5 de jul de 2014

O Metrô de Paris

Como Andar no Metrô de Paris



Em 19 de julho de 1900, o métropolitain de Paris inaugurou a sua primeira linha, ligando Chateau de Vincennes à La Defense. Em 1895 a prefeitura da cidade aceitou o desenho do engenheiro Fulgence Bienvenue, que foi logo posto à prática, devido à Exposição Universal de 1900.

Esse primeiro projeto de transporte ferroviário urbano comporta uuma linha circular "Etoile-Nation-Etoile", uma transversal norte-sul, "Porte de Clignancourt-Porte d’Orléans" e uma transversal leste-oeste, "Porte Maillot-Avenue Gambetta".

Três linhas foram adicionadas antes que o projeto definitivo tenha sido aprovado. No ano seguinte,começaram enfim os trabalhos na linha 1, Porte de Vincennes à Porte Maillot. Dois ramais foram construídos ao mesmo tempo: Porte Dauphine-Etoile e Etoile– Trocadéro. Em 19 de julho de 1900, as 13h00, a linha 1 começou a operar, depois de 17 meses de construção.

Hoje ele tem 14 linhas principais e duas menores (bis) e 215 km de trilhos... É parte integrante da cidade, com as suas estruturas imponentes e estações emblemáticas.

Paris é a única cidade que tem uma estação de metrô a cada 500m.

São 301 estações e uma é diferente da outra.  Em comum, elas têm apenas os cartazes de propagandas.  Graças à essa variedade, viajar de metrô na Cidade Luz passa a ser um passeio pelo século 20.  Grande parte das estações, construídas no início do século, mantêm o estilo art noveau: Porte-Dauphine, Abbesses, Cluny La Sorbonne, La Défense...Ver: Belle-Epoque em Paris



A estação Louvre-Rivoli é como uma ante-sala do museu, repleta de obras de arte.


Linha 14




Já as sete estações da linha 14, que foram inaugurada em 1998, têm um desenho futurista. 

Essa foi a primeira linha de metrô de Paris a implementar portas automatizadas na estação. 










Estação Arts et Métiers

Essa estação da linha 11, no 3eme de Paris, é coberta com placas de cobre, criando uma atmosfera de vinte mil léguas submarinas, evocando o Musée des Arts et Métiers, ali perto.




Toda a estação, desde as placas com o nome até os assentos e as latas de lixo, é apropriada à decoração.

Veja As Mais Belas Estações de Metrô de Paris


Em 1910, com as chuvas que alagaram Paris, o Rio Sena subiu 6 metros e as estações da linha 1 ficaram submersas.

Inundação no metrô em 1910
Durante a Segunda Guerra Mundial, as estações se tornaram abrigos anti-aéreos, e muitas foram bombardeadas.

A estação Concorde, na linha 12, é decorada, desde 1991, por uma obra em azulejos, da artista Françoise Schein, com o texto (sem espaços) da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789.



Mapa das Linhas do Metrô de Paris: http://www.enligne.fr/plan-metro-paris/index.html




Linha 1: La Défense ↔ Château de Vincennes
Linha 2: Porte Dauphine ↔ Nation
Linha 3: Pont de Levallois ↔ Gallieni
Linha 3-Bis: Gambetta ↔ Porte des Lilas
Linha 4: Porte de Clignancourt ↔ Porte d'Orléans
Linha 5: Bobigny-Pablo Picasso ↔ Place d'Italie
Linha 6: Charles de Gaulle-Étoile ↔ Nation
Linha 7: La Courneuve-8 Mai 1945 ↔ Villejuif-Louis Aragon/Mairie d'Ivry
Linha 7-Bis: Louis Blanc ↔ Pré Saint Gervais
Linha 8: Balard ↔ Point du Lac
Linha 9: Pont de Sevres ↔ Mairie de Montreuil
Linha 10: Boulogne - Pont de Saint Cloude ↔ Gare d'Austerlitz
Linha 11: Châtelet ↔ Mairie des Lilas
Linha 12: Porte de La Chapele ↔ Mairie d'Issy
Linha 13: Asnières Genevilliers Les Courtilles/Saint Denis Université ↔ Chatillon - Montrouge
Linha 14: Saint-Lazare ↔ Olympiades



Como andar no Metrô de Paris:


Cada uma das 14 linhas tem seu número e sua cor, e se cruzam. 

Você deve olhar no mapa do metrô a estação onde você está e a estação que você quer ir. 

Em cada extremidade, tem o nome da estação que será a "direção".

Por exemplo, abaixo está a linha 1, que vai de "
Chateau de Vincennes" até "La Défens".  Você está na estação Charles de Gaulle-Étoile e quer ir para a estação Hotel de Ville:

Você vai pegar a linha 1, direção "
Chateau de Vincennes" até a estação Hotel de Ville.

Note que na figura aparecem as conexões, com os números das linhas se você precisar ir para uma estação que não está na linha 1.  Esse painel está dentro dos trens, acima da porta.



Indicações para trocar de linha:


Veja a direção da estação para onde você quer ir. Por exemplo, se for a estação Pigalle, você deve pegar o metrô direção Nation.



O horário de funcionamento do metrô é das 06:00 hs até 00:30 hs, de domingo a quinta-feira e das 06:00 hs as 01:30 hs as sextas-feiras e sábados.

Depois desse horário, existem os ônibus noturnos, os Noctiliens.





O Ticket de Metro

O ticket de metro pode ser vendido por unidade ou carnet de 10.

Ele só vale para um trajeto. Para o retorno um outro ticket deverá ser utilisado. 

Desde 1 de julho de 2007, pode se usado também nas correspondências bus/bus e tram/bus

Pode ser comprado em todos os guichês ou nos distribuidores automáticos (foto abaixo).







IMPORTANTE: Guarde seu bilhete até o final do trajeto (até sair da estação), pois ele poderá ser solicitado em um controle. Se não apresentá-lo, você pagará uma multa. Nas estações do RER, você precisará dele para sair da estação. 

Nas escadas rolantes e nas esteiras rolantes, fique sempre no lado direito e deixe o esquerdos para as pessoas que têm pressa.


Preço (2015)
Ticket unitário: 1,80 euro
Carnet com 10: 14,10 euros

Crianças menores de 4 anos : gratuito.  Até 11 anos: meia tarifa

Forfait com viagens ilimitadas de 1 a 5 dias (à venda nas bilheterias e distribuidores automáticos)



Curiosidades

A maior estação é a Gare de l'Est;

A menor estação é a Église Dauteuil;

A estação Montparnasse-Bienvenue é a que tem a maior esteira rolante, com 185m;

A estação mais profunda é a Abesses, que está a mais de 30m abaixo do solo;

A primeira linha a atravessar o Rio Sena foi a linha 4;

A Gare du Nord é a estação mais movimentada;



A estação Place des Fêtes foi usada como depósito pelos alemães na Segunda Guerra.  Tem também a mais longa escada rolante, com 185m;

A estação St Paul foi construída com pedras da Bastilha.  Foi bombardeada durante a Primeira Guerra Mundial, em 1918;

Em maio de 1937, na estação Porte Dorée, foi encontrado o corpo de uma mulher com uma faca no pescoço.  O crime nunca foi desvendado;

A estação Varenne, desde 1978, homenageia o escultor Rodin com réplicas das suas obras.







Dica: 



Entre as estações Passy – Bir-Hakeim da linha 6, o metrô parisiense oferece uma das suas mais lindas vistas: a Tour Eiffel e uma bela perspectiva do rio Sena, seus cais e mesmo Montmartre com a Sacré-Cœur. 

Fique do lado esquerdo se for na direção da Nation e do lado direito se for na direção de Charles de Gaulle-Etoile para admirar a melhor vista. 



Porte des Lilas, um set de Cinema no Metrô de Paris


Todo mundo já viu no telão, mas ninguém usa desde 1939: a estação Porte des Lilas-Cinema é uma "estação fantasma", uma estação fechada ao público, mas popular entre os cineastas, que a usam para colocar em seus filmes a atmosfera do metrô de Paris.

Todos os dias, milhares de viajantes de passam pela estação Porte des Lilas sem saber que, atrás de uma porta cinza, se esconde a outra estação, que faz uma média de 5 filmes por ano.

Meryl Streep, em um trem da década de 1960 em "Julie e Julia" ou Mathieu Kassovitz, pegando fragmentos de fotos em "O Fabuloso destino de Amélie Poulain": estas cenas foram gravadas lá.

A estação Porte des Lilas-Cinema, pode ser locada por um dia ou vários dias seguidos.

Um dia de filmagem custa entre 15.000 e 18.000 euros e a RATP oferece cerca de quinze pessoas: motoristas, eletricistas, vigilantes.

Em meados de setembro, começará a ser filmado um novo filme, e algumas dezenas de pessoas podem descobrir a estação, que foi então renomeada República.

Estação Montparnasse em 1949



Gares de Paris, RER, Transportes
Mapa Aeroporto Charles de Gaulle e Seus Terminais
Mapa Aeroporto Orly e Seus Terminais

Doce França e Paris - Dicas de Viagem
Regiões e Departamentos da França


Paris para os Apaixonados
Mapas Úteis de Paris
Paris para Crianças
Sugestões de Hotéis em Paris

Paris, a Melhor cidade para os Estudantes
As Fontaines de Paris
Fotos Históricas de Paris
Curiosidades, Lendas e Mistérios de Paris
Um Passeio pela Paris Medieval
Paris Antes e Depois
A Exposição Universal de 1889 em Paris
Paris no Cinema
Amores Célebres na França
As Portas de Paris

As Margens do Sena
Canal St Martin
Paris à Noite
Reveillon em Paris
14 de Julho em Paris
Maratona de Paris
Nuit Blanche Paris
Parques e Jardins de Paris
Paris Iluminada no Natal
Ano Novo Chines em Paris

La Défense
Passagens Cobertas de Paris
Um Passeio pelo 5eme
Bairro da Bastille
Um passeio pelo 13éme Arrondissement
Les Halles, Chatelet et Beaubourg
Jardin du Luxembourg
Opéra e Madeleine
Chaillot e Trocadero
Tuileries
Tour Eiffel e Invalides
Saint Germain des Prés
Museus de Paris

Cemitérios de Paris
Bouquinistes, Brocantes, Mercados em Paris
Av. des Champs Elysées
Ile St Louis
Quartier Latin
Montmartre
Montparnasse
Marais
Igrejas de Paris
As Mais Belas Catedrais da França
Pontes de Paris
Ile de La Cité

Giverny
Vale do Loire
Vendanges
O Rio Loire
O Loire de Bicicleta
Tours
Plages de Debarquement
Saint Malo
Cancale

Mont Saint Michel

Lourdes
Caminho de Santiago na França
Saint Jean Pied de Port  

Mercados de Natal na França
Festas Populares na França
Páscoa na França
Orient Express
Estações de Esqui na França
Os Hotéis mais Luxuosos da França
Os Melhores Spas e Hammams de Paris


Estações Termais na França
Naturismo e Nudismo na França


Strasbourg

Culinária Francesa
As Patisseries de Paris
Os Pães e as Boulangeries

Queijos

Vinhos
Restaurantes Românticos em Paris
20 Sugestões de Cafés em Paris

Músicas Francesas

Saintes-Maries-de-la-Mer
Maria Madalena em Sainte Baume
 

Saudações
Pedindo Informações
Ao Telefone
Fazendo Compras
No Médico
Mais Frases Úteis
Tempo, Hora e Data

Amor e Paquera
No Trabalho
Datas Especiais, Mensagens de Aniversário e Natal
Viagem
Correspondência
Ditados Populares e Expressões em Francês
Conversando e Expressões em Francês
 






27 comentários:

  1. Anônimo10/2/14

    Gostei desta postagem da rede metroviária !!
    Mto bem explicado. Ajuda bastante quem procura dicas e informações sobre transporte.

    abs
    jurema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jurema,
      Obrigada pelo seu comentário!
      Volte sempre!
      Um abraço,
      Anna

      Excluir
  2. Seu blog é muito legal,vamos passar 32 dias em Paris,embarcamos em outubro,vamos usar muitas dicas suas...hehehe parabens pelo blog!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Jo Gomes!
      Se precisar de alguma informação, tiver alguma dúvida, pode me escrever : annafrj55@gmail.com
      Um abraço
      Anna

      Excluir
  3. simone menasce12/4/14

    o seu blog é completíssimo e maravilhoso!! apesar de ter ido a Paris várias vezes (a última em outubro de 2013) se eu tivesse visto teu site antes das viagens com certeza teria aproveitado muitooooo mais!!
    Parabéns....

    ResponderExcluir
  4. Anônimo17/4/14

    Olá!
    Parabéns pelas suas páginas, muito informativas!
    Estou pesquisando sobre o Metrô em Paris para me "situar" um pouco antes da viagem... li em alguns blogs que é preciso "validar" os tickets de metrô e RER... como saber o que precisa ou não validar? Não compreendi muito bem isso... Obrigado! Bruno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno,
      É só inserir o ticket dentro de uma máquina e pegar de volta, antes de embarcar, como no metrô do Rio.
      Dentro dos ônibus também tem uma máquina para inserir o ticket, pois se o controle pedir, o ticket tem que estar "validado", senão vc paga uma multa.
      Se quiser que eu te envie uma foto da validação no metrô, me envie uma mensagem para annafrj55@gmail.com.
      Um abraço !

      Excluir
    2. É um ticket de papel que você insere na catraca e pega de volta, é preciso guardá-lo até sair da estação.
      Um abraço

      Excluir
  5. Anna, esse post tá perfeito! Sobre a estação Varenne, acho que não são réplicas não. Tenho quase certeza de que Rodin fez várias esculturas iguais, mas não consegui confirmar na net a respeito. A Concorde, eu amo ficar lendo os azulejos enquanto espero o metrô...
    Acabei de conhecer o seu blog, vi que ele é muito bom e vou ler ainda muita coisa nele. Parabéns. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia,
      Obrigada pelo comentário! Me diz se tiver a confirmação sobre as esculturas!
      Volte sempre!
      Bjs

      Excluir
  6. Ana, boa tarde! Parabéns pelo blog, bem informativo. Ana, em setembro viajo para Paris e chego ao Charles de Gaulle ás 22:00hs, minha hospedagem é no Quartier latin, vi no maps que a estação do metrô mais próxima pra mim é a place monge. Eu não sei qual o melhor lugar para fazer a trocar do RER para o M7. O que você sugere ? ATT, Marcos Daries.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos
      No Aeroporto, vc deve seguir as placas "Paris par Train", RER.
      na estação do Aéroport Charles de Gaulle 1, pegue o RER B direção Bourg-la-Reine, Robinson, St-Rémy-lès-Chevreuse até a estação Châtelet (11 estações)
      Saltar na estação Châtelet, e pegar o metro linha 7, direção Ivry - Villejuif até a estação Place Monge - Jardin des Plantes (4 estações).
      Compre no aeroporto o ticket RER B + metrô (em torno de 10 euros)
      Qualquer dúvida, pode me escrever: annafrj55@gmail.com
      Um abraço!

      Excluir
  7. Muitíssimo obrigado! Com essa dica fico mais tranquilo. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo22/9/14

    Olá Ana, fui em Paris em Fevereiro /2014, e utilizei um ticket do metro mais de uma vez ao dia, simplesmente coloquei na catraca e ela liberou passagem, logo, achei que era o mesmo esquema de Porto-Portugal,... O que fiz foi errado? tinha que comprar outro bilhete?
    Abraços, Raquel Ferreira - RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel,
      Talvez você tenha comprado o ticket +.....?
      Ele permite correspondências entre metrô, RER, ônibus, tramway...
      O ticket unitário só vale para uma viagem, não sei como você conseguiu...depois que ele passa na catraca uma vez, não vale mais.
      Eu nunca tentei, quando saio da estação, jogo fora.
      Um abraço!

      Excluir
    2. Anônimo5/11/14

      Olá Anna, o que comprei foi o ticket normal mesmo de 1,50Euros. Mas acho q Agora as catracas mudaram. Tem que inserir o ticket para sair?? Acho!
      Abraço.
      Raquel Ferreira

      Excluir
    3. Oi Raquel
      Como está escrito na postagem acima, em algumas estações (RER) é preciso inserir o ticket para sair. Em todas as estações, o ticket deve sempre ser guardado até vc sair da estação, pois pode ser pedido pela fiscalização, e se vc não tiver, vai ter que pagar uma multa.
      Um abraço,
      Anna

      Excluir
  9. Anônimo1/10/14

    Li seus outros comentários a respeito da validação dos tickets. Tenho algumas dúvidas.
    Quando na estação tiver catraca, não é necessário validar o bilhete antes de entrar no vagão? Por exemplo, ficarei hospedado perto da estação Gare du Nord. Neste caso, pegarei a linha 4 e farei baldeação em Strasbourg St-Denis para linha 9 para ir até Trocadéro. Minha dúvida é essa, quando passar na catraca em Gare du Nord não precisarei validar o ticket, OK? E na estação da baldeação para a linha 9, é só ir direto ao vagão ou tenho que validar neste caso? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      A validação é feita na catraca, só uma vez, dentro da estação, antes de embarcar no metrô. Você vai validá-lo na Gare du Nord e ele será válido até você chegar no Trocadero. Com esse ticket que você validou, você troca de linha quantas vezes quiser, enquanto não sair da estação ele está valendo. Você deve guardá-lo até sair completamente da estação.
      Qualquer dúvida, me escreva: annafrj55@gmail.com
      Um abraço,
      Anna

      Excluir
    2. Anônimo1/10/14

      Obrigado pela resposta Anna. Para pegar o trem RER B do aeroporto até a Gare du Nord e da Gare du Nord até o aeroporto é o mesmo procedimento, ou seja, a validação é feita só uma vez na catraca?

      Excluir
    3. È isso mesmo, só que quando comprar o RER B para o aeroporto você tem que dizer na bilheteria ou especificar na máquina automática que é RER B + metrô , pois é para a zona 5 e custa mais caro (mais ou menos 9 ou 10 euros) . Mas dentro de Paris, você valida o bilhete na catraca uma vez e faz quantas baldeações precisar com o mesmo bilhete.
      Um abraço

      Excluir
  10. Anônimo1/12/14

    Pessoal ***Muito Importante*** NAO JOGEM O BILHETE DO METRO FORA ATÉ SAIR DA ESTAÇAO POIS SE FOR PEGO SEM ELE VC PAGA UMA MULTA DE 33 EUROS. Eu e minha esposa tivemos esse vacilo e é humilhante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar. Eu já tinha colocado essa informação....agora coloquei em vermelho!
      Um abraço!
      Anna

      Excluir
  11. Anônimo19/6/15

    OI ANNA
    VOU PARA PARIS NO MES DE JULHO , VOU CHEGAR PELO CDG E MEU HOTEL FICA EM FRENTE AO PANTHEON . GOSTARIA DE IR DE TREM , COMO EU FAÇO ?
    APROVEITO PARA AGRADECER AS SUAS DICAS BEM DETALHADAS , TUDO MTO BEM EXPLICADO , AJUDA MUITO
    ABÇO
    APARECIDA

    ResponderExcluir
  12. Anônimo16/1/16

    Parabéns pelas dicas. Me tira uma duvida. O ticket de 10 serve para viagens de ida e volta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola,
      cada ticket serve para você fazer uma viagem, mesmo que seja com várias baldeações (troca de linhas), até vc sair da estação. Lembre sempre deguardar o ticket que vc utilizou, até sair da estação, pois o controle pode pedir.
      Um abraço!

      Excluir