18 de fev. de 2019

Igrejas de Paris


Igreja de La Madeleine
Mais do que belas construções, as igrejas de Paris possuem um verdadeiro tesouro em seus interiores. São esculturas, obras, telas, pinturas, vitrais com muitas cores e brilho.

Apresentam um interesse arquitetônico representado por todos os estilos: romano, barroco, gótico, renascentista, clássico e neo-clássico. Verdadeiros templos de riqueza e poder.


Chapelle Notre Dame de la Médaille Miraculeuse 



140 Rue du Bac, 7eme - Metro Rue du Bac, Sèvres-Babylone


Um local de peregrinação. Nesta pequena capela na Rue du Bac, a Virgem apareceu em 1930 para uma noviça, Santa Catherine Labouré, e pediu para ela oferecer ao mundo uma medalha, que ficou conhecida como a Medalha Milagrosa.

Essas medalhas estão à venda na lojinha da capela. É uma boa lembrança para trazer para a família e para os amigos.






Église de St. Jacques - 252, Rue St. Jacques , 5eme


RER Luxemburg - A igreja Saint-Jacques-du-Haut-Pas recebeu o título de monumento histórico desde junho de 1957. 



Sua arquitetura é barroca do século XVII. Seus grandes órgãos são conhecidos internacionalmente como um dos mais bonitos instrumentos de Paris. 



VAI VIAJAR PARA A EUROPA?
SIMULE AQUI O SEU SEGURO OBRIGATORIO



Église Saint-Pierre de Montmartre
2, rue Mont Cenis 75018 Métro Abbesses, Anvers + Funiculaire



A igreja Saint-Pierre de Montmartre é a menos conhecido das igrejas de Montmartre, mas é a que é historicamente mais significativa. 

Fundada em 1133 por Luis VI e consagrada em 1147 pelo papa Eugène III, é uma das mais antiga de Paris e foi poupada durante a Revolução. De estilo gotico, comporta quatro colunas de mármore remanescentes de um templo gallo-romano edificado neste local. Tem um pequeno cemitério que só é aberto ao público no dia primeiro de novembro.


Catedral Notre-Dame de Paris - Place du Parvis Notre-Dame, Metrô Cité, St Michel



Coração da Ile de La Cité , coração de Paris, coração da França. Um dos grandes marcos da cidade e um dos monumentos mais admirados e visitados do mundo. Obra-prima gótica, com suas famosas gárgulas e a torre-agulha, foi erguida sobre um templo romano.



Palco de importantes eventos políticos e religiosos, e também cenário do amor de Abelardo e Heloísa....sua construção levou 170 anos. Ela resistiu às guerras e revoluções, foi saqueada e depois usada como depósito de vinho.


Seu interior é majestoso, a nave gótica mede 60 m de comprimento, 12m de largura e 43 m de altura! Suas rosáceas norte e sul, medem 13,1 m de diâmetro. A primeira pedra foi colocada em 1163 e foi finalmente concluída em 1330.


Para ver as relíquias de Cristo (a coroa de espinhos e um pequeno pedaço da Cruz), elas são apresentadas toda primeira sexta-feira do mês as 15 horas, na Sexta-Feira Santa das 10 as 17hs.  Esta exposição é feita pelos cavaleiros do Santo Sepulcro, que fazem um procissão dentro da igreja e depois ficam com ela diante do altar, aonde as pessoas fazem fila para tocar e beijar a coroa.  Ela está sem os espinhos, que foram distribuídos durante os anos, e fica dentro de um compartimento em cristal e ouro.

Diante da igreja, uma placa de bronze no centro do átrio (foto abaixo), simboliza o ponto de partida de todas as distâncias da França (point zéro). 



Notre Dame devastada por um grande incendio em 15 de abril de 2019



Sainte Chapelle - 4, Boulevard du Palais, 1er Metro Cité


É considerada uma das maiores obras-primas arquitetônicas do mundo, uma joia rara. Seus vitrais retratam mais de mil cenas religiosas em um caleidoscópio colorido.


Foi construída em 1248 por Luis IX para abrigar a suposta coroa de espinhos de Cristo e o que seria um fragmento da cruz. Depois da Revolução, essas relíquias foram transferidas para a Notre-Dame. 

Na capela do primeiro andar ficavam os servos e as pessoas comuns. A família real ficava na capela superior. Veja: Uma visita à Sainte Chapelle


Igreja da Madeleine Place de la Madeleine , 8eme


Uma das igrejas mais bonitas e conhecidas de Paris inaugurada em 1845, depois de 80 anos de construção. Sua arquitetura foi inspirada nos templos gregos. Atrás do altar principal fica uma linda escultura de Maria Madalena subindo ao céu. Visita inesquecível.


Basílica do Sacré-Coeur de Montmartre - 35 rue de Chevallier, 18eme, Metrô Abesses


Fica sobre a colina de Montmartre . Durante a guerra franco-prussiana em 1870, 2 empresários católicos fizeram um voto de que construiriam uma igreja dedicada ao Sagrado Coração de Cristo se a França escapasse do massacre. 

Antes existia no local uma grande Abadia beneditina que foi destruída durante a Revolução Francesa.Sua construção começou em 1876 e só terminou em 1914 por causa da qualidade do solo. Tem a sua linda cor branca devido à pedra "auto-limpante" .



O campanário abriga um enorme sino de 19 toneladas. Recebe dia e noite fiéis do mundo todo. Do seu terraço tem-se uma magnífica vista panorâmica de Paris.Tem um imenso mosaico de Cristo sobre o altar. Muito lindo! 



Igreja Saint-Germain-des-Prés - 3, Place St Germain de Prés, Metrô St. Germain de Prés




É a igreja mais antiga de Paris, data do século XI. É o ultimo vestígio da arquitetura romana da cidade. A primeira construção é do ano de 542, quando foi feita para abrigar relíquias sagradas. 

Na Revolução Francesa, foi incendiada e destruída quase totalmente e 318 padres foram cruelmente assassinados. A atual foi construída no século XI e depois restaurada no século XIX. Uma das 3 torres originais ainda existe.

Seu interior é uma mistura de estilos arquitetônicos(colunas de mármore do século VI, abóbadas góticas e arcos romanos) e o túmulos de René Descartes, dentre outros



Église St-Eustache - Place du Jour, 1er. Metro Les Halles, RER Châtelet les Halles


Uma das mais belas igrejas de Paris, levou 105 anos para ser construída, ficando pronta em 1637. De estilo gótico e decoração renascentista, seu interior é inspirado na Notre Dame. O cardeal Richileu e a marquesa de Pompadour (amante oficial de Luis XV), foram batizados lá. Também é aonde está enterrado Molière


Église Saint-Sulpice - Place St Sulpice, 6eme. Metrô St Sulpice, St Germain de Près, Odeon.


A construção da igreja Saint Sulpice começou em 1733 e foi concluída em 1776. Edifício histórico, de arquitetura neo-clássica, é a segunda igreja mais alta da cidade. 

Consagrada a São Sulpício, o "Piedoso", abriga em seu interior um sistema de determinação astronômica dos equinócios que ficou conhecido pela menção no filme "O Código da Vinci". Nela são celebrados regularmente concertos de órgão, utilizando-se o seu antigo instrumento, construído em 1862 e que tem 15.836 tubos.

A igreja está diante da praça de St Sulpice, construída na segunda metade do século XVIII; aonde se destaca a "Fontaine des Quatre Points Cardinaux"


Église Saint-Séverin - 1 rue des Pretres St Séverin , 5eme, Metrô St Michel, Cluny


Iniciada no século XIII, esta igreja maravilhosa em estilo gótico levou três séculos para ficar pronta. Tem o nome de um eremita que viveu no local e convenceu o neto do rei Clóvis a se tornar religioso. No seu jardim fica o ossário medieval da igreja


Igreja Saint-Julien-le-Pauvre - 1 rue St Julien le Pauvre , 5eme, Metrô St Michel


Junto com a igreja de St. German de Près é uma das mais antigas de Paris, do período de 1165 e 1220. Desde 1889 ela pertence a igreja ortodoxa grega, e tem concertos de música sacra.



Église Saint-Étienne-du-Mont - Place Ste Geneviève, 5eme, Metrô Cardinal Lemoine, Luxembourg

Seus vitrais são admiráveis. Abriga o santuário de Sainte Geneviève (padroeira de Paris) e os restos mortais de grande figuras literárias, entre elas Racine e Pascal. Inaugurada em 1624.





St Louis en Île



A construção dessa igreja começou em 1664 e foi concluída em 1726. 
No seu exterior, destaca-se o relógio de ferro do ano de 1741 e a torre-agulha de ferro. O interior é lindo, em estilo barroco, decorado com mármore e peças douradas.  19 bis, Rue St Louis en Île, 4eme, Ile St Louis, Metrô Pont-Marie.


Église St-Roch - 296 rue St-Honoré , 1er, Metrô Tuileries


Sua pedra inaugural foi lançada por Luís XIV em 1653 e só foi concluída em 1740. As paredes externas têm marcas do ataque de Napoleão em 1795, às tropas reais que defendiam os degraus da igreja. Seu acervo reúne muitos objetos de igrejas que não existem mais.


Église Saint Louis des Invalides - Hôtel des Invalides, 7eme, Metrô Varenne, Latour, Maubourg



A capela do Hôtel des Invalides é conhecida como a capela do soldado. Foi construída entre 1679 e 1708, e seu interior é decorado com bandeiras tomadas em batalhasÉ aonde está o túmulo de Napoleão.




St Gervais St Protais, 13, Rue des Barres, 4ème



Sua construção se iniciou em 1494 e durou 150 anos. É a igreja mais antiga da margem direita.







Viajar de Trem pela França

Mapa Aeroporto Charles de Gaulle e Seus Terminais
Mapa Aeroporto Orly e Seus Terminais
Viagem (Dicas)

Mapas Úteis de Paris 
Fotos Históricas de Paris
Curiosidades, Lendas e Mistérios de Paris
Um Passeio pela Paris Medieval
Bairro da Bastille
Um passeio pelo 13éme Arrondissement
Paris no Cinema
As Portas de Paris
Estações de Esqui na França
Os Hotéis mais Luxuosos da França

Um Passeio pela Paris Medieval  
Parques e Jardins de Paris
Paris Iluminada no Natal
Ano Novo Chines em Paris
Paris para Crianças
La Défense
Paris à Noite
Les Halles, Chatelet et Beaubourg
Jardin du Luxembourg
Opéra e Madeleine
Chaillot e Trocadero
Tuileries
Tour Eiffel e Invalides
Saint Germain des Prés
Passagens Cobertas de Paris
Reveillon em Paris
Paris para os Apaixonados
Museus de Paris
Restaurantes Românticos em Paris
Cemitérios de Paris
Bouquinistes, Brocantes, Mercados em Paris
Av. des Champs Elysées
Ile St Louis

Sugestões de Hotéis em Paris
Diferentes Tipos de Acomodações da França 

Quartier Latin
Montmartre
Montparnasse
Marais
Pontes de Paris
Ile de La Cité
As Margens do Sena
Canal St Martin

Giverny
Rueil Malmaison
Versailles

Vale do Loire
Vendanges
O Rio Loire
O Loire de Bicicleta

Saint Malo
Cancale
Mont Saint Michel

Lourdes
Saint Jean Pied de Port
Caminho de Santiago na França

Queijos
Vinhos

Músicas Francesas
Região Provence-Alpes-Cote-d'Azur

Strasbourg

Saudações
Pedindo Informações
Ao Telefone
Fazendo Compras
No Médico
Mais Frases Úteis
Tempo, Hora e Data
Amor e Paquera
No Trabalho
Datas Especiais, Mensagens de Aniversário e Natal
Viagem
Correspondência
Ditados Populares e Expressões em Francês
Conversando e Expressões em Francês
Expressões de Futebol





3 comentários:

  1. MEU NOME E FERNANDO, EM AGOSTO VOU A PARIS E O SEU BLOG ME DEU VARIAS DICAS.
    ADOREI PARABÉNS E MUITO OBRIGADO.
    GRANDE ABRAÇO
    JAFERNANDOSFS@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. MEU NOME E FERNANDO, NO MÊS DE AGOSTO VOU A PARIS E SEU BLOG ME DEU VARIAS DICAS, MUITO BOM ADOREI.
    Abraços......

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Fernando!
    Volte sempre e Bon Voyage!
    um abraço

    ResponderExcluir