3 de out. de 2009

Saudações - Salutations




Em Francês existem duas formas de dizer Você: o pronome VOUS(para pessoas que você acaba de conhecer, conhece pouco, relações de trabalho, pessoas mais velhas ou para várias pessoas) e TU (para familiares e amigos).


Tutoyer - tratar a pessoa por "tu" : Tu peux me tutoyer (pode me tratar por tu)


Para dirigir-se a homens e mulheres ligados à leis, como advogados, notários etc, o título "maître" é obrigatório. 


Para cumprimentar alguém importante, usa-se sempre o título, cargo ou profissão: Bonjour Maître, Bonjour docteur

Entre  monsieur/madame e o título, coloca-se sempre um artigo: Bonjour, monsieur le Président


É sinal de boa educação dirigir-se a uma pessoa dizendo Bonjour, Bonsoir. Por isso, sempre antes de pedir uma informação fale: Bonjour madame, Bonjour monsieur.



Oi, tudo bem? - Salut, ça va? / Bonjour, ça va? / Ça va?
´
Olá - Coucou





Como vai? - Comment vas-tu? (informal) / Comment allez-vous? (formal)
´
Muito bem, obrigado(a) e você? - Très bien, merci, et vous? (formal) toi ? (informal)
´´
Bem, obrigado - Ça va, et toi? / Pas mal, merci

Poderia estar melhor - Pas terrible, ça pourrait aller mieux

Muito bem, e você? - Très bien et vous/toi?
´´
´
Eu quero te apresentar - Je voudrais vous (te) présenter / Je vous (te) présente
´ ´
Muito Prazer - Enchanté (homem) / Enchantée (mulher)
 ´
Prazer em conhecê-lo(a) - Ravi(e) de vous connaître
´
Bom dia - Bonjour

Oi - Bonjour

Oi meninas! - Salut les filles!
´
Tenha um bom dia - Bonne journée´

Boa noite - Bonsoir (escurecendo e à noite)

Boa noite - Bonne nuit (antes de dormir)


Créditos foto: lecoinducervanties.wordpress.com


Quanto tempo! Ça fait longtemps!
´
Quais são as novidades? Quelles sont les nouvelles?
´
Como vai tudo? Comment va la vie?
´
Você não mudou nada! - Vous n'avez pas changé!
´
Ele já me falou muito de você - Il m'a beaucoup parlé de vous
´
Você está sempre bem! - Vous êtes toujours très en forme!


Como o tempo passa depressa! - Comme le temps passe vite!




Créditos foto: lecoinducervanties.wordpress.com

´
Até logo (adeus) - Au revoir´

Até logo (a todos) - Au revoir tout le monde!
´
Até logo (até breve) - À bientôt

Até logo (quando você ainda verá a pessoa no mesmo dia) - À tout à l´heure / À toute

Até mais tarde - À plus tard 



Até amanhã - À demain
´
Até mais - À plus
´´
Até a semana que vem - À la semaine prochaine
´
Boa sorte - Bonne chance
´
Eu tenho que ir - Il faut que je m'en aille´
´
É hora de ir - C'est l'heure de partir
´´
 Forma carinhosa de dizer oi para a namorada ou amigos - Salut ma poule (ou ma puce)

Eu já volto - Je reviens tout de suite
´
Vamos? - On y va?

Oi pessoal ! - Salut les amis !

Me liga! - Appelles moi!

Bom dia senhor e senhora - Bonjour messieurs dames







Aprenda Francês Online

&


O Blog Dicas de Francês tem parceria com o curso Frantastique, clique AQUI e ganhe 7 dias gratis!








Datas especiais e Mensagens de Aniversário, Natal e Ano Novo
Viagem





Vale do Loire
Vendanges
Tours

Giverny
Versailles
Plages de Debarquement - Normandia
Saint Malo
Cancale
Mont Saint Michel
Lourdes
Saint Jean Pied de Port
Caminho de Santiago na França

Queijos
Vinhos
Músicas Francesas
Páscoa na França
Strasbourg

Mercados de Natal na França








3 comentários:

  1. Anônimo11/3/15

    Tenho um amigo frances e esse site me auxilia um pouco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Qualquer coisa, pode me escrever: annafrj55@gmail.com
      Um abraço,
      Anna

      Excluir
  2. Muito bom mesmo.
    merci beaucoup :D

    ResponderExcluir