25 de out. de 2011

Região Midi-Pyrénées


A partir de 2016, a França tem uma nova divisão, com 13 regiões (+ 5 ultramarinas). Até 2015 eram 22 regiões. 

Agora a Região Midi-Pyrénée é: Languedoc-Roussillon Midi-Pyrénée. Essa postagem fala somente sobre a Midi-Pyrénée.






A Região Midi-Pyrénées é uma região montanhosa, com magníficas paisagens, alternada por picos, lagos e florestas de pinheiros. 
 
Toulouse e o Rio Garonne

No sudoeste da França, agrupa oito departamentos: Ariège, Aveyron, Haute-Garonne, Gers, Lot, Hautes-Pyrénées, Tarn e Tarn-et-Garonne. Sua maior cidade é Toulouse. Seu limite sul faz fronteira com a Espanha e com Andorra.  

O Garonne é o rio principal, com seus cinco afluentes: Gers, Ariège, Lot, Save e Tarn. Existem dois maciços montanhosos importantes em Midi-Pyrénées: os Pyrénées ao sul e o Maciço Central no nordeste da região.

De Avião: Aeroporto de Toulouse-Blagnac, Aeroporto Tarbes-Lourdes, Aeroporto Rodez-Marcillac e Aeroporto Castres-Mazamet.


De trem: O TER (Train Express Régional) faz a ligação de várias cidades da região. O TGV de Paris a Toulouse, leva 05:30 horas de viagem.




Toulouse


A "ville rose" (cidade rosa), encanta tanto pelos seus monumentos e museus quanto pelo ambiente descontraído, característico das cidades do sul da França.  Seus tijolos rosas aquecem docemente ao sol. 


Cidade universitária por excelência.  Sua primeira universidade data do século XIII. 


Cidade berço do Airbus,  Toulouse conserva um rico patrimônio arquitetural. Na Place du Capitole, fazemos bela descobertas: a esplêndida Basilique Saint-Sernin e o antigo Colégio Saint-Raymond, a imponente igreja des Jacobins, um aglomerado de belos palacetes.

O Aeroporto de Toulouse Blagnac - Situado a 20 minutos do centro da cidade, faz ligações nacionais e internacionais, vôos diários para Paris CDG e Orly. O vôo de Paris para Toulouse tem a duração de 1 hora. O taxi para o centro custa em torno de 25 euros, e o serviço de navettes, 4 euros ida e 6 euros ida e volta.

A Gare de Toulouse Matabiau fica no centro da cidade. Paris-Toulouse: 5:30 de viagem (veja preços e horários no anúncio no topo do Blog)

Do religioso Museu des Augustins à borbulhante Cité de l'Espace (Cidade do Espaço), tem um programa para cada gosto. A gastronomia de Toulouse, é caracterizada pelos confits de canard, foies gras e cassoulets.


Lourdes




Situada aos pés dos Pyrénées, sobre o rio Gave de Pau, Lourdes é a segunda cidade de pelegrinagem no mundo, depois de Roma. No centro da cidade existem inúmeros hotéis e lojinhas de lembranças. A cidade também rende homenagens a Bernadette Soubirous através de um percurso e um museu sobre a sua vida. Ver:Lourdes  








Bagnères-de-Luchon




No departamento de Haute-Garonne, a alguns quilômetros da Espanha, os turistas aproveitam as águas sulfurosas de Bagnères-de-Luchon. Mas, além das suas famosas termas, é também estação de esqui muito apreciada.










Cahors


Cidade medieval, Cahors é uma espécie de presqu'île cercada de colinas. Ela é também capital do departamento de Lot, e tem mais de 20.000 habitantes. Conhecida pelos seus vinhedos, fica a 115 km ao norte de Toulouse. No seu centro, descubra algumas das mais bonitas ruelas antigas. Contemple também magníficos monumentos, como a  Pont Valentré, e a Cathedrale Saint-Étienne.











Moissac





No departamento de Tarn-et-Garonne, faz parte da Via Podiensis do Caminho de Saint Jacques de Compostella. No início de setembro acontece a Fête des Fruits (festa das frutas), e no final de semana de Pentecotes, a Fête Foraine, nas margens do Rio Tarn.












Figeac



Sua história começa no século IX, quando, segundo a lenda, no ano 753, Pépin I de Aquitaine, vendo um vôo de pombas em forma de cruz, decidiu fundar lá um monastério . Outra lenda diz que, em 755, o Papa Étienne II, que veio abençoar a igreja, viu Jesus, escoltado por anjos, que veio para consagrar o monastério. A cidade, que fica no departamento de Lot, faz parte de vários caminhos de Santiago de Compostela.









Rocamadour


A cidade sagrada de Rocamadour faz parte das visitas imperdíveis do departamento do Lot. Simples visitante ou peregrino, ficará maravilhado pela arquitetura desta pequena cidade.

A cidade é "cortada" em três andares: O primeiro é a sua rua principal ladeada por casas e restaurantes. O segundo é a cidade religiosa que agrupa sete capelas e uma Basílica. No alto, encontramos vestígios de um forte do século XIV. Das suas muralhas pode-se admirar a paisagem do vale e o canyon de Alzou. Deve-se dedicar um dia inteiro para sua visita.









Saint-Cirq-Lapopie

Pequenino vilarejo no departamento de Lot que se tornou uma cidade de artesãos. Hoje é o paraíso de alguns artistas que a elegeram como domicílio. As ruelas abrigam casas antigas de fachada de pedra ou madeira, e telhados bem inclinados. Bonitas butiques e galerias de arte. Sua igreja do início do século XVI, foi construída no local de uma capela romana. 









Albi


Se Toulouse é a "ville rose", Albi merece o apelido de "ville Rouge" (cidade vermelha). Do rosa pálido ao ocre vivo,todas as nuances do vermelho são vistas em Albi. Nas casas, nas pontes, nos monumentos....

Os monumentos mais importantes são a cathédrale Sainte-Cécile, o Palais de la Berbie, as casas antigas do Vieil Alby a Pont-Vieux sobre o Rio Tarn. Dois nativos famosos: o pintor Henri de Toulouse-Lautrec e o navegador Lapérouse. Cada um tem um museu com o seu nome. O Museu Toulouse-Lautrec fica no palais de la Berbie, ao lado da catedral.






Cordes-sur-Ciel

Cidade dos artistas. Pequena cidade medieval do departamento de Tarn, fica "pendurada" na montanha, com suas casas góticas em tons de rosa e fortificações da Idade Média. 

Visita-se à pé, caminhando pelas suas ruelas. Na Rue Raymond-VII, rua principal da cidade alta,  pode-se admirar lindas construções como a Maison du Grand Fauconnier.








Montauban

O coração da cidade é a Place Nationale do século XVII. Cercada de casas de tijolo rosa e terraços de cafés. Sob as arcadas, butiques e brasseries ocupam o local aonde antigamente havia comércio de tecidos, sapatos... 

Monumentos: Igreja Saint-Jacques, cuja torre ainda tem vestígios de 1621, e a Catedral Notre-Dame de l'Assomption.








Conques





Antiga etapa do caminho de Saint-Jacques-de-Compostelle, Conques continua a atrair turistas e peregrinos. 

A Abadia Sainte-Foy, muito apreciada dos fiéis, é considerada como elemento importante do patrimônio romano conservado na França. 

Situado no coração do departamento de Aveyron, esse pequeno vilarejo se encontra logo acima das Gorges de l'Ouche, com uma natureza selvagem preservada.






Cauterets


Um pequeno paraíso no departamento dos Hauts-Pyrénées, no meio de montanhas cobertas de neve. Estação termal sempre muito apreciada por rainhas, nobres. É também uma estação de esportes de inverno. 

A igreja Notre-Dame de Cauterets foi construída de 1827 a 1834, as Thermes de Cesar são de 1844, e a Gare Ferroviaire de Cauterets foi inaugurada em 1901.






Região Midi-Pyrénées




Gastronomia


Foie gras




Cassoulet, foie gras, confit de canard, pato à l'albigeoise, asperges (aspargos) de Tarn, "Tripoux de Naucelles" (vinho branco, fiambre e alho), a charcutaria de Entraygues e o "aligot". 

Queijos, "Laguiole" e Roquefort. Vinhos de Cahors e de Bergerac (já famosos na época romana), com Denominação de Origem de grande qualidade.















Veja Também: 








3 comentários:

  1. Anônimo21/11/11

    Amiga, vc me fez relembrar meu caminho pela via Podiensis, em 2009.

    Conques, Moissac, Figiac .... Nossa que coisa linda.
    A história da santa Foy de Conques é bem interessante.

    Obrigada por compartilhar tantas informações interessantes.

    Bjos
    Jurema

    ResponderExcluir
  2. Ola, eu e meu marido vamos no proximo dia 7 de outubro a Paris e ficaremos no Kyriad Hotel Paris Bercy Village. Endereço: 19, Rue Baron Le Roy, 12º arrondissement,75012, como chegar até o hotel de metro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      No Aéroport Charles de Gaulle 2, pegue o RER B, direção Bourg-la-Reine, Robinson, St-Rémy-lès-Chevreuse , até a estação Châtelet (12 estações)
      Na estação Châtelet, pegue o metrô linha 14, direção Olympiades, até a estação Cour Saint-émilion (3 estações), que é próxima ao seu hotel.
      Qualquer duvida, pode me escrever: annafrj55@gmail.com
      Um abraço

      Excluir