6 de abr. de 2011

Nuit Blanche em Paris


Em Outubro, Nuit Blanche em Paris



A "Nuit Blanche" (noite em claro) foi criada pela prefeitura de Paris em 2002, e se tornou um dos mais badalados eventos anuais de arte e cultura da cidade, atraindo milhares de visitantes.


É uma noite mágica e inesquecível que acontece na primeira semana de outubro, quando vários monumentos, pontos turísticos, galerias de arte, ficam abertos a noite toda, com iluminação elaborada, criada por vários artistas.

É uma manifestação cultural aberta à todos e gratuita! Em 2014 será no dia 4 de outubro.

Esse ano (2014) o artista responsável pelo evento é José Manuel Gonçalvez, diretor do Centquatre.  

Ele informa que nessa edição, o público irá se transformar em profissional de randonnée (caminhada). Ele aconselha calçar sapatos de marcha para participar de uma Grande Randonnée Artistique. Os artistas apresentarão duas obras na margem esquerda, para todos os gostos: nova tecnologia, esculturas, performance de música e dança, projeções de vídeos, museu de street art ao ar livre.

O metrô funciona até as 2hs da manhã. Algumas linhas funcionam das 2 às 5hs e, somente nesse horário, é gratuito.





2005, homenagem ao Brasil





São centenas de eventos espalhados pela cidade. Várias festas nas ruas, concertos, os bares ficam abertos, e tudo grátis!
      

O evento de 2012 propôs um percurso extraordinário ao longo do Sena, até dentro da cidade: um convite para explorar arquiteturas contemporâneas através da abertura de Belvederes, postos de observação da cidade, normalmente inacessíveis ao público, revelando uma nova visão de Paris.















Hotel de Ville em 2012


Informação sobre a Programação
PARVIS DE L’HÔTEL DE VILLE
Metro Hôtel de Ville (linhass 1, 7 ou 11)
Aberto sábado das 16 h à 6 h

Devido ao grande sucesso da primeira "Nuit Blanche" em 2002, o conceito inspirou várias cidades do mundo, que seguiram o medelo parisiense: Madri, Miami, Tókio, Montreal, Bucareste....



Em 2006, foi criada a "Nuit Blanche Europe", aonde há uma troca de artistas, e de projetos. Cada cidade acolhe um artista ou uma companhia proveniente das outras cidades.  Neste mesmo ano, Paris recebeu uma companhia de dança italiana que se apresentou na Ponte St Louis.

As cidades européias que fazem parte da "Nuit Blanche Europe" são: Paris, Roma, Bruxelas, Madri, Bucareste, Riga (na Letônia)e La Vallette(República de Malta).

Place de la Concorde



Site web: http://nuitblanche.paris.fr/

Programação: http://quefaire.paris.fr/nuitblanche









Veja também:








Giverny

















Nenhum comentário:

Postar um comentário