A Maior Livraria a Céu Aberto de Paris
Passear pelos bouquinistes, as famosas "caixas" verdes nas margens do rio Sena, é um delicioso passeio cultural, a fazer e refazer.
Ponto de encontro dos amantes de livros raros em busca de "tesouros", e de milhares de turistas, é livraria mais charmosa da cidade, tendo como cenário o Rio Sena.
Eles apareceram no século XVI, perto da Pont Neuf, a mais antiga ponte de Paris. Hoje são 240 bouquinistes, com mais de 300.000 livros. Eles fazem parte da paisagem e do charme de Paris e são patrimônio literário e histórico da cidade.
O passeio começa na rive gauche (margem esquerda), quai voltaire, subindo o Sena na direção da Pont du Carrousel: os bouquinistes estão instalados sobre 3 quilômetros, até a Pont de la Tournelle.
Nas suas bancas, encontramos livros antigos, livros de segunda mão, uma infinidade de cartões postais, jornais, cartazes, mapas, gravuras, revistas antigas, etc.
Nas suas bancas, encontramos livros antigos, livros de segunda mão, uma infinidade de cartões postais, jornais, cartazes, mapas, gravuras, revistas antigas, etc.
Pode-se passar horas desfrutando de incríveis descobertas e também admirando os monumentos que estão no caminho:
Você verá à sua direita: o Palais des Beaux-arts, a Académie française, o Hôtel de la Monnaie, a Fontaine Saint-Michel.
À sua esquerda: o Louvre, a romântica Pont des Arts, a Île de la Cité... aqui você chega ao coração da história dos bouquinistes, em princípio instalados ilegalmente em torno da Pont Neuf.
Depois de passar pela Notre-Dame, continue pelo Quai de la Tournelle, atravesse o Sena em direção à Île Saint-Louis, antes de alcançar a rive droite (margem direita) pela Pont Marie.
Uma outra série de "caixas verdes" te aguarda à esquerda, entre o Quai de l'Hôtel de Ville e o Quai du Louvre.
Uma outra série de "caixas verdes" te aguarda à esquerda, entre o Quai de l'Hôtel de Ville e o Quai du Louvre.
Continue o passeio passando pelo Hôtel de Ville (a prefeitura de Paris) e sua esplanada, a Place du Châtelet e seus teatros, pela antiga loja Samaritaine, e a entrada do Louvre pelo cour carrée.
O passeio pela margem direita oferece também belas paisagens do Sena, das pontes, as novas margens e dos principais monumentos da cidade. O último bouquiniste está instalado no Quai du Louvre.
VAI VIAJAR PARA A EUROPA?
Festival Bouquinistes
Em 25, 26 e 27 de abril de 2014 aconteceu o primeiro Festival Bouquinistes, com muitas atividades para adultos e crianças, como caça ao tesouro, serigrafia, poesia, presença de escritores e poetas...
Veja também:
Bouquinistes, Feiras e Brocantes de Paris
Magnifique ! Pays du premier monde, c'est autre chose ! Je suis toujours sur l'Avenue Paulista... ! hehehehe
ResponderExcluirOi Tide! É isso aí meu amigo! Vamos botar ordem na casa! rsrsrs
ExcluirObrigada pelo comentário!
Bjs