9 de out. de 2011

Grandes Pintores Franceses


Monet
Impression Soleil Levant, Monet

O mais célebre dos impressionistas. Nascido em Paris em 1840, o jóvem Monet se mudou para Havre, na Normandia, com sua família e lá estudou desenho. Em 1856 conheceu Eugene Boudin, que lhe ensinou técnicas de pintura ao ar livre. 

Aos 18 anos, começou a pintar e, em 1859, voltou a Paris aonde estudou com paixão as obras de Delacroix. Foi em Paris que ele conheceu a sua primeira esposa, Camille, a quem retratou muitas vezes. 

Trabalhou no ateliê de Gleyre, ficou amigo de Renoir, Sisley, Bazille com os quais formou um grupo independente e foi pintar em Chailly-en-Bière, perto de Fontainebleau. Juntos, decidiram montar uma exposição de obras recusadas pelo Salão oficial. Sua tela, "Impression soleil levant" de 1872, inspirou o termo "impressionismo".


Em 1883 se mudou para Giverny, aonde pintou a série Nenúfares. A série La Cathédrale de Rouen, 1892-1904 lhe permitiu estudar as variações da forma diante das modificações da luminosidade. Morreu em Giverny em 1926. Ver: Giverny


Renoir


Bal du Moulin de la Galette, 1876
Pierre Auguste Renoir nasceu em Limoges, em 25 de fevereiro de 1841. Em Paris, aos quatorze anos, trabalhou como pintor em porcelana e depois, gravador em medalhas. 

Em 1862, ele estudou com Gleyre, e conheceu Monet, Sisley e Pissarro. Com eles e com outros pintores como Degas e Cézanne, frequentou o café Guerbois e juntos organizaram a primeira e histórica exposição impressionista. 

Renoir, talvez pela suavidade dos seus quadros, foi um dos primeiros a ser aceito pelo público. Seu período impressionista vai de 1870 a 8883.

Pouco a pouco, se afastou dos impressionistas, sobretudo depois de uma viagem a Itália (1881) durante a qual ficou impressionado por Raphaël e pelos afrescos de Pompéia. De volta a França, utilizou cores mais ácidas (Les Grandes Baigneuses, 1884-1887). De 1883 a 1887, foi o seu período "seco"

Com reumatismo muscular, ele continua a pintar com o pincel amarrado na mão. Apesar da limitação fícica, trabalhou até seu último dia de vida, em 3 de dezembro de 1919.


VAI VIAJAR PARA A EUROPA?
SIMULE AQUI O SEU SEGURO OBRIGATORIO


Degas


La famille Bellelli
Pintor e escultor. Degas nasceu em Paris em 19 de julho de 1834. Depois de estudar Direito algum tempo,se dedicou a pintura e se inscreveu na Escola de Belas Artes. De 1854 à 1858, viajava sempre para a Itália aonde copiava pintores do século XV. Em 1860 já pintava excelentes retratos.

Por volta de 1868, Degas frequentou o café Guerbois aonde conheceu Manet, Renoir et Monet.

En 1874, Degas expõe com os impressionistas, se bem que não dividia com eles o gosto pela pintura ao ar livre. Embora suas pinturas aparentem ser espontâneas, elas eram produções cuidadosamente planejadas, construídas a partir de muitos croquis e estudos.

Com um estilo cada vez mais livre, procurando novas perspectivas, encontrou uma variedade de efeitos de cores e texturas, e seus trabalhos feitos com pastel são tão reconhecidos quanto suas pinturas a óleo. Passou os últimos anos da sua vida em um isolamento quase completo. Morreu em Paris em 27 setembro de 1917. Muitos de seus trabalhos estão expostos no Museu d'Orsay em Paris


Cezanne


Maison du Pendu
Nasceu em Aix-en-Provence em 1839, e frequentou o collège Bourbon com Zola que foi seu amigo por mais de 30 anos.

Em 1861 candidatou-se à Escola de Belas Artes, foi recusado e voltou para sua cidade. Retornou a Paris, e se matriculou no Ateliê Libre Suisse, onde conheceu Pissarro, Monet, Sisley e Renoir.

Participou da primeira exposição dos impressionistas em 1874, e da de 1877, com sucesso. Ele trabalhou 2 anos com Pisarro em (1872-1873) e assimilou o método impressionista (Maison du pendu à Anvers).

Mais em 1877, ele se separou do movimento. Foi o elo de ligação entre os impressionistas e os cubistas, é considerado o "pai da pintura moderna" e precursor do cubismo. Na sua cidade, Aix-en-Provence, os locais mais importantes da sua vida têm um "C" em alto relevo, marcado na calçada. Conheceu a glória póstuma, morreu em Aix em outubro de 1906.


Delacroix


La Liberté guidant le peuple
Nasceu em Saint-Maurice, perto de Paris, em 1798, mas passou parte de sua infância em Marseille. Com a morte do pai, sua família se mudou para Paris e em 1816 o jovem Eugène entrou no atelie de Guérin. 

Ele copiava os mestres clássicos no Louvre, e conheceu Géricault, que admirava profundamente.

A influência do seu amigo se sente em "Dante et Virgile aux enfers" (1822); Continuou a expor até 1859. Delacroix se tornou o principal representante da tendência romântica.

No Salão de 1827, "La Mort de Sardanapale", foi mal recebida pela crítica e pelos defensores do classicismo.

Em 1832, Delacroix de voltou da Africa do Norte e da Espanha, e recebeu importantes encomendas oficiais para a decoração de edifícios públicos, como as Galeries d'Apollon no Louvre e a Chapelle des Saints-Anges, na Saint-Sulpice. Morreu em 1863.


Gauguin


Duas Mulheres na Praia
Nasceu em Paris em 1848, Aos 17 anos, entrou para a Marinha , onde permaneceu por cinco anos. 

Aos 23 anos, esteve no Brasil, passando um mês no Rio de Janeiro. Foi em uma exposição impressionista, em 1874, que confirmou o seu desejo de ser pintor. Logo seus quadros começaram a ser aceitos em exposições.

Em 1882, deixou o emprego, abandonou a mulher e os filhos para se dedicar exclusivamente a sua arte. Entre 1885 e 1886 encontrou Degas, Charles Laval, Emile Bernard e Van Gogh. Com Laval viajou para a Martinica. Após um breve período com Vincent Van Gogh em Arles (1888), Gauguin abandonou cada vez mais a arte imitativa para a expressão com a cor.

Em 1891, foi para o Taiti, aonde pintou as paisagens primitivas e luminosas da região, as mulheres e a exuberância tropical. "Duas Mulheres na Praia" foi uma de suas primeiras obras no Taiti.

Dois anos mais tarde, retornou a Paris na esperança de suas telas fazerem sucesso. Frustrado, voltou ao Taiti em 1895. Esses anos foram terríveis para ele, quando viveu a solidão e a doença. Hospitalizado com freqüência , tentou em vão o suicídio em 1898. Em 1901, mudou-se para as Ilhas Marquesas, morrendo em maio de 1903.


Matisse


La Desserte, Harmonie Rouge
Considerado (juntamente com Picasso) como um dos mais ilustres pintores do século XX, nasceu em Cateau, em 1869. Foi também desenhista, gravurista e escultor.

Em Paris, trabalhou com Gustave Moreau. Em 1905, com Derain, Vlaminck e Marquet, entre outros, ele expõe no Salon des Indépendants. Muitas obras-primas marcaram esses anos: La Joie de vivre (1905-1906), La nature morte au tapis rouge (1906) ou La Desserte, Harmonie rouge (1908).

Realizou mais de 60 esculturas, a mais conhecida é le Nu de Dos (1910-1930). Matisse morreu em Nice em 1954.


Manet


Déjeuner sur l'Herbe
Nasceu em Paris em 1832. Durante seus estudos, manifestou interesse pela pintura: frequentou exposições e museus, fez numerosas viagens para estudar a arte antiga, sobretudo a Veneza.

Em Paris, fez muitos amigos entre os escritores e os intelectuais. Em 1863, Manet expôs no "salon des Refusés" (salão dos recusados) o "Déjeuner sur l'herbe" que foi um escândalo na época.

Em 1867, como Courbet, Manet foi excluído da exposição universal e expôs uma centena de telas em um pavilhão à parte.

Ele se voltou para a pintura ao ar livre, trabalhou em Argenteuil com Monet (1874). Ainda criticado, pintou vários retratos (Mallarmé, 1876), naturezas mortas e série de bares (Bar aux Folies-Bergère, 1881). Doente, cada vez mais paralisado a partir de 1879, morreu em Paris em 1883.


Courbet


Les Amants Heureux
Representante mais importante do realismo francês, Gustave Courbet nasceu em Ornans em 10 de junho de 1819. Em Paris em 1841, estudou pintura em diversos ateliês, mas preferia copiar os mestres do Louvre e paisagens da floresta de Fontainebleau.


Depois da Revolução de 1848, rejeitou o sentimentalismo dos românticos, e é defensor do realismo, que quer mostrar a realidade social (Les Casseurs de pierres, 1849 ; L'Enterrement à Ormans, 1850).


Socialista convicto, foi nomeado presidente da comissão de Belas Artes. Arruinado, se exilou na Suiça, aonde morreu em 1877.








Veja também:

Giverny
A França Imortalizada na Pintura
Fotos Históricas de Paris
Curiosidades, Lendas e Mistérios de Paris
Um Passeio pela Paris Medieval
Paris Antes e Depois 

Viajar de Trem pela França

Gares de Paris, RER, Transportes
Mapa Aeroporto Charles de Gaulle e Seus Terminais
Mapa Aeroporto Orly e Seus Terminais


Doce França e Paris - Dicas de Viagem
Regiões e Departamentos da França
Região Provence-Alpes-Cote-d'Azur
Paris no Cinema
Amores Célebres na França
As Portas de Paris


Paris para os Apaixonados
Paris para Crianças
Sugestões de Hotéis em Paris

Versailles
As Margens do Sena
Canal St Martin
Paris à Noite

Parques e Jardins de Paris
Paris Iluminada no Natal

La Défense
Passagens Cobertas de Paris
Um Passeio pelo 5eme
Bairro da Bastille
Um passeio pelo 13éme Arrondissement
Les Halles, Chatelet et Beaubourg
Jardin du Luxembourg
Opéra e Madeleine
Chaillot e Trocadero
Tuileries
Tour Eiffel e Invalides
Saint Germain des Prés
Museus de Paris

Cemitérios de Paris
Bouquinistes, Brocantes, Mercados em Paris
Av. des Champs Elysées
Ile St Louis

Quartier Latin
Montmartre
Montparnasse
Marais
Igrejas de Paris
Pontes de Paris
Ile de La Cité

Vale do Loire
Tours
Plages de Debarquement
Saint Malo
Cancale

Mont Saint Michel

Lourdes
Saint Jean Pied de Port
Caminho de Santiago na França

Região Alsace

Strasbourg

La Rochelle

Culinária Francesa
As Patisseries de Paris
Os Pães e as Boulangeries
Queijos
Vinhos

Músicas Francesas

Saudações
Pedindo Informações
Ao Telefone
Fazendo Compras
No Médico
Mais Frases Úteis
Tempo, Hora e Data
Amor e Paquera
No Trabalho
Datas Especiais, Mensagens de Aniversário e Natal
Viagem
Correspondência
Ditados Populares e Expressões em Francês
Conversando e Expressões em Francês

Expressões de Futebol

Festas Populares na França
Páscoa na França
Orient Express
Estações de Esqui na França

Os Hotéis mais Luxuosos da França
Le Tour de France
Mercados de Natal na França





Nenhum comentário:

Postar um comentário