4 de nov. de 2010

Pau (Aquitaine)







Aquitaine é uma região do sudoeste da França que compreende 5 departamentos: Gironde, Landes , Dordogne, Pyrenées-Atlantiques (Béarn-País Basco) e Lot-et-Garonne.
Com uma área total de 41.308 Km2, é uma das maiores regiões da Europa.

Com esse imenso território, é a terra da água e dos vastos espaços, paisagens grandiosas, litoral infinito interrompido apenas pela Bacia de Arcachon, imensa floresta de pinho das Landes, vinhedos a perder de vista, os de Bordeaux, elegante capital, e todos os outros.



Ricos vales, o da Dordogne com vilarejos da Idade Média, como La Roque-Gageac às margens do rio, ou Beynac debruçado sobre a falésia, o vale do Vézère, conhecido como o "Vale do Homem" e classificado pela Unesco por seus numerosos lugares pré-históricos, o vale do Lot e o do Garonne, locais impressionantes como o imperdível Saint-Emilion, vilarejo medieval classificado pela Unesco no coração do vinhedo, além de fortalezas e castelos extremamente bem conservados, presentes em toda a Aquitaine.

É difícil resistir ao charme do País Basco, que nos deixa maravilhados pela beleza e a imensidão das suas praias, por suas falésias e o Oceano Atlântico. Em Béarn, você estará diante dos Pireneus e da majestade do pico do Midi d'Ossau.

Pau (pronuncia-se Pô), é a prefeitura do departamento Pyrenées Atlantiques, e se situa aos pés dos Pyrénées, (a 50 km de distância) e a 100 km do oceano Atlântico. É o segundo polo econômico da região, depois de Bordeaux. Com um altitude média de 200m, a cidade é atravessada pelo rio Gave de Pau, procedente dos Pyrénées.

Cidade natal do rei Henri IV , a cidade de Pau oferece atividades culturais e lúdicas em um cenário refinado, do centro da cidade aos vinhedos de Jurançon.

O clima é agradável, com verão longo e inverno ameno. Fica a 30 km de Lourdes, 110 de Biarritz e 110 km de Toulouse e Bordeaux.


Aeroporto de Pau

Conta com um bom aeroporto, o Aeroporto Pau-Pirinéus, que tem vôos regulares para: Paris-Roissy - Charles de Gaulle, Paris-Orly, Lyon - Saint-Exupéry e Londres - Stansted.





Gare de Pau

A gare SNCF de Pau (estação de trem) tem ligações diretas com: Bordeaux - Paris, Toulouse - Vintimille e Genève; Bayonne - Hendaye e Espanha. 



O trem de Paris para Pau sai da Gare Montparnasse e a viagem leva mais ou menos 5 hs e 30 min. A cidade é ligada à Espanha pelo túnel Somport.



Grand Prix de Pau





Circuito do grand-prix de Pau 

Conhecida também pelo seu Grand Prix, corrida automobilística que acontece nas ruas da cidade, todos os anos, desde 1901, durante o feriado de Pentecotes.












Château du Pau 



Testemunha nove séculos de história: fortaleza dos Viscondes de Béarn, foi a residência real durante o Renascimento. É o local aonde nasceu o rei da França Henri IV, o primeiro rei da dinastia dos Bourbons.


Não deixe de descobrir o Palais Beaumont que já foi um palácio
de inverno, e hoje é o Cassino da cidade e um centro de congressos.



O quartier de Hédas, bairro popular de comércio, era, antigamente, o único ponto de água da cidade. Visitas guiadas organizadas pelo Office de Turismo, permitem descobrir as belas propriedades e as histórias que marcaram a cidade de Béarn.


O Boulevard dos Pyrenées



Um passeio de carro ou a pé, neste Boulevard, em direção ao sul, oferece uma vista magnífica sobre a cadeia dos Pyrenées!

É um lugar privilegiado, muito apreciado pelos turistas e pelos habitantes, que não perdem uma ocasião de aproveitar a linda vista, os seus bares ou os seus restaurantes…



O Museu de Belas Artes - é a segunda coleção da Aquitaine que apresenta uma panorâmica da criação artística desde o final do século 15. Pode-se descobrir Greco, Rubens, ou Degas… A construção é um exemplo de arquitetura art déco dos anos 30.



Funiculaire de Pau



Liga a cidade baixa e a gare de trem ao centro, e ao Boulevard des Pyrenées, 30 metros mais altos, através de lindos jardins. Começou a circular em 1908, sendo desativada por alguns anos. Em 1978, o município decide conservar esta infra-estrutura típica do patrimônio da cidade. Desde então, voltou a circular gratuitamente. Muito prático para quem chega de trem.




O béret, a boina Basca - Esse emblemático chapéu é fabricado em Béarn, Nay, à 25 minutos de Pau, desde 1819. Um museu lhe homenageia ao lado das últimas linhas de produção francesa.

Internacionalmente reconhecida como o símbolo do francês, o primeiro sinal dessa boina foi encontrado no espaço medieval no vale de Aspe e remonta a 1461. Na época ela era tricotada e feutrada em lã pelos pastores. Os Bascos lhe deram a reputação internacional.







O País Basco é uma região dividida entre a Espanha e a França. Tem cerca de 3 milhões de habitantes nas suas seis regiões (três delas em cada país).

Na França, o País Basco encontra-se no departamento dos Pyrenées Atlantiques.

As três províncias francesas que integram o País Basco são: Basse Navarre (em basco Nafarroa Beherea) Labourd (Lapurdi) Soule (Zuberoa).

Pelas ruas normalmente se ouve o euskara, dialeto usado em todo o País Basco, embora o francês seja o idioma oficial. É o euskara, entretanto, que consta nas indicações das placas de trânsito e em letreiros de lojas. 

Por toda parte vemos as cores da bandeira do "Euskal Herria" - "País Basco" na língua local , que são o vermelho, o verde e o branco).

Église St-Jacques




Biarritz 


Rochedo da Virgem, Biarritz


É a cidade mais visitada no lado francês. Ponto de partida de visitas para toda a região, a cidade tem diversos atrativos naturais e ficou famosa por ter sido escolhida pelo imperador Napoleão 3º e sua esposa Eugenia de Montijo como "casa de veraneio". Hoje é centro de congressos, reuniões européias, festivais internacionais e etapas do surfe mundial.



Place Georges Clémenceau, Pau










Veja também:








Um comentário:

  1. gostaria de saber da cidade de Nay - França. Estou estudando sobre ela.

    ResponderExcluir