15 de fev. de 2012

Paris, a Melhor Cidade para os Estudantes



Paris é a cidade aonde "faz bem estudar", segundo a sociedade britânica QS. Está na frente de Londres, Boston e Melbourne.






Ao lado, a classificação das 15 melhores cidades para os estudantes aonde Paris e suas grandes universidades estão em primeiro lugar.


O site britanico QS Top Universities, publica todos os anos mais de 25 classificações diferentes sobre o ensino superior no mundo. Essa lista de melhores cidades para estudantes é a primeira.


Foram levados em conta 12 critérios de análise que consistem na qualidade e a fama internacional das universidades, a diversidade entre os estudantes (franceses e estrangeiros), a atração dos diplomados junto aos empregadores franceses e internacionais, e o nível das despesas das inscrições.


Paris e suas 16 universidades chega em primeiro com um total de 421 pontos sobre 500, na frente de Londres (405 pontos, com 12 universidades) e Boston 399 pontos (com 7 universidades).  


A capital francesa chega também na frente de Londres nos critérios da qualidade de vida (91 pontos), Singapura chega aos 100.

Sobre o ranking geral dos seus estabelecimentos de ensino superior, Paris tem 95 pontos (suplantado por Londres que tem 100 pontos e Boston que tem 98 pontos, que orgulha-se de abrigar a famosa Harvard e Massachussets Institute of Technology).






Cidade Universitária de Paris



A Cité internationale universitaire de Paris (CIUP) é uma fundação privada situada no 14ème arrondissement de Paris, entre a Porte de Gentilly e a Porte d'Orléans.  Em frente ao Parc Montsouris. 

É um lugar único no mundo dedicado ao acolhimento e aos encontros de estudantes, de pesquisadores, de artistas e atletas de elevado nível que representam mais de 140 nacionalidades. Uma fundação privada reconhecida de utilidade pública, propriedade das universidades parisienses.

Não é  um estabelecimento de ensino superior. Os residentes da Cidade internacional frequentam estabelecimentos de ensino superior e de pesquisa.

A primeira casa foi inaugurada em 1925.  Hoje acolhe 10.000 estudantes, pesquisadores e atletas nas suas 40 casas. Cada país tem a sua "maison", com uma arquitetura diferente.

Fiel ao projeto dos seus fundadores, a Maison internationale abriga também restaurante, biblioteca,sala de esportes e piscina.




Casa do Brasil na Cidade Universitária de Paris


Uma construção chamada "Le Corbusier". A Casa do Brasil, cuja construção foi financiada pelo Instituto brasileiro de estudos pedagógicos, foi inaugurada em 24 de Junho de 1959.

No início, a sua concepção tinha sido confiada ao grande arquiteto brasileiro Lucio COSTA. Este último recorreu ao seu amigo Le Corbusier, já autor da Fundação Suíça, para ajudá-lo a desenvolver o projeto.





Veja também:

Comunidade Brasileira na França:




Nenhum comentário:

Postar um comentário