de Reims é também chamada de "la Cathédrale des Anges", a Catedral dos Anjos. As estátuas mais famosas são as do anjo da anunciação e do anjo sorrindo.

Reims está a 1h de trem de Paris. Veja aqui os preços e horários dos trens


Catedral de Strasbourg  


Visível a quilômetros de distância, a catedral domina Strasbourg com a sua altura e seu esplendor. 

O Horloge Astronomique (Relógio Astronomico) é uma obra-prima da Renancença. Construída no século XVI, fazia parte das 7 maravilhas da Alemanha. 

Diz a lenda que o autor do relógio astronômico foi cegado para que não construísse outro igual. Hoje pode-se admirar os automatos todos os dias as 12h30.



Mais fotos da Catedral e do Relógio em: Strasbourg

Strasbourg fica a 2h20 de trem de Paris. Veja aqui os preços e horários dos trens



Saint-Pierre de Beauvais  


As suas proporções são impressionantes, é um dos exemplos mais ambiciosos da arte gótica. Na entrada, têm-se um grande impacto sob as abóbadas de 47 m de altura. 


Não deixe de admirar os lindos vitrais (a maior parte foi salva dos bombardeios da Segunda Guerra Mundial), o relógio astronômico (de 1866) e o mais antigo relógio medieval ainda em funcionamento.

Beauvais está a 1h15 de trem de Paris. Veja aqui preços e horários dos trens



Catedral Saint-Étienne de Bourges 


Foi inscrita em dezembro de 1992 na lista de Patrimônio Mundial da Unesco. Seus cinco portais, seus vitrais que difusam uma luz colorida sobre a pedra e as esculturas, são particularmente notáveis. Sua construção se iniciou em 1195, aonde antes havia um local de culto do século III, e depois, uma pequena catedral romana dos séculos XI e XII.

Bourges fica a 2hs de trem de Paris. Veja aqui preços e horários dos trens



Notre-Dame de Amiens 


A catedral de Amiens, no coração da Picardie, é uma das maiores igrejas góticas "classicas" do século XIII. 


É a maior construção medieval da França. Se eleva a cerca de 112 m do solo. Apresenta um comprimento total de 145 metros. Tem uma superfície de 770 m2. A altura sob a abóbada da nave é de 43 metros. 

Os três portais da catedral de Amiens levam os nomes (da esquerda para a direita) de Saint Firmin, Beau Dieu e Mère Dieu. São decorados com numerosas esculturas de santos e de apóstolos.

Amiens fica a 1h10 de trem de Paris. Veja aqui preços e horários dos trens


Cathedrale Notre Dame de l'Assomption, Clermont Ferrand


A maior parte da sua construção atual data do século XIII. Encontra-se sobre a colina central do antigo centro de Clermont-Ferrand, na Place de la Victoire, ao lado da estátua do papa Urbain II. 


Foi precedida, no mesmo lugar, por três santuários cristãos. A maior parte da sua cripta data do século X. Possui um sarcófago do século IV, de mármore branco. 


A principal originalidade da construção é o material utilizado: a pedra de Volvic, que lhe dá uma cor sombria e cuja resistência permitiu criar pilares de forma suave e bem equilibrada. Esta particularidade valeu-lhe o apelido "Catedral des charbonniers" (Catedral dos Carvoeiros).

Clermont-Ferrand está a 3h30 de trem de Paris. Veja aqui preços e horários dos trens




Veja também:














Um comentário:

  1. Magnificas obras,de uma arte indizivel,magestosa e hipnotizante que é a axpressão de valores e conhecimentos que foram simplesmente varridos para os dominios do pó e esquecimento pelo homem de hojeArte essa que só os árabes e agora o grande GAUDHI conseguem rivalizar.Como é pena a confusão que hoje reina na arte e cultura

    ResponderExcluir