3 de dez. de 2011

Região Île de France

Paris


Região Île de France
Diversas vias navegáveis, muitos parques e jardins (mais de 400), aldeias medievais (aonde temos impressão de que o tempo parou), a Ile-de-France é uma Região com um rico patrimônio: Paris, Versailles, Fontainebleau e Provins são alguns exemplos disso. 


A Região Île de France é a que tem o maior número de habitantes na França. É composta por 8 departamentos, cada um com sua beleza e suas atrações: Paris(75), Seine-et-Marne(77), Yvelines(78), Essonne(91), Hauts-de-Seine(92), Seine-Saint-Denis(93), Val de Marne(94) e Val d'Oise(95).



A Região fica inteiramente compreendida dentro da bacia do Rio Sena. Todos os cursos de água são afluentes ou sub-afluentes do rio. Possúi 700 km de vias navegáveis.




Paris 



Ver:Doce França e Paris - Dicas de Viagem  


Paris tem 6 grandes gares ferroviárias (ver: Gares de Paris, RER, Transportes) que também servem aos banlieues (subúrbios) e  são pontos de partida para outras regiões da França e para o exterior. 

Paris e seus banlieues próximos, são acessíveis pelo metrô. Além dos limites da cidade, a Região é servida pelos trens RER e Transilien. Conta também com uma grande rede de ônibus e algumas linhas de tramways.

Aeroportos da Île de France:
Roissy Charles de Gaulle, Orly, Le Bourget e Beauvais.





Seine-et-Marne (77)


Departamento criado na época da Revolução Francesa, em março de 1790. Sua superfície é de 49% de toda a Região. Suas principais atrações são: O Chateau e a floresta de Fontainebleau, a Catedral de Meaux, o Vilarejo de Barbizon (retiro de artistas), Disneyland Paris (ver:Paris para Crianças), a cidade medieval de Provins, o sítio arqueológico de Châteaubleau, o Chateau de Champs-sur-Marne, a cidade medieval Moret-sur-Loing e Vallée le Village (outlet de grandes marcas- ver:Fazendo Compras ).


Maiores cidades: Chelles, Meaux, Melun, Pontault-Combault, Savigny-le-Temple, Champs-sur-Marne, Villeparisis, Torcy, Roissy-en-Brie, Combs-la-Ville, Le Mée-sur-Seine, Dammarie-les-Lys, Lagny-sur-Marne, Ozoir-la-Ferrière, Bussy-Saint-Georges, Mitry-Mory, Moissy-Cramayel, Montereau-Fault-Yonne.



Hauts de Seine (92)


É nesse departamento que estão situados La Defense, Bois de Boulogne (ver Parques e Jardins de Paris), Neuilly-sur-Seine (área chic e cara, aonde moram políticos e famosos), Rueil Malmaison, Museu Nacional de porcelana de Sevres (criado em 1824).


Maiores cidades: Boulogne-Billancourt, Nanterre, Courbevoie, Colombes, Asnières-sur-Seine, Rueil-Malmaison, Levallois-Perret, Issy-les-Moulineaux, Antony, Neuilly-sur-Seine, Clichy, Clamart, Montrouge, Meudon, Suresnes, Puteaux, Gennevilliers, Bagneux. 









Yvelines (78)


A maior atração desse departamento é a cidade de Versailles, por causa do seu famoso castelo, que é uma das maiores atrações turísticas da França. Outras atrações são o Parque Zoológico de Thoiry, França em Miniatura (em Élancourt).


Maiores cidades: Versailles, Sartrouville, Mantes-la-Jolie, Saint-Germain-en-Laye, Poissy, Montigny-le-Bretonneux, Conflans-Sainte-Honorine, Les Mureaux, Houilles, Plaisir, Chatou, Le Chesnay, Trappes, Guyancourt, Élancourt, Rambouillet, Maisons-Laffitte, La Celle-Saint-Cloud.




Val d'Oise (95)




É aonde se encontra o Aeroporto Roissy Charles de Gaulle

O departamento possui dois parques naturais: o Parque Natural Regional du Vexin français e o Parque Natural Regional Oise-Pays de France. Museu Pisarro e os campos de trigo, que serviram de inspiração para Van Gogh.

Maiores cidades:Argenteuil, Sarcelles, Cergy, Garges-lès-Gonesse, Franconville, Goussainville, Pontoise, Bezons, Ermont, Villiers-le-Bel, Gonesse, Taverny, Herblay, Sannois, Eaubonne, Saint-Ouen-l'Aumône, Cormeilles-en-Parisis, Deuil-la-Barre.  




Val-de-Marne (94)



Châteaux, museus, galerias de arte....Châteaux de Vincennes e de Grosbois, Fort de Sucy, Musée de la Résistance Nationale, Musée de la Photographie Robert Doisneau, Exploradôme (um museu interativo de descobertas científicas, de multimídia e do desenvolvimento durável, voltado para crianças e adolescentes).

Maiores cidades: Créteil, Vitry-sur-Seine, Saint-Maur-des-Fossés, Champigny-sur-Marne, Ivry-sur-Seine, Maisons-Alfort, Fontenay-sous-Bois, Villejuif, Vincennes, Alfortville, Choisy-le-Roi, Le Perreux-sur-Marne, Nogent-sur-Marne, Villeneuve-Saint-Georges, L'Haÿ-les-Roses, Thiais, Charenton-le-Pont, Villiers-sur-Marne.  




Essonne (91)

Departamento ao sul de Paris, aonde fica o Aeroporto de Orly (ele fica entre Essonne e Val-du-Marne). 


Seus 3 arrondissements são: Étampes, Évry, Palaiseau.  
Em Milly la Forêt, Evry, está a famosa escultura le Cyclop. É também a capital das ervas aromáticas e medicinais.


Maiores cidades:Évry, Corbeil-Essonnes, Massy, Savigny-sur-Orge, Sainte-Geneviève-des-Bois, Viry-Châtillon, Athis-Mons, Palaiseau, Yerres, Draveil, Ris-Orangis, Grigny, Vigneux-sur-Seine, Brunoy, Les Ulis, Montgeron, Brétigny-sur-Orge, Étampes 




Seine St-Denis (93)



É aqui que fica o Stade de France, construído para a Copa do Mundo de 1998. O departamento tem muitos parques, chateaux, e é atravessado por 5 vias fluviais: o canal de l'Ourcq, o canal Saint-Denis, o canal de Chelles, o Rio Sena e o Marne.

Museu de do Ar e do Espaço Le Bourget, é o museu aeronáutico mais importante da França. Fica no Aeroporto Le Bourget.


Maiores cidades: Montreuil, Saint-Denis, Aulnay sous Bois,  Aubervilliers, Drancy, Noisy-le-Grand, Pantin, Sevran, Le Blanc-Mesnil, Bondy, Épinay-sur-Seine, Bobigny, Saint-Ouen.




Veja também:














2 comentários:

  1. Anônimo3/8/13

    Gostaria que me ajudasse pois quero encontrar lojas veterinárias em MELUN, quero importar um medicamento veterinario e so conseguir uma amiga de uma amiga que mora lá em MELUN. Meu email é euvaldo14@hotmail.com
    Se puder me ajudar fico grato.

    ResponderExcluir
  2. Olá, enviei os endereços para o seu email.
    Um abraço!

    ResponderExcluir