3 de out. de 2011

Região Alsace

A partir de 2016, a França tem uma nova divisão, com 13 regiões (+ 5 ultramarinas). Até 2015 eram 22 regiões. 

Agora a Região Alsace é: Alsace Champagne-Ardenne Lorraine. Essa postagem fala somente sobre a Alsacia.









Strasbourg
Muito tempo disputada entre a França e a Alemanha, a Alsácia possui uma identidade própria. Tem uma arquitetura singular, e é uma região rica em história e cultura. A gastronomia, muito saborosa, repleta de tradições alemãs, agrada a todos os  paladares. A paisagem é de tirar o fôlego; cidades de sonho, muitas colinas verdes e vilarejos medievais.


Fica no nordeste da França e possui dois departamentos: Bas-Rhin e Haut-Rhin. De Paris para Strasbourg, são 2h:20 de TGV, saindo da Gare de L'EstVeja aqui preços e horários



A região possui também vários castelos, antigas fortificações.  Entre eles, o Chateau du Haut-Koenigsbourg, do século XII, que fica no alto de uma montanha, a 800 m de altitude.


Chateau de Haut-Koenigsbourg
Sua cozinha regional agrada aos gourmets mais exigentes. O delicioso choucroute, o munster, as charcuteries, as Flammekueche (tortas flambées), ou ainda o Baeckeoffe (cozido de legumes e carne). Tudo isso, de preferência, acompanhado de um vinho da região, Riesling, Pinot blanc, Sylvaner, Tokay Pinot gris... 


Percorra a linda Route des Vins, que oferece uma das mais bonitas paisagens do mundo.....E, se puder, não perca os famosos Marchés de Noël em dezembro. (Ver: Mercados de Natal na França)

Strasbourg




Um resumo da cultura alsaciana, tanto ao nível da arquitetura,   como dos museus de incrível riqueza. A visita da sua catedral - com o seu famoso relógio astronômico, do seu centro histórico, do pitoresco bairro Petite France - com suas casas tradicionais e as pontes cobertas, o bairro alemão, o bairro das instituições européias (sede do Parlamento Europeu), deixam maravilhosas imagens na lembrança... (ver:Strasbourg )





Colmar




Conhecida por ser a capital do vinho da região.  Seu magnífico centro histórico, seus museus, o charmoso bairro Petite Venise - às margens do rio Lauch, atraem milhares de turistas. Veja também: Colmar


Mulhouse



Menos turística, mas também encantadora, Mulhouse possui um adorável centro histórico, a Place de la Réunion, o Temple St-Étienne com seus vitrais do século 14, vários museus, o Hotel de Ville construído em 1552....são algumas das suas atrações.

Riquewihr

A Alsace se destaca também pelo encanto dos seus vilarejos.  É o caso de Riquewihr, a "Perle du Vignoble" (a pérola do vinho), que atrai muitos turistas. Fica a 60 km de Strasbourg e a 11 km de Colmar.






Eguisheim

A 5,70 km de Colmar e a 68 km de Strasbourg, foi eleita a "village préféré des français" (vilarejo preferido dos franceses em 2013.





Você pode também descobrir o charme de muitos outros vilarejos, como Ribeauvillé, Wissembourg, e Hunspach.

Mais ao sul, o Parc des Hautes-Vosges oferece maravilhosas paisagens, e permite praticar muitos esportes no verão, a começar pela caminhada.  No inverno, é comum a prática do esqui. 



Mapa da Região











Nenhum comentário:

Postar um comentário